Painéis correspondem à maior potência instalada numa instituição de ensino superior no país
A Schweizer Radio und Fernsehenv (SRF) visitou a Faculdade no passado dia 19 de janeiro. A propósito da realização de eleições legislativas em Portugal, Teresa Delgado, jornalista da SRF News, conheceu os painéis solares do campus da Faculdade e conversou com o cientista Miguel Centeno Brito sobre energia solar e transição energética em Portugal.
A reportagem para a rádio está disponível online, na língua alemã, e inclui declarações de Miguel Centeno Brito, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, investigador do Instituto Dom Luiz e coordenador do projeto Campus Solar.
Desde 2013 que Ciências ULisboa tem procurado ativamente aumentar a eficiência energética do campus, uma vez que uma parte da utilização de energia elétrica nos edifícios tem vindo a ser compensada com a produção de energia local na central solar fotovoltaica. De acordo com Miguel Centeno Brito, os painéis solares da Faculdade têm uma potência instalada de 200kW, a maior numa instituição de ensino superior no país e que permite a injeção na rede elétrica de cerca de 580MWh/ano.
Miguel Centeno Brito refere ainda que “os objetivos climáticos propostos pela União Europeia para 2030 serão alcançados em Portugal dentro de dois ou três anos”.
Da reportagem resultou também um breve vídeo, disponível na página de twitter da SRF News.