Comemorações do Dia Mundial do Solo

#GrowSoilHealth: Investigação-Ação Participativa para Regeneração do Solo

FCUL, Lisboa
Comemorações do Dia Mundial do Solo

Ciências ULisboa, membro ativo da comunidade do projeto GROW, vai comemorar o Dia Mundial do Solo no dia 5 de dezembro, das 10h às 23h, e vai aumentar a conscientização e ação para Melhorar a Saúde do Solo (#GrowSoilHealth). O evento é voltado principalmente para crianças e jovens com atividades lúdicas e práticas, incluindo pequenas apresentações sobre o solo, sua função e os efeitos da poluição; amostragem do solo e sua manipulação com as mãos; atividades práticas relacionadas com a compostagem e vermicompostagem, preparação do solo para o cultivo de plantas, hortícolas e árvores, e potencial para o plantio de alguns seres vivos na comunidade de docentes-hortas.

A celebração artística e convívio são dois pilares fundamentais de um processo regenerativo da comunidade assim como da saúde ecológica e ambiental. Por isso, o evento conta com artistas reconhecidos pela sua dedicação à Sustentabilidade.

Este evento faz parte do Observatório GROW, um projeto científico de cidadãos em toda a Europa, envolvendo milhares de produtores, cientistas e outros apaixonados pelo solo e pela terra. Descobrimos juntos, usando ferramentas simples para melhor manejar o solo e cultivar alimentos, assim como apoiando a calibração de monitorização ambiental via satélite, no âmbito do projeto GROW, enquanto membros ativos da ciência cidadã.

Objetivos

  • Aumentar a consciência sobre a importância do solo: estrutura e função;
  • Aumentar a consciência sobre a poluição dos solos e que a solução está em nós;
  • Disseminar o trabalho e infraestruturas no cE3c;
  • Disseminar o projeto GROW.

Atividades e Agenda

  • Manhã 10h-12h30
    • Apresentação do GROW e colocação dos sensores;
    • Aplicações GROW - Arte , “GROW Observatory App”  &  GROW Facebook Page Group “Share My Planting Calendars”;
    • Visita ao PermaLab com o tema “Regeneração de Solos”.
  • Almoço
  • Tarde
    • 14h-15h | Infoshot sobre: “Poluição dos solos: agrotóxicos e biofertilizantes?” Prof.ª Cristina Cruz e Prof. Marcos Pedslowski;
    • 15h-16h | Webinar em direto: “Citizen Science: From Data to Action”;
    • 15h-18h30 | Mãos na Terra (Horta C2 e PermaLab);
    • 18h30-19h30 | Meditação Guiada;
    • 19h30-20h | A Forra da Árvores.
  • 20h | DJ Set & Alive Music: Artemia;
  • 21h30 | DJ Set: BirdzZie;
  • 23h | Encerramento.

Comunicação

#GrowSoilHealth  #StopSoilPollution  #ChangingClimate

Organizadores

HortaFCUL, cE3c, GROW Place Portugal, GROW Observatory, FCiências.ID

Localização

Faculdade de Ciências da ULisboa - receção na HortaFCUL, perto do edifício C2 às 9h45 e às 13h45 (posteriormente os participantes serão encaminhados, dependendo da meteorologia, para o PermaLab ou para uma sala a designar).

10h00-23h00

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.