Engenharia Geoespacial

Geodesia e sociedade

"Um dos marcos interessantes da contribuição da Geodesia para a sociedade foi a definição do metro formulada em 1791 , que teve como base a medição do arco de meridiano entre Dunkerque e Barcelona, efetuada ao longo de sete penosos anos (em plena revolução francesa)", escreve Virgilio de Brito Mendes, professor do DEGGE Ciências ULisboa, por ocasião do centenário do curso.

Colégio ULisboa POLAR2E

O POLAR2E tem como objetivo criar sinergias em áreas como as ciências da criosfera, a modelação climática, a ecologia de ambientes extremos, a deteção remota, a construção em ambientes extremos, a astrobiologia e a engenharia aeroespacial dentro da Universidade.

OE premeia investigadores de Ciências ULisboa

Carlos Antunes, Cristina Catita e Carolina Rocha são os vencedores do Prémio "Engenheiro Empreendedor 2018 - Ano OE das Alterações Climáticas”. Os investigadores de Ciências ULisboa criaram uma aplicação web, suportada por um serviço de mapas na web para a visualização dos cenários de subida do nível do mar em Portugal continental e respetiva cartografia de inundação e de vulnerabilidade física costeira para 2025, 2050 e 2100.

Alterações climáticas: agir já!

Por Filipa Alves (colaboradora da ZERO).

As alterações climáticas fazem já parte da nossa realidade e a necessidade de atuar é urgente. A mudança de paradigma a nível político e económico é fundamental para se conseguir resultados. Também a participação de toda a sociedade é essencial, pois enquanto consumidores podemos contribuir para a redução da utilização de recursos, reduzindo o nosso impacto individual no planeta, bem como ser agentes de pressão para que as empresas mudem a sua atuação e as políticas efetivamente funcionem.

Mapas que voam: SIG aplicados à indústria da aviação

Por Alexandra Dias (GIS Engineer - Pilatus Aircraft Ltd).

Os detalhes e desafios dos SIG aplicados à indústria da aviação serão explorados como base para uma discussão de perspetivas sobre as possibilidades dos SIG no mercado de trabalho atual. Dados geoespaciais e produtos de treino e suporte ao voo serão alguns dos temas abordados neste seminário, acompanhados por uma perspetiva mais pessoal de uma Engenheira Geógrafa.

Workshop Geoespacial

Tipo de Evento Oficinas/Workshops

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

Descrição Atividades práticas e lúdicas em torno de conceitos geoespaciais. Geocoins e mapeamento por lidar.

Observações Número mínimo de participantes: 20