Matrícula e Inscrição
Data
15 a 19 de setembro de 2022
Candidatos admitidos na 3.ª fase de candidaturas (1.º ano/1.ª vez): até 30 de setembro de 2022
Local
Horário
09h30 às 17h00
Processo
A inscrição será feita através do sistema de gestão académica Fénix.
- Aluno FCUL, com conta válida
- Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
- Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/.
- Para os novos alunos
- Antes de iniciar o seu processo de inscrição, irá receber por email, no endereço que indicou aquando da sua candidatura, os dados respeitantes à criação da sua conta de Aluno FCUL.
- Com os dados e instruções que lhe forem enviadas deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e verificar/testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
- Para realizar a matrícula/inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/.
- Consulte o Manual de Apoio às Inscrições.
Avisos
Sobre Inscrições
- Após 30 de dezembro de 2022 não são aceites inscrições. Os alunos sem inscrição até esta data deverão efetuar nova candidatura em 2023/2024.
- A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
- As informações sobre o processo de inscrição são prestadas exclusivamente por email (não são dadas telefonicamente).
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Os alunos que concluíram cursos fora da FCUL devem apresentar obrigatoriamente, o original do Certificado de Conclusão de Licenciatura e Disciplinas, antes das datas das matrículas/inscrições, no Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha B), a partir do dia 30 de agosto e exclusivamente às terças-feiras e quintas-feiras das 10h00 às 13h00.
- Os alunos dos cursos de Mestrado em Informática, Segurança Informática e Ciência de Dados (1.º ano/1.ª vez) só devem realizar a matrícula/inscrição após a validação da ficha de pré-inscrição pelo Coordenador do Curso. Para este efeito, devem enviar a ficha de pré-inscrição, devidamente preenchida e assinada, por email, para o Coordenador do Curso ou para o Núcleo C6 (nucleoc6@ciencias.ulisboa.pt). O Coordenador do Curso enviará, posteriormente, para o aluno a ficha validada. As inscrições nas respetivas unidades curriculares devem respeitar a pré-inscrição validada.
Fichas de pré-inscrição: Informática | Segurança Informática | Ciência de Dados.
- Mestrado em Engenharia Informática: As pré-inscrições iniciam-se no dia 05 de setembro de 2022 - o link de acesso ao Moodle é o seguinte: https://moodle.ciencias.ulisboa.pt/course/view.php?id=3982 (o link dá acesso ao Moodle da FCUL mas aceita convidados).
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Os candidatos ao Mestrado em Geologia devem preencher o seguinte formulário, seguindo as instruções lá expressas. Neste formulário, indicarão quais as unidades curriculares opcionais que gostariam de frequentar (nucleares e livres) no 2.º semestre, por ordem de preferência; com base na compilação de todas as preferências recolhidas e no número de alunos interessados, o Coordenador do Curso validará as UCs opcionais que funcionarão no ano letivo da matrícula e informará os candidatos/alunos antes das inscrições/matrículas efetivas.
O ficheiro excel e um ficheiro pdf, ou cópia impressa, assinados, deverão ser entregues/enviados ao Núcleo de Apoio Administrativo do C6 (nucleoc6@ciencias.ulisboa.pt), até ao dia 30 de setembro.
Sobre Propinas
- O acesso à inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
- A 1.ª prestação da propina é paga no ato da inscrição.
- Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega.
- A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online, na data indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.
- Os alunos que concorreram a Bolsas dos SASUL devem proceder ao pagamento das prestações das propinas já vencidas no prazo de dez dias após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
- Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas, poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.
Documentação necessária
- Declaração Compromisso de Honra (obrigatório);
- Declaração Comunicações e Notificações (obrigatório).
Declarações de matrícula para efeitos de (opcionais):
- Passe SUB23 - solicitar via Fénix em “Pessoal - Serviços - Requerimentos”;
- Comprovativo de matrícula/inscrição - obtenha a sua declaração de matrícula digital, disponível na sua área de ("Aluno > Outros Serviços > Documentos") a partir do dia da inscrição (mais instruções em Declarações de matrícula digitais).
Requerimentos para efeitos de:
- Requerimento de Inscrição em Regime de Tempo Parcial - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços – Requerimentos (“Criar”) – Inscrição em Regime Geral a Tempo Parcial"
- Requerimento Geral;
- Requerimento de atribuição de Estatuto Especial.
Atenção: As declarações e requerimentos que necessitar, devem ser devidamente preenchidos, impressos e assinados e enviados por email para gepg@ciencias.ulisboa.pt.
Cartão de aluno
O cartão de aluno deverá ser solicitado através da plataforma Fénix, após finalização do processo de inscrição. O cartão de aluno pode ou não ter vertente bancária, de acordo com o protocolado com a Caixa Geral de Depósitos.
O procedimento implica a ativação prévia, por parte do aluno, da respetiva Chave Móvel Digital.
Após a finalização da sua matrícula/inscrição, será direcionado diretamente para a página da Caixa Geral de Depósitos.
Consulte em https://caixaonboarding.cgd.pt/ mais informações sobre o processo de adesão e principais vantagens.
Se não solicitou o cartão de aluno através da plataforma online, pode fazê-lo presencialmente no campus de Ciências, entre 19 e 30 de setembro (Edifício C6, 09h00-17h00).
Candidaturas ao programa ISA-FJN
Consulte em https://ciencias.ulisboa.pt/pt/fundacao-jose-neves todas as informações sobre o processo de candidatura ao Income Share Agreement (ISA) da Fundação José Neves.
Contactos para mais informações
Direção Académica
Informações sobre inscrições: gepg@ciencias.ulisboa.pt
Direção de Serviços Informáticos
Informações sobre sobre criação / validação de conta de Aluno: suporte@ciencias.ulisboa.pt
217 500 000 > Ext. 521248