Magia com números

Circo Matemático na FCUL

Circo Matemático
GCIC-FCUL

Senhoras e senhores, meninos e meninas, sejam bem-vindos ao Circo Matemático…

Este é um circo diferente dos habituais: não há acrobatas nem leões, nem tão pouco equilibristas ou palhaços. Ao invés destes artistas, há alunos e professores que apresentam ao público a matemática recreativa, num espetáculo repleto de magia.

“O objetivo do circo é mostrar que é possível utilizar resultados matemáticos para produzir resultados espetaculares e para divertir e motivar as pessoas”, explicou o professor do Departamento de Matemática da FCUL, Pedro Freitas.

A iniciativa existe há três anos e é uma secção autónoma da associação Ludus, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e divulgar a Matemática, nas suas diversas vertentes, nomeadamente a cultural, histórica e recreativa.

A equipa é formada por alunos e professores de diferentes instituições de ensino superior, entre elas a FCUL, bem como professores do secundário. No fundo, “todos os amantes da matemática recreativa têm lugar no Circo Matemático”, como explica Tiago Hirt, um dos elementos do Circo.

Para Francisco Piçarra, aluno do 3.º ano do curso de Matemática Aplicada da FCUL, fazer parte desta “companhia” é “fazer parte de um projeto que nos permite mostrar que a Matemática pode ser divertida, não é só trabalho e contas complicadas. É bastante recompensador ver que realmente há pessoas que saem dos espetáculos com uma mentalidade diferente e bastante curiosas sobre o funcionamento dos truques e da Matemática envolvida”.

A iniciativa já conta com mais de 100 espetáculos em escolas, eventos, feiras de ciência, congressos, centros de ciência, entre outros. Este ano, somam-se já 40 apresentações.


Fonte: GCIC-FCUL
Legenda: Na plateia estiveram presentes 38 pessoas entre eles, professores, alunos e funcionários da Faculdade

Para além de já terem percorrido o país, o Circo já é conhecido além-fronteiras, já que passou por países como a Coreia do Sul, Inglaterra, EUA e a Alemanha.

No passado dia 8 de novembro, sob organização do Clube C-infinito – clube de Matemática da FCUL, a Faculdade foi o palco para mais uma atuação, desta vez sob a magia do professor Pedro Freitas e dos alunos Francisco Piçarra, Ricardo Bargado e Francisco Picado. Na plateia estiveram presentes 38 pessoas entre eles, professores, alunos e funcionários da Faculdade.

Entusiasmo, divertimento, curiosidade, descoberta e aprendizagem, ilustraram o cenário. Os truques foram variados, houve cartas, dados, imagens, números, cordas, roupas, contas e outros elementos a compor os sete “quebra-cabeças” apresentados na sessão.

Em diversos momentos, a plateia fez parte da conceção e/ou resolução dos próprios truques. Francisco Aidos, aluno do 2.º ano de Matemática da FCUL, assistiu pela primeira aos números apresentados pelos artistas. Elegeu como preferido o truque que envolvia cartas pois já o havia feito em casa e, garante, resulta! Para o aluno, estas atividades são importantes pois “desmistificam a Matemática [e, assim,] esta deixa de ser um ‘bicho papão’ como é para grande parte dos alunos”.

Por estas razões, o Circo Matemático torna-se “um espaço de degustação intelectual baseada na magia da Matemática”.
 

Os aplausos do público…

“Confesso que não sabia o que iria encontrar já que se trata de uma área como a Matemática que, normalmente, “afugenta” as pessoas. Contudo, achei bastante divertido e muito inovador o modo como apresentam conceitos matemáticos em forma de jogos e desafios, apelando à participação de toda a audiência”, Manuel Valença, funcionário da FCUL

“A parte que mais gosto é quando explicam os truques. (…) Venham ao Circo Matemático, são [apresentadas] coisas simples e percetíveis!”, Jorge Mendonça, aluno do 2.º ano do curso de Matemática da FCUL

“Foi uma agradável surpresa que me demonstrou que a matemática não tem que ser uma matéria intimidante. Pelo contrário, ela pode ser divertida e cativante. Uma iniciativa muito interessante, em especial para levar às escolas e para incentivar as camadas mais jovens de alunos que a matemática “é cool!”, Isabel Fazendeiro, funcionária da FCUL

“Já tinha ido a uma sessão no Jardim Botânico, já tinha visto alguns truques mas quis ver outra vez. [Da forma como apresentam], não é tão ‘estranho’ como parece no quadro, é mais fácil para absorver as coisas”, Francisco Caldeia, aluno do 2.º ano do curso de Matemática da FCUL

“Na qualidade de espetadora achei uma iniciativa bastante interessante. No meu caso em particular, tinha bastante curiosidade pois nunca tinha assistido a algo do género e, de facto, superou as minhas expectativas! De conteúdo acessível e ambiente descontraído, temas tidos como ‘sisudos’, tornam-se divertidos e ainda assim didáticos. São jogos mágicos onde se aprende a Matemática de uma forma menos ortodoxa, substituindo o ‘monstro’ da matemática pela curiosidade e divertimento, possibilitando a interação circo-público”, Tânia Lampreia, funcionária da FCUL

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Formações C-Academy

É já em setembro que o campus de CIÊNCIAS vai ser palco de duas formações do programa ‘C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança’ do Centro Nacional de Cibersegurança.

Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho, 67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Pages