FCUL moderniza Centro de Dados

Servidor da FCUL
Unidade de Informática da FCUL

As ações de modernização e de alargamento do Centro de Dados da FCUL, sito no edifício C1, piso 2, já foram iniciadas e irão decorrer durante todo o verão.

A partir do próximo ano letivo, todos os equipamentos relacionados com os serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da FCUL vão estar concentrados num único local.

Esta junção de equipamentos permitirá resolver alguns problemas relacionados com o consumo excessivo de energia, a falta de fornecimento eficaz de energia elétrica e de manutenção preventiva de toda a infraestrutura, assim como possibilitar um controlo ambiental adequado do novo Centro de Dados.

As intervenções no âmbito deste projeto já são visíveis e irão implicar a interrupção temporária de alguns serviços informáticos, em determinadas datas e anunciadas previamente, sempre que possível.

Para Pedro Rosa, coordenador da Unidade de Informática (UI) da FCUL ou Centro de Informática, como é vulgarmente designada entre alunos, professores e funcionários, o ano 2012 tem sido especialmente inovador em termos de reestruturação tecnológica: “Após a abertura do novo Portal da FCUL, que possibilitou uma concentração de dezenas de sítios existentes no mundo FCUL e a utilização de tecnologias novas para disponibilização de serviços, foi iniciada a migração de parte do núcleo central da rede de dados, para um novo equipamento com performances substancialmente superiores e com capacidade de utilização de novos serviços que, principalmente ao nível de segurança, serão fundamentais nos próximos anos”.

O parceiro da FCUL neste projeto é a empresa Novabase. O material técnico é da American Power Conversion (APC) - Schneider Electric. As ações de melhoramento em curso beneficiam não só a Faculdade, como também a própria Universidade. “A UL irá alojar equipamentos no novo Centro de Dados e poderá utilizá-lo como elemento redundante para a prestação de serviços a outras unidades orgânica da Universidade”, conclui Pedro Rosa.

Atualmente, a Unidade de Informática, criada em 1987 sob a designação de Centro de Cálculo, disponibiliza algumas dezenas de serviços, alguns deles utilizados 24 horas por dia, como é o caso do correio eletrónico, do Moodle, do sistema de impressão, dos servidores de web, das bases de dados, entre outras infraestruturas virtuais.

A reestruturação do Centro de Dados vai beneficiar especialmente as atividades de ensino, de investigação e de apoio à própria gestão da Escola. Pedro Rosa explica que nos últimos anos, a UI-FCUL tem tido “um crescimento significativo na quantidade de equipamento alojados, quer pela consolidação da prestação de serviços na área da informática, quer pelas solicitações de alojamento das várias unidades da Faculdade - acrescentando que -, o crescimento do número de equipamentos criou problemas de escala”. O atual projeto visa resolver esses problemas.
 

Caraterísticas do futuro Centro de Dados da FCUL

  • Armários adequados ao alojamento de equipamentos informáticos;
  • Janelas com vidros duplos e estores térmicos, bem como toldos afixados no exterior;
  • Refrigeração realizada por dois sistemas de ar frio, permitindo um melhor aproveitamento energético. O arrefecimento da sala utilizará um sistema de free cooling, que só funciona quando a temperatura exterior permite, apresentando uma poupança de energia significativa relativamente à utilização exclusiva de equipamentos de ar condicionado;
  • UPS modular e expansível, com uma capacidade de crescimento assinalável, contemplando ainda um sistema com módulos de potência redundantes, e que permitem a continuação das operações, mesmo que um dos módulos se avarie;
  • Gerador com uma autonomia significativa para toda a infraestrutura do Centro de Dados;
  • Distribuição de energia elétrica com capacidade para realização de métricas de consumo pormenorizadas;
  • Gestão centralizada possibilitando o controlo ambiental do Centro;
  • Sistema de deteção e extinção de incêndio, com utilização de gás apropriado para locais com alojamento de equipamentos informáticos. O sistema de deteção é aplicado à sala e a cada um dos bastidores;
  • Iluminação baseada em LED.
Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Pages