Matrícula e Inscrição
Candidatos da 1.ª fase de candidaturas: 16 a 27 de setembro de 2024
Candidatos da 2.ª fase de candidaturas (apenas para candidatos que iniciam o Doutoramento no 2.º semestre de 2024/25): matrícula/inscrição de 03 a 14 de fevereiro de 2025
Local
Horário
09h30 às 17h00
Processo
A inscrição será feita através do sistema de gestão académica Fénix.
- Aluno FCUL, com conta válida
- Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
- Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/.
- Para os novos alunos
- Antes de iniciar o seu processo de inscrição, irá receber um email e um SMS, no endereço/ número de telemóvel que indicou aquando da sua candidatura, com o login da sua conta de Aluno FCUL e com instruções para definir a sua password.
- Com os dados e instruções que lhe forem enviadas deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e verificar/testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
- Para realizar a matrícula/inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/.
- Consulte o Manual de Apoio às Inscrições.
Avisos
Sobre Inscrições
- A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
- O não cumprimento dos prazos fixados para a inscrição, implica a anulação da aceitação da candidatura.
- Os alunos admitidos e que concluíram cursos fora da FCUL devem apresentar obrigatoriamente, os originais dos Certificados/Diplomas enviados na candidatura, antes das datas das matrículas/inscrições, no Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha B) (consultar horários de atendimento).
- As informações sobre o processo de inscrição são prestadas exclusivamente por email.
Sobre Propinas
- O acesso à matricula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
- No ato da matricula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações).
- A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online, na data indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.
- Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega.
- Os candidatos que tenham requerido a concessão de bolsa de doutoramento devem entregar uma declaração, emitida pela entidade financiadora, comprovativa da concessão da bolsa e data de início da mesma.
- Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas, poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.
Documentação necessária
- Comprovativo/declaração de inscrição - disponível no Fénix na tua área Pessoal – “Serviços - Requerimentos - Passo Final de Inscrição” (ver detalhe), a partir do dia da inscrição.
Requerimentos para efeitos de:
- Requerimento de Inscrição em Regime de Tempo Parcial - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços – Requerimentos (“Criar”) – Inscrição em Regime Geral a Tempo Parcial";
- Requerimentos (diversos assuntos) - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços - Requerimentos (“Criar”) - Requerimentos Diversos - 3º ciclo (Doutoramentos)”.
Cartão de aluno
O cartão de aluno deverá ser solicitado através da plataforma Fénix, após finalização do processo de inscrição. O cartão de aluno pode ou não ter vertente bancária, de acordo com o protocolado com a Caixa Geral de Depósitos.
O procedimento implica a ativação prévia, por parte do aluno, da respetiva Chave Móvel Digital.
Após a finalização da sua matrícula/inscrição, será direcionado diretamente para a página da Caixa Geral de Depósitos.
Consulte em https://caixaonboarding.cgd.pt/ mais informações sobre o processo de adesão e principais vantagens.
Se não solicitou o cartão de aluno através da plataforma online, pode fazê-lo presencialmente no campus de Ciências, entre 16 e 20 de setembro.
A Caixa Geral de Depósitos irá igualmente disponibilizar dois postos de atendimento, no Átrio da Reitoria da ULisboa (de 23 de setembro a 31 de outubro, entre as 10h00 e as 18h00, na entrada da Aula Magna), por forma a receber os alunos no âmbito do pedido de Cartões de Estudante.
Contactos para mais informações
Direção Académica
Informações sobre inscrições: doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt