AVISO IMPORTANTE: A Direção de Serviços Informáticos NUNCA solicita informações confidenciais, em particular, a password, aos utilizadores
Guia para Novos Utilizadores
A Direção de Serviços Informáticos (DSI) atribui contas de utilizador a todos os alunos, docentes, investigadores e funcionários não docentes de Ciências. Opcionalmente, podem também ser criadas contas temporárias para convidados ou para apoiar a organização de eventos de curta duração. Cada conta e respectiva password são pessoais e intransmissíveis. Ao fazer o pedido da conta, os utilizadores comprometem-se a utilizá-la apenas para fins pedagógicos e ciêntificos, no âmbito das suas actividades em Ciências. Caso se verifique a utilização indevida da conta, esta pode ser cancelada.
Conta de Aluno
A conta de aluno pode ser pedida por qualquer estudante de Ciências (ou aluno externo, que frequente disciplinas de Ciências), devidamente inscrito nos serviços académicos. A conta dá acesso a todos os serviços disponibilizados aos alunos, incluindo portanto a entrada nos computadores dos laboratórios, correio eletrónico, rede sem fios (eduroam), portal de Ciências e moodle.
Os dados de acesso são fornecidos no momento da inscrição aos novos alunos de cursos de Ciências ou presencialmente na DSI, mediante apresentação do cartão de estudante. O username desta conta será do tipo fcNNNNN@alunos.fc.ul.pt (onde NNNNN correspondem aos 5 algarismos do número de aluno). Tanto a conta como a password têm a validade de um ano. Alguns serviços utilizam ainda um modelo de autenticação baseado em domínios (Domain). Nesse caso, a autenticação é feita apenas por fcNNNNN, devendo ser selecionado o domínio ALUNOSFC.
Conta de Colaborador
As contas de colaborador são atribuídas a todos os colaboradores de Ciências (funcionários, docentes, investigadores, bolseiros de investigação, etc.). As contas são criadas acedendo ao portal de Ciências e seguindo a ligação para "Criar Conta" que pode ser encontrada na página de login (autenticação).
Os pedidos de conta geram automaticamente um mail solicitando a sua validação ao responsável pela unidade (Centro/Departamento) indicada no formulário ao qual o novo utilizador ficará associado. Após a validação será enviada, por correio interno, para a unidade, uma carta com as instruções para a criação efetiva da conta.
O utilizador (username) desta conta será do tipo XXXX@fc.ul.pt, existindo ainda alguns serviços onde a autenticação é feita apenas por XXXX. Na autenticação, o username original não pode ser substituido por "alias", que permitem exclusivamente a associação de uma única conta de correio eletrónico a vários endereços. A password tem a validade de um ano, devendo-se proceder à sua mudança antes da mesma expirar.
Conta Institucional
Uma conta institucional é associada a unidades e grupos específicos afiliados a Ciências (unidades de investigação, departamentos, conferências, etc.). Estas contas são solicitadas por colaboradores de Ciências, que assumem a responsabilidade pela gestão da mesma.
As contas institucionais são solicitadas no portal de Ciências, na página de gestão de utilizadores e tomadas. Os pedidos de conta geram automaticamente um mail solicitando a sua validação ao responsável pela unidade (Centro/Departamento) indicada no formulário ao qual a conta ficará associada. Após a validação será enviada, por correio interno, para a unidade, uma carta com as instruções para a criação efetiva da conta.
O utilizador (username) desta conta será do tipo XXXX@fc.ul.pt. A password tem a validade de um ano, devendo-se proceder à sua mudança antes da mesma expirar. Alguns serviços utilizam ainda um modelo de autenticação baseado em domínios (Domain). Nesse caso, a autenticação é feita apenas por XXXX, devendo ser selecionado o domínio FC.
Alteração de Password
Todas as passwords têm uma validade máxima de 365 dias após o qual não é possível aos utilizadores acederem aos serviços. Para evitar incómodos, recomenda-se por isso a sua alteração antecipada ou sempre que se suspeite que a mesma foi comprometida de alguma forma. Todos os processos descritos abaixo utilizam o modelo clássico de alteração de password, em que é solicitada em sequência a digitação da password antiga e da nova password em duplicado. Durante o processo de alteração da password é verificada a sua compatibilidade com os critérios de segurança definidos, e que incluem o número mínimo de caracteres, a diferenciação para as anteriores e a inclusão de caracteres não alfabéticos. A password pode ser alterada utilizando qualquer um dos seguintes mecanismos, identicos para todos os tipos de contas (incluindo contas institucionais).
Definição e alteração de palavra-passe
Juntamente com o login, a palavra-passe (password) identifica univocamente os utilizadores de Ciências Ulisboa em todos os serviços em rede disponibilizados. Com o objetivo de dificultar a obtenção da palavra passe por terceiros, o que poderia pôr em causa os dados dos utilizadores e a segurança dos sistemas, a password em que ser alterada periodicamente e obedecer a aum conjunto de restrições.
Uma palavra-passe que se encontre válida pode ser alterada nos seguintes locais:
- Webmail: Acedendo à página "Alterar Palavra-passe" (Change Password) disponível no menu Opções (Options) do serviço de Webmail.
- Num computador com Sistema Operativo Windows: A password pode também ser alterada nos computadores de Ciências geridos pela DSI desde que estejam a executar o Sistema Operativo Windows e no processo de login seja solicitado o domínio (ALUNOSFC para alunos e FC para colaboradores). São exemplo de computadores nestas condições os que se encontram nos espaços estudante e muitos dos computadores dos funcionários. Para alterar a password, após o login pressionar simultaneamente Ctrl + Alt + Del, selecionando em seguida a opção "Change Password..." na janela que surge.
Portal de Ciências
Acedendo à opção "Mudar palavra passe" disponível na página "Minha conta", acessível a partir da página pessoal do Portal de Ciências.
Num computador com Sistema Operativo Windows
A password pode também ser alterada nos computadores de Ciências geridos pela DSI desde que estejam a executar o Sistema Operativo Windows e no processo de login seja solicitado o domínio (ALUNOSFC para alunos e FC para colaboradores). São exemplo de computadores nestas condições os que se encontram nos espaços estudante e muitos dos computadores dos funcionários.
Para alterar a password, após o login pressionar simultaneamente Ctrl + Alt + Del, selecionando em seguida a opção "Change Password..." na janela que surge.
Uma palavra-passe que se encontre expirada ou bloqueada pode ser alterada nos seguintes locais:
- Balcao C: Selecionando a opção "Aceder ao serviço" disponível no BalcãoC no serviço Definição e alteração de palavra-passe.
A palavra-passe poderá ser alterada/recuperada presencialmente no balcão de atendimento da Direção dos Serviços Informáticos. Verifique aqui o horário de atendimento.
Selecionando a opção "Aceder ao serviço" disponível no BalcãoC no serviço Definição e alteração de palavra-passe.
Recuperação da Password
Uma vez expirada ou esquecida a password, deixa de ser possível aceder aos serviços de Ciências até que uma nova password seja definida. Os mecanismos de recuperação de password permitem apenas definir uma nova, não sendo possível recuperar a que esteja definida. A recuperação de password pode ser solicitada por utilizadores devidamente identificados (Cartão de Cidadão, de aluno ou funcionário) presencialmente no atendimento da DSI. Em alternativa, a página de autenticação do portal de Ciências permite a recuperação da password de forma autónoma, desde que tenha sido definido pelo menos um dos mecanismos de recuperação automática, nomeadamente:
Para configurar estes mecanismos deverá aceder à opção "Minha Conta" do portal de Ciências e preencher os campos da opção "Recuperação Palavra Passe". Deverá ainda indicar um email alternativo para a receber as informações de forma a conseguir recuperar a palavra passe. No caso de se esquecer do seu username, deverá deslocar-se ao Atendimento da DSI.
Login Federado (Federação RCTSaai)
As contas de utilizador de Ciências permitem o acesso a serviços cuja autenticação seja suportada pela Federação RCTSaai, gerida pela FCCN. A RCTSaai é "constituída pelo conjunto de instituições - fornecedoras de identidade e fornecedoras de serviços - que concordam em partilhar de forma segura e confidencial atributos dos seus utilizadores necessários para a sua autenticação e autorização de acesso a serviços". A federação promove o acesso a serviços diferenciados aos utilizadores do conjunto de instituições que aderiram a este serviço de forma transparente, segura e simples dado que a autenticação nestes serviços é feita no sistema de autenticação de cada instituição.
Os serviços federados e disponíveis para Ciências são:
- Authenticus
- Colibri 1.0 e 2.0
- DreamSpark
- Filesender
A autenticação num dos serviços disponibilizados pela RCTSaai é sempre realizada na página de login do portal de Ciências (https://id.fc.ul.pt), sendo o redirecionamento para autenticação automático. Durante o processo, o utilizador é informado dos dados enviados para o serviço que solicitou a autenticação.
- PIN
- Par pergunta/resposta