EUIPO/EPO Pan-European Seal Programme

CIÊNCIAS integra, desde Março de 2020, a rede de instituições parceiras do Programa Pan European Professional Traineeship Seal Programme (PES).

Esta adesão traduz-se na possibilidade dos alunos de CIÊNCIAS participarem nas atividades de formação e treino do Programa PES, que é gerido em conjunto pelo European Patent Office (EPO) e pelo European Union Intellectual Property Office (EUIPO).

O seu objetivo é promover e incentivar a criação de uma cultura de proteção da propriedade intelectual na Europa.

As oportunidades oferecidas estão abertas apenas aos alunos propostos pelas instituições parceiras do Programa PES, o que constitui para a comunidade académica de CIÊNCIAS mais uma excelente oportunidade de formação e, eventualmente, de futuro trabalho em organizações de grande prestígio. As áreas de formação são variadas, sendo que muitas se enquadram nas principais valências de CIÊNCIAS, o que torna esta parceria ainda mais atraente.

O Programa PES contempla estágios remunerados no EPO, em Munique e no EUIPO, em Alicante. Os estagiários são integrados nos departamentos do EUIPO de Alicante ou do EPO de Munique, desenvolvem trabalho de equipa e contam com um sistema de supervisão.

Trata-se, na realidade de uma oportunidade de exposição a uma experiência de aprendizagem no ambiente de trabalho, num quadro multicultural (são cerca de 81 as instituições parceiras, de 38 paises) e de acesso a Formação complementar, bem como a outras atividades, como cursos de línguas.

Todos os anos são abertos concursos para estágios, sendo necessário sempre a realização de uma pré-seleção dos alunos candidatos pelas instituições parceiras.

Outras Oportunidades – Exchange Programme

Constitui uma iniciativa subsequente do Pan-Europeu Seal Professional Programme.

Permite aos estagiários PES, no EUIPO, candidatarem-se a uma oportunidade de intercâmbio para um segundo estágio no EPO, bem como permite que estagiários EPO PES se inscrevam para um intercâmbio de estágio no EUIPO.

Se aceites, os estagiários recebem oferta de mais 12 meses de estágio nas instalações do EPO, que começa assim que eles concluem o seu estágio no EUIPO e vice-versa.