Pan-European Seal Programme: inscrições 2024-2025

Fotografia de lâmpada e feixes luminosos, em tons de azul
Fotografia de Nejc Soklič na Unsplash

Queres ser um dos candidatos de Ciências ao Pan-European Seal Programme (PES) no European Patent Office (EPO) ou no European Union Intellectual Property Office (EUIPO)?

Acede ao formulário de inscrição AQUI.

O Programa oferece 2 possibilidades:

1. Oportunidade de primeiro emprego no EPO, em Munique (Alemanha), permitindo obter uma experiência única de trabalho numa organização internacional, EPO Pan-European Seal Young Professionals Programme (Pan-Seal YPP);
  2. Estágios remunerados, no EUIPO, em Alicante (Espanha) - Pan-European Seal Traineeship Programme.

As experiências têm a duração de 12 meses, podendo prolongar-se por mais dois anos no EPO com base no méritos e desempenho no primeiro ano, que terá início em meados de setembro de 2024.

Os participantes são integrados nos departamentos de uma das organizações, desenvolvem trabalho de equipa, contam com um sistema de supervisão e usufruem de uma experiência de trabalho multicultural. Também terão acesso a:

Formação online:

1. Cursos de PI e outros temas disponíveis;
  2. Portal de Aprendizagem;
  3. Cursos de idiomas online;
  4. Webinares e eventos.

A quem se destina:

Programa está aberto aos estudantes finalistas de Licenciatura, Mestrado (EUIPO e EPO) e a estudantes regularmente inscritos em doutoramentos (EPO), desde que propostos pelas instituições parceiras do Programa.

Áreas técnicas:

As áreas de formação são variadas com grande predominância nas valências da FCUL, contudo, circunscrevem-se a uma seleção feita pelo EPO e EUIPO em função das suas necessidades. Para o efeito, consulte abaixo as listas:

1.  EPO General Instructions Guidelines e para mais detalhes consulte AQUI;
  2.  EUIPO General Instructions Guidelines.

Requisitos e documentos de pré-candidatura?

1. Ser nacional de um Estado-Membro da União Europeia ou estados candidatos a membros (EUIPO) ou pertencer a um pais membro do EPO;
  2. Ser estudante de uma das áreas de estudo identificadas na lista do EPO ou na lista do EUIPO – ser detentor de comprovativo de aluno finalista de licenciatura ou mestrado do ano letivo 2023/24 (requisito EPO e EUIPO). No caso de ser estudante de Doutoramento, ser detentor de comprovativo de inscrição no ano letivo 2023/2024 (requisito EPO);
  3. Nível mínimo de B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, numa das seguintes línguas: Alemão, Inglês ou Francês (requisito EPO e EUIPO);
  4. Uma carta de motivação, em inglês, que explicite, entre outras coisas a escolha da Organização (EPO ou EUIPO) para que pretende candidatar-se,  bem como a área de trabalho específico selecionada tendo em conta as necessidades da Organização escolhida.

Como posso participar:

Entre 1 e 16 de fevereiro podes inscreve-te (formulário) para participares no processo de pré-seleção da FCUL.

Caso tenhas alguma dúvida contacta o Gabinete de Apoio à Investigação enviando um email para amfaisca@fc.ul.pt.

Os critérios de seleção dos candidatos para a pré-seleção são os seguintes:

1. Mérito académico (média do candidato à data de pré-candidatura);
  2. Possuir um certificado de língua, com um nível mínimo de B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, numa das seguintes línguas: Alemão, Inglês ou Francês;
  3. Avaliação da carta de motivação.

Os resultados da avaliação dos candidatos à pré-seleção, será enviado, por email, até ao dia 23 de fevereiro.

Os candidatos pré-selecionados por Ciências terão:

1. Até 15 de março para submeterem a sua candidatura no site do EPO;
  2. De 1 e 31 de março para submeterem a sua candidatura no site do EUIPO.

Documentos úteis:

EPO Pan-European Seal YPP - General Instruction Guidelines 2024-2025