Webinar

Medicina de Precisão

Evento online
Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

Medicina de Precisão procura melhorar a prevenção, o diagnóstico precoce a resposta ao tratamento das várias doenças que nos afetam, integrando a variabilidade genética e as características ambientais individuais. Estas variáveis são exploradas com recurso a tecnologias que suportam a investigação biomédica e a saúde, conjugadas com formas avançadas de tratamento da informação. 

Cada indivíduo tem a sua própria expressão de uma dada doença e a medicina tem tido dificuldade em transitar a evidência do sucesso dos grandes números para a eficácia e segurança individual. De facto, na maioria das doenças crónicas continuamos a ter uma fração muito significativa de doentes com diagnósticos tardios, má resposta à terapêutica e elevada frequência de efeitos adversos.  O conceito por trás da medicina de precisão visa justamente melhorar a nossa capacidade de dar resposta a estas limitações ainda existentes.

A redeSAÚDE da Universidade de Lisboa organiza 2 webinars, a 03 e 10 de dezembro de 2021, com o objetivo de iniciar uma discussão pública sobre a Medicina de Precisão. O primeiro webinar tem por audiência o público em geral e inicia-se com uma explicação sobre o que é a Medicina de Precisão, desenvolvendo-se depois em duas aplicações práticas em patologias de enorme prevalência na Europa: a demência e a artrite. O segundo webinar visa uma audiência científica e desenvolve os temas específicos da radioterapia, imunoterapia e teranóstico. Nestes webinars queremos partilhar alguns dos contributos que a Universidade de Lisboa tem dado para encontrar respostas para este tema.

Margarida Amaral (Ciências ULisboa) participa no webinar de 10 de dezembro, com a apresentação "Teranóstico: Uso de Organoides para Farmacoterapia da Fibrose Quística".

Mais informações: Webinar de 03 de dezembro | Webinar de 10 de dezembro

17h00

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

A 29 de maio o filme "O Melhor dos Mundos” é exibido numa sessão especial em CIÊNCIAS, promovida pela FCiências.ID e o Instituto Dom Luiz. Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe - apply until 26 May!

Páginas