Noite Europeia de Investigadores traz 130 atividades científicas a Lisboa no dia 26 de setembro
Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades
Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades
Nesta sessão dos Encontros de Comunicação em Ciência(s) serão apresentados alguns projetos, de âmbito nacional e internacional, que têm como ponto em comum comunicar ciência para crianças e jovens.
Inês Lima, Leonor Pires, Mariana Oliveira e Raquel Sales Rebordão, estudantes de Engenharia Biomédica e Biofísica da Ciências ULisboa, classificaram-se em 2. º lugar na 3ª edição do BioMind – Make it in 24 hours! com o produto IMAGI, um projeto que conjuga técnicas de hipnoterapia e realidade virtual com o objetivo de reduzir e controlar a dor crónica em crianças.
Professores, investigadores e alunos da Ciências ULisboa estão a estudar e desenvolver novos ambientes de programação inclusiva para crianças no LASIGE.
Um grupo de guardiões da HortaFCUL realizou várias oficinas intituladas “Permacultura de Levar para Casa” no Centro Cultural de Belém, integradas na exposição “Agricultura e Arquitetura: Do Lado do Campo”. Durante a exibição da exposição, realizaram-se 24 oficinas, abrangendo um total de 500 alunos de diversas idades, desde a pré-primária ao 9º ano de escolaridade (dos 4 aos 14 anos).
O projeto “NitroPortugal -Strengthening Portuguese research and innovation capacities in the field of excess reactive nitroge” promove livro infantil “A história do azoto, bom em pequenino e mau em grande”.
Foi em setembro do ano passado que a HortaFCUL decidiu abraçar o projeto de ajudar a construir uma Horta Pedagógica na Escola Básica de Santo António em Alvalade, em parceria com Direção e Associação de Pais da Escola e apoiado pelo programa de estímulo à aprendizagem financiado pela Gulbenkian.
Partilhar o fascínio da investigação em Astronomia com crianças dos 7 aos 12 anos é um dos objetivos da iniciativa IAstro Júnior, quatro sessões gratuitas, em Lisboa e no Porto, organizadas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pela revista Visão Júnior.
A oportunidade de despertar o interesse das crianças para a área das Ciências foi o pretexto ideal para a leitura de uma pequena história de um menino chamado Quirino.
A atividade integrada na Semana da Leitura, em março de 2012, na Escola Básica e Jardim de Infância de Almoçageme, também possibilitou a divulgação do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e do Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência.