Potencial solar dos telhados e fachadas da FCUL

Uma equipa de investigação do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e da Energia (DEGGE) desenvolveu um novo método para determinar o potencial solar de telhados e fachadas de edifícios numa malha urbana.

A partir de dados LIDAR e de observações meteorológicas, a ferramenta determina os sombreamentos dos telhados e fachadas para todas as horas de um ano típico. Pode-se então determinar o potencial solar anual dos edifícios, identificar os melhores locais para instalação de painéis solares, e prever o seu desempenho. A principal inovação do método agora descrito é a sua capacidade de analisar superfícies verticais, algo que os modelos existentes não eram capazes de fazer.

O modelo foi aplicado ao campus da FCUL. Os resultados recentemente publicados na revista Solar Energy  mostram que, embora as fachadas apresentem inclinações e orientações menos favoráveis para a colocação de painéis solares do que as coberturas inclinadas a sul, a área disponível é tal que permite quase duplicar a radiação solar recebida anualmente, passando de 34 GWh/ano para 53 GWh/ano. Este efeito é particularmente importante durante os meses de inverno, quando a posição aparente do Sol no céu é mais baixa.

DEGGE-FCUL com GCIC-FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt