Direção Financeira e Patrimonial

Direção Financeira e Patrimonial

Gestão financeira, orçamental, patrimonial, do controlo interno, do aprovisionamento, apoio logístico e gestão do património; apoio à tomada de decisão superior, especialmente ao Conselho de Gestão; divulgação de informação relevante e reporte aos organismos oficiais.

A Direção Financeira e Patrimonial é composta pela Área Financeira e pela Área Patrimonial e de Compras.

 

Área Financeira

Funcionamento do sistema de contabilidade e gestão, respeitando as considerações técnicas, os princípios orçamentais e as regras contabilísticas, garantindo a sua regulamentação e aplicação.

A Área Financeira compreende o Gabinete de Orçamento e Prestação de Contas e o Gabinete de Vencimentos.

Gabinete de Orçamento e Prestação de Contas

Elaboração do orçamento e garantia da gestão orçamental, prestação de contas e reportes obrigatórios.

Gabinete de Vencimentos

Processamento e registo dos vencimentos e outros abonos, bem como os descontos e retenções, no sistema de contabilidade e gestão, em articulação com a Direção de Recursos Humanos.

 

Área Patrimonial e de Compras

Gestão do património e das aquisições de bens e serviços, respeitando as considerações técnicas/legais e os princípios contabilísticos, garantindo a sua regulamentação e aplicação.

A Área Patrimonial e de Compras compreende o Gabinete de Contratos e o Núcleo de Acompanhamento dos Processos de Despesa.

Gabinete de Contratos

Gestão dos contratos de fornecimento de bens e serviços e das empreitadas de obras públicas, assegurando igualmente a instrução dos respetivos procedimentos pré-contratuais, em articulação com a Área Patrimonial e de Compras e demais unidades de serviço.

Núcleo de Acompanhamento dos Processos de Despesa

Gestão de processos de despesa, desde a fase do compromisso até à fase da obrigação.