Pan-European Seal Programme: inscrições 2022-2023

Fotografia e testemunho de participante

Queres ser um dos candidatos de CIÊNCIAS ULISBOA ao Pan European Seal Professional Traineeship Programme (PES)?

Acede ao formulário de inscrição AQUI.

Em que consiste:

O programa oferece estágios remunerados no EPO e no EUIPO. A experiência tem a duração de 12 meses, com início em meados de setembro de 2022.

Os estagiários são integrados nos departamentos do EUIPO, de Alicante, ou do EPO, de Munique, desenvolvem trabalho de equipa e contam com um sistema de supervisão.

Para além disso têm ainda a oportunidade de exposição a uma experiência de trabalho multicultural e acesso a:

• Formação online:
  1. Cursos de PI e outros temas disponíveis;
  2. Portal de aprendizagem;
  3. Cursos de idiomas online;
  4. Webinars e eventos.
  • Outras atividades:
  1. Programa de orientação dos estagiários;
  2. Cursos presenciais de idiomas;
  3. Conferências e eventos.

A quem se destina:

O programa está aberto aos estudantes finalistas de Licenciatura e Mestrado (EUIPO e EPO) e a estudantes regularmente inscritos em Doutoramentos, e a estudantes que tenham obtido algum destes graus, no máximo até há 2 anos (EPO), desde que propostos pelas instituições parceiras do Programa.

Áreas técnicas:

As áreas de formação são variadas com grande predominância nas valências da FCUL, contudo, circunscrevem-se a uma seleção feita pelo EPO e EUIPO em função das suas necessidades.

Consulte a lista de áreas de formação do EPO em EPO Pan-European Seal-General Instructions Guidelines 2022 e do EUIPO em EUIPO Pan-European Seal-General Instructions Gudelines 2022.

Quais os critérios de elegibilidade:

1. Ser nacional de um Estado-Membro da União Europeia ou estados candidatos a membros (requisito EPO e EUIPO). O EUIPO aceita candidatos de outras nacionalidades, mas dará preferência a candidatos da União Europeia;

2. Ser estudante de uma das áreas de estudo identificadas na lista EPO ou lista EUIPO;

3. Ser detentor de comprovativo de aluno finalista de licenciatura ou mestrado do ano letivo 2021/2022 (requisito EPO e EUIPO); ou, se recém-graduado, ser detentor de certificado de conclusão de licenciatura ou de mestrado, com data de conclusão igual ou inferior a 2 anos à data desta pré-seleção (requisito EPO). No caso de ser estudante de Doutoramento, ser detentor de comprovativo de inscrição no ano letivo 2021/2022 (requisito EPO);

4. Nível mínimo de B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, numa das seguintes línguas: Alemão, Inglês ou Francês (requisito EPO e EUIPO);

5. Ser detentor de uma carta de recomendação de um docente do ciclo de estudos respetivo (requisito EPO e EUIPO).

Como pode participar:

Os critérios de seleção dos candidatos para a pré-seleção são os seguintes:

1. Mérito académico (média do candidato à data de pré-candidatura);

2. Possuir um certificado de língua, com um nível mínimo de B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, numa das seguintes línguas: Alemão, Inglês ou Francês.

Os resultados da avaliação dos candidatos à pré-seleção, será enviado, por email, até ao dia 23 de fevereiro.

Os candidatos pré-selecionados por Ciências ULisboa terão:

1. Até 15 de março para submeterem a sua candidatura no site do EPO;

2. De 1 e 31 de março para submeterem a sua candidatura no site do EUIPO.

Documentos úteis:

EPO Pan-European Seal - General Instructions Guidelines 2022