Datacenter

Apresentação

A Direção de Serviços Informáticos (DSI) gere um Centro de Dados para alojamento de equipamentos destinados a Ensino, Investigação e Gestão.

No seguimento de uma grande intervenção realizada durante o verão de 2012, é hoje uma infraestrutura moderna, modular e com algumas caracteristicas redundantes.

O espaço foi duplicado e o fornecimento de energia completamente reorganizado existindo agora uma gerador dedicado exclusivamente à DSI.

Possui equipamentos de manutenção de energia e de refrigeração de dados com uma utilização eficiente de energia, incluindo um sistema de Freecooling.

A segurança física foi também reforçada com um sistema de controlo de acessos adequado e um sistema de deteção e extinção de incendio automático.

Utilização

O Centro de Dados destina-se ao alojamento de sistemas informáticos relevantes para as atividades da Faculdade ou da Universidade.

Criado para o alojamento de todos os sistemas intitucionais que compõem a infra-estrutura de serviços Tecnológicos da FCUL, aloja igualmente muitos sistemas de diversas Unidades de Investigação.

Trata-se de um espaço destinado a criar as condições ideais de alojamento por forma a que os Investigadores possam utilizar os equipamentos sem preoucupações da criação de condições de alojamento nos Departamentos ou Centros.

Este alojamento está muitas vezes associado a suporte técnico de instalações e manutenção de equipamentos com eventual configuração de sistemas de monitorização que avisem os utilizadores no caso da ocorrência de alguns eventos.