Alojamento Web

A Direção de Serviços Informáticos está disponível para o alojamento de sítios Web de toda a comunidade de Ciências. O alojamento com finalidades institucionais não tem qualquer custo associado e está disponivel em várias tecnologias. 

Páginas de Unidades Curriculares

O conteúdo das páginas é da responsabilidade dos docentes. Terão de estar de acordo com as regras impostas pela RCTS, não podendo conter, nomeadamente, qualquer tipo de publicidade a bens ou serviços. As páginas são alojadas no serviço de apoio à docência moodle de Ciências ou no serviço Fenix..

Adesão

Para proceder à criação de uma área de uma Unidade Curricular na plataforma Moodle, deverá ter a mesma associada à sua docência nos serviços académicos de Ciências. Aceda à sua área pessoal no portal de Ciências, e no menu da sua página de perfil expanda o separador "Serviço Docente", onde encontrará serviços de gestão associados à sua docência. Clicando na opção "Moodle", ser-lhe-á apresentada uma listagem de unidades curriculares presentes na plataforma Moodle, assim como uma listagem das unidades curriculares por criar. Para criar a área da unidade curricular, clique em "Fazer Pedido de Criação", confirmando de seguida. O pedido de criação será sujeito a validação por parte da Direção de Serviços Informáticos, não demorando a mesma mais de 48 horas.

Páginas Institucionais

O serviço de páginas institucionais destina-se a alojar as páginas com informação institucional de Departamentos, Centros de Investigação, Conferências e Projectos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O conteúdo das páginas é da responsabilidade do webmaster da página e deverão estar de acordo com as regras impostas pela RCTS, não podendo conter, nomeadamente, qualquer tipo de publicidade a bens ou serviços. Os pedidos de criação são realizados a partir da página pessoal do portal de Ciências.

A página terá um endereço da forma http://nome-desejado.campus.ciencias.ulisboa.pt, podendo ser utilizadas tecnologias HTML e PHP. Cada site tem uma quota predefinida de 300MB. As páginas serão carregadas por FTP, sendo o acesso permitido exclusivamente dentro da rede de Ciências ou com recurso a uma ligação vpn.

A utilização de ferramentas de Content Management Systems (CMS, como o drupal e o wordpress) é da responsabilidade dos utilizadores, que têm que garantir a constante actualização do software associado ao sitio por forma a impedir a sua desactualização e o comprometimento dos servidores onde estão alojadas as páginas.

Páginas Pessoais

Docentes, Investigadores e Funcionários

O serviço de páginas pessoais destina-se a alojar as páginas com informação pessoal de todos os que possuem uma conta no domínio FC (docentes, investigadores, bolseiros, funcionários não docentes de Ciências). O conteúdo das páginas é da responsabilidade do webmaster da página devendo respeitar as regras impostas pela RCTS, não podendo conter, nomeadamente, qualquer tipo de publicidade a bens ou serviços.

 

A página terá um endereço da forma http://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~uID, onde uID  é o Identificador do utilizador (o login do e-mail). Apenas é suportada a utilização de HTML, sendo atribuída por omissão uma quota de 250MB.

O carregamento da página é feito para o servidor FTP  ftpes://webserver07.fc.ul.pt utilizando as credenciais de Ciências e colocando os conteúdos na directoria public_html lá existente. A página inicial deverá ter o nome de index.html ou index.htm A transferência de ficheiros só é permitida para utilizadres na rede de Ciências ou com recurso a uma ligação vpn. Os pedidos de alojamento são realizados na área pessoal do Portal de Ciências.

Alunos

O serviço de páginas pessoais destina-se a alojar as páginas com informação pessoal de todos os que possuem uma conta no domínio ALUNOSFC. O conteúdo das páginas é da responsabilidade do webmaster da página devendo respeitar as regras impostas pela RCTS, não podendo conter, nomeadamente, qualquer tipo de publicidade a bens ou serviços.

A página terá um endereço da forma http://webpages.alunos.ciencias.ulisboa.pt/~uID, onde uID  é o Identificador do utilizador (o login do e-mail). Apenas é suportada a utilização de HTML.

Os conteúdos são copiados da diretoria public_html (a criar) na raiz da área pessoal. A página inicial deverá ter o nome de index.html ou index.htm. Os valores das quotas para a página pessoal são partilhados com os limites para o alojamento das áreas pessoais.

Conferências e Eventos

A Direção de Serviços Informáticos está disponível para colaborar com os organizadores de eventos na elaboração de páginas e auxiliar em algumas tarefas que necessirem de configurações mais avançadas (formulários, etc).

Para obter mais informações por favor contacte o endereço de correio electrónico suporte@ciencias.ulisboa.pt.