Passo 5 - Pagamento da 1.ª prestação de propinas

O valor total da propina pode ser liquidado de uma única vez no momento da matrícula/inscrição ou em prestações, de acordo com o calendário apresentado no documento recebido no final da inscrição e que fica permanentemente acessível aos alunos no Fénix.

A 1.ª prestação da propina é paga no dia da matrícula/inscrição, e tem o valor de 222.00€, que inclui a taxa de matrícula (40€), a taxa de inscrição e seguro escolar (25€). Deve ser paga preferencialmente utilizando a referência multibanco obtida, no Fénix, após a realização da matrícula/inscrição. Para tal deve dirigir-se a um qualquer Multibanco e efetuar o pagamento através da opção “Pagamento de Serviços”, ou se preferir através do serviço de homebanking da sua instituição bancária.

Pagamentos por cheque ou numerário, deverão ser efetuados na tesouraria do Edifício C5, piso 3, de Ciências. A opção pelo pagamento integral da propina deve ser comunicada aos serviços académicos, através de email, para ua@ciencias.ulisboa.pt (ver passo 6). Independentemente da forma de pagamento, os documentos contabilísticos ficarão disponíveis posteriormente na área pessoal do sistema académico Fénix.

Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas,  poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.

Os alunos que solicitaram bolsa terão apenas que pagar neste momento as taxas de inscrição e matrícula. Mais informações disponíveis em Bolsas e Alojamento.

Tabela de propinas

Concurso Nacional de Acesso: Montante de propina para alunos de 1.º ano/1.ª vez
Prestações Montante
1.ª prestação (inclui taxa de inscrição, seguro escolar e taxa de matrícula) 222€
2.ª prestação 60€
3.ª prestação 60€
4.ª prestação 60€
5.ª prestação 60€
6.ª prestação 60€
7.ª prestação 60€
8.ª prestação 60€
9.ª prestação 60€
10.ª prestação 60€

Mais informações sobre propinas (valores, prazos e modalidades de pagamento) disponíveis em Propinas e Emolumentos.

Tenho de me deslocar a Ciências? (Passo 6) >>>