“Immersive Media Experiences 2013”

Experiências imersivas em foco em Barcelona

Teresa Chambel
Cedida por TC

“Immersive Media Experiences 2013” realiza-se no dia 22 de outubro, em Barcelona. O workshop integra a 21.ª conferência internacional “ACM Multimedia 2013”, que decorre naquela cidade espanhola de 21 a 25 de outubro.

Teresa Chambel, professora do Departamento de Informática e investigadora do grupo de investigação Human-Computer Interaction and Multimedia (HCIM) do Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala (Lasige) da FCUL, criou e organizou este evento conjuntamente com investigadores do MIT Media Lab, em Cambridge e da University of Texas, em Austin, nos EUA, do laboratório associado INESC-TEC e Politécnico do Porto, da BBC, no Reino Unido, contando ainda com a colaboração da FCT-UNL, no contexto do projeto de investigação “ImTV: On-Demand Immersive-TV for Communities of Media Producers and Consumers" do Programa UT Austin|Portugal.
Imagem de marca do site da reunião
Fonte: redsea-photographer.com
Legenda: Alguns dos organizadores do workshop participam num dos projetos do Programa UT Austin|Portugal

A cientista da FCUL salienta a importância do workshop internacional na “melhor e mais prestigiada conferência mundial na área de multimédia”, e que inclui um programa com participações de cientistas de vários centros de investigação, universidades e empresas internacionais.

Multisensory Mixed Reality with Smell and Taste” é o título da palestra que será proferida pelo professor de Pervasive Computing, na City University London, no Reino Unido. Teresa Chambel explica a este propósito que Adrian Cheok irá apresentar “uma panorâmica das novas possibilidades que estão a surgir nos espaços de informação multimédia na era da internet hiperligada, suportando novas interações e comunicações mais ricas em termos físicos e sociais, usando todos os sentidos humanos numa integração dos mundos real e virtual, e permitindo maior participação e presença em experiências mais imersivas, que constituem também os temas centrais do workshop”.

Ana Subtil Simões, GCIC-FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Pages