IAstro Júnior explica o Universo aos mais novos

As sessões IAstro Júnior são gratuitas mas requerem inscrição pelo endereço http://www.iastro.pt/iastrojunior/

Visão Júnior - Mário João

João Retrê, do Grupo de Comunicação de Ciência do IA com Sonia Antón, Cirino Pappalardo e José Afonso, dinamizadores da primeira sessão do IAstro Júnior
Fonte Visão Júnior - Mário João

Partilhar o fascínio da investigação em Astronomia com crianças dos 7 aos 12 anos é um dos objetivos da iniciativa IAstro Júnior, quatro sessões gratuitas, em Lisboa e no Porto, organizadas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e pela revista Visão Júnior.

Em cada sessão, subordinada a um tema diferente, três investigadores do IA têm 10 minutos cada um para fascinar e captar a curiosidade do público, envolvendo-o na atividade. No final há 15 minutos para responder às perguntas das crianças. As sessões IAstro Júnior são gratuitas mas requerem inscrição pelo endereço http://www.iastro.pt/iastrojunior/ .

As sessões IAstro Júnior têm periodicidade trimestral e acontecem num sábado, alternadamente no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, em Lisboa, e no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. A primeira sessão versou sobre a Via Láctea e outras galáxias e aconteceu em Lisboa, a 19 de novembro do ano passado, atraindo perto de 300 pessoas.

“Espero ter despertado algumas mentes para a Astronomia, mostrando-lhes que está ao seu alcance vir a fazer esta ciência.”
José Afonso, coordenador do IA e investigador do Departamento de Física de Ciências

Com temas sempre diferentes, seguem-se este ano “Os Caça-Planetas”, no Porto, a 25 de fevereiro, “Cosmologia, mas agora aos quadradinhos”, de novo em Lisboa, a 1 de abril, e “A Vida das Estrelas”, no Porto, a 24 de junho, sempre às 18h00.

A iniciativa IAstro Júnior pretende promover o contacto entre crianças e aqueles que fazem ciência, estimular junto daquela faixa etária a curiosidade e o gosto pela Astronomia e Astrofísica, e mostrar a ciência que está a ser produzida no nosso país neste domínio.

“Há também crianças que podem vir a ser políticos ou empresários, pessoas que um dia poderão tomar decisões importantes para a ciência.”
Cirino Pappalardo, investigador do IA e do Departamento de Física de Ciências

Comunicar para este público é, porém, um desafio. É necessário saber explicar fenómenos complexos através de conceitos simples e, sempre que possível, com a ajuda de exemplos do quotidiano, comentou Sonia Antón, investigadora do IA e do Departamento de Física de Ciências.

A equipa da revista Visão Júnior, uma publicação dirigida a crianças e jovens, participou na conceção do projeto e apoia os investigadores na adequação das sessões a este público. A revista leva também a iniciativa IAstro Júnior a todos os seus leitores, mesmo àqueles que não podem estar presentes nas sessões, através da publicação de rubricas, reportagens e respostas dadas pelos investigadores do IA às perguntas que não puderam ser respondidas durante as sessões.

Grupo de Comunicação de Ciência do IA com ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Páginas