Dia Aberto em Ciências

Última Revisão —

A Faculdade volta a abrir portas aos alunos do ensino secundário no próximo dia 3 de maio

ACI Ciências

Paulina Mouralinho é professora de Ciências Naturais e Biologia e dá aulas há cerca de 25 anos. Formada em Ciências, em Ensino da Biologia, participa desde sempre no Dia Aberto em Ciências. “Acho extremamente importante… Os alunos do ensino secundário têm atividades práticas e podem contactar com alunos universitários”, diz a professora, acrescentando que o Dia Aberto “está cada vez mais diversificado em termos de atividades”.

Faltam poucos dias para o Dia Aberto. A Faculdade volta a abrir portas aos alunos do ensino secundário no próximo dia 3 de maio.

A programação inclui diversas atividades. “E se os telhados fossem verdes? O da FCUL já o é”; “HortaFCUL - Um Jardim Alimentício na Faculdade de Ciências”; “Observando ácidos nucleicos”; “Observações da atividade solar”; “O que acontece se o Ártico derreter?”; “Visita ao Campus Solar”; “Ataque a uma rede definida por software” ou “À descoberta da Estatística e da Investigação Operacional” são só alguns exemplos das ações que irão decorrer no campus de Ciências. Algumas já estão esgotadas.


Inês Mota, estudante de Geologia foi uma das monitoras do Dia Aberto o ano passado e em anos anteriores
Fonte ACI Ciências

Ana António, da Escola Secundária de Odivelas esteve no Dia Aberto em Ciências em 2015 e 2016. Ainda não sabia qual o curso que queria seguir, por isso mesmo achava que este tipo de iniciativa podia ajudá-la a decidir bem.

Bruno Bento, aluno da Escola Daniel Sampaio, de Almada, veio pela primeira vez à FCUL, numa visita de estudo. Visitou laboratórios, conduziu um carrinho solar e achou o dia interessante, com muita variedade de coisas para ver e para fazer.

"É de uma enorme importância fazer este Dia Aberto para mostrar as nossas atividades, a nossa oferta pedagógica e sobretudo o ambiente fantástico que se vive aqui em Ciências"
Conversas em Ciências com Pedro Ré

 

 

O elevador que transporta o azoto líquido foi um momento super interessante para Catarina Almeida, aluna da Escola Emídio Navarro. Para a jovem o dia foi “interessante e inovador”. Para Renato Simões, da Escola Daniel Sampaio, de Almada a parte que mais gostou foi sem dúvida a do microscópio. “Foi muito interessante”, disse o estudante com interesse pela Informática, Biologia e Geologia. Já a Laurência Mendes, da Escola de Santo António, no Barreiro, destacou como momentos preferidos a oportunidade de ver bactérias e fungos.

Inês Mota, estudante de Geologia foi uma das monitoras do Dia Aberto o ano passado e em anos anteriores. Gosta de ajudar os alunos, que têm muitas dúvidas sobre o curso, as saídas profissionais, pedindo muitas vezes para contar a sua experiência enquanto aluna. Inês Mota mostrou-se satisfeita com a adesão em massa ao evento.

O ano passado Maria João Tavares, bolseira de investigação do MARE e antiga aluna de Ciências, foi monitora do Dia Aberto em Ciências mostrando algumas das atividades daquele centro de investigação aos alunos do ensino secundário. Para Maria João Tavares “os visitantes mostraram-se interessados”.


A primeira vez que Rute Santos, estudante da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, visitou a faculdade foi para participar numa atividade de Astronomia
Fonte ACI Ciências

O primeiro Dia Aberto de Urmik Mohanlal foi em Ciências, o ano passado. Na época, o aluno do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, teve conhecimento da iniciativa através de um fórum, procurou mais informação sobre o assunto e uma semana antes da iniciativa ter lugar, inscreveu-se. “Foi uma boa experiência. Valeu a pena ter vindo”, contou o jovem que visitou a FCUL juntamente com um grupo de amigos.

“É excelente estar aqui… Estou a adorar”, disse Rute Santos, estudante da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. O ano passado visitou a FCUL com duas amigas. Já conhecia a faculdade, semanas antes tinha participado numa atividade de Astronomia.

"A ideia é o aluno poder explorar as várias áreas..."
Conversas em Ciências com Manuel Valença

Para Inês Santareno, do Colégio Sagrado Coração de Maria, as atividades de Bioquímica, nomeadamente sobre os ácidos nucleicos, foram a melhor parte do Dia Aberto em Ciências. O ano passado inscreveu-se na iniciativa, na sequência de uma visita à Futurália.

Ricardo Parente, da Escola Secundária José Afonso, em Loures, inscreveu-se o ano passado no Dia Aberto em Ciências, um dia antes do evento ter lugar. Um amigo avisou-o da iniciativa e como se interessa por Física, decidiu visitar a FCUL. Considera a iniciativa uma importante ajuda para os alunos.


A programação do Dia Aberto em Ciências inclui diversas atividades. “E se os telhados fossem verdes? O da FCUL já o é" é uma delas
Fonte ACI Ciências

"Muitos dos alunos vão para um curso sem saber o que os espera e muitos não pensam no lado profissional, desta forma têm um primeiro contacto com algumas empresas”, referiu Ivo Miranda, da Delta Soluções, uma empresa de tecnologia sediada no Tec Labs, que recebeu alguns alunos no âmbito da edição do ano passado do Dia Aberto. Para Ivo Miranda o balanço foi positivo: apesar de envergonhados, pareceram interessados. Bruno Santos Amaro, coordenador de projetos do Tec Labs, tentou incutir durante as portas abertas que "o empreendedorismo nesta fase não é criar uma empresa, mas é uma forma diferente de olhar para as coisas e como é que podem usar isso durante o curso”.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Regata Solar Sailors Challenge

Sunwave é um catamarã com menos de 50 centímetros de comprimento, mas revelou grande capacidade para transportar os sonhos dos alunos do agrupamento de escolas Vergílio Ferreira, de Lisboa, que venceram, na passada sexta-feira, a competição Solar Sailors Challenge, em pleno campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS).

Foto de dois saramugos.

Um estudo publicado na revista Freshwater Biology demonstrou que cinco populações de saramugo (Anaecypris hispanica), até agora consideradas extintas em Portugal, continuam a deixar vestígios genéticos em vários afluentes do Guadiana.

Foto de António Vaz Pato e Tiago Silva, guardiões da HortaFCUL

Depois de 16 anos a produzir peras, amoras, maçãs, pêssegos ou até bananas, a HortaFCUL garantiu um prémio de 5000 libras (€5.937) atribuído pela empresa LUSH Cosmetics numa cerimónia que decorreu no dia 29 de maio, em Dorset, no Reino Unido.

Foto aérea da Alameda da Cidade Universitária

O ranking CWUR (Center for World University Rankings) posiciona novamente a Universidade de Lisboa (ULisboa) como líder nacional entre as Instituições de Ensino Superior, classificando-a no 218.º lugar a nível mundial, na 79.ª posição na Europa e entre as 1,1% melhores universidades do mundo.

Postal da Praia da Conceição-Duquesa, em Cascais, 1930

Num contexto em que as alterações climáticas e a erosão costeira colocam desafios crescentes à gestão do litoral, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o U.S. Geological Survey, desenvolveu uma metodologia inovadora que transforma postais turísticos e fotografias históricas em dados científicos sobre a evolução costeira.

Luís Leitão posa para a foto em cima da sua BTT e em frente a um rio

Luís Leitão, estudante do Mestrado em Engenharia Física de Ciências, realizou o seu Erasmus na Sorbonne, em Paris, França, no ano letivo de 2024/2025. Contada assim, a sua história poderia ser uma entre tantas outras de alunos que, a bordo do programa europeu, partem em viagem além-fronteiras para enriquecer os seus estudos mergulhando em diferentes culturas.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

No sábado, 24 de maio, CIÊNCIAS acolheu o evento Technovation Girls Portugal que, pelo 4.º ano consecutivo em Portugal foi coordenado pela Happy Code, tendo como missão direcionar as raparigas para as áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics).

A atividade foi realizada no formato online e promovida pelo Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade.

Em celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado a 28 de abril, CIÊNCIAS promoveu uma sessão especial de ginástica laboral direcionada aos seus docentes e técnico-administrativos.

Foto de Ana Rita Lopes.

Ana Rita Lopes, investigadora do MARE-ULisboa - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente em CIÊNCIAS, foi uma das quatro cientistas galardoadas com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2024.

Foto da assinatura do protocolo.

A Faculdade de Ciências consolida a sua posição de liderança na investigação científica ambiental com a criação da primeira Cátedra em Sustentabilidade de Ecossistemas Subterrâneos – Loulé. Este compromisso conjunto entre ciência, políticas públicas e responsabilidade ambiental corporativa, representa um investimento de 370 mil euros e foi celebrado no passado dia 23 de maio através de um protocolo entre a Faculdade, a Câmara Municipal de Loulé, a FCiências.ID e a empresa Bondstone.

imagem científica

Ganna Rozhnova, líder do Infectious Disease Dynamics Lab do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), polo da Faculdade, coordena um estudo, publicado na revista Nature Communications, que relata o impacto de uma potencial cura do VIH na dinâmica de transmissão do vírus, utilizando um modelo matemático.

Cientistas a bordo do RV Sarmiento de Gamboa

Catarina Guerreiro, investigadora da Faculdade de Ciências e do projeto CHASE, integrou uma expedição, no âmbito do projeto Ocean ICU, com a missão de avaliar o papel da variabilidade regional no Atlântico Oriental na formação das complexas bombas de carbono do oceano.

Luis Carriço e José Manuel Rebordão

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o investigador José Manuel Rebordão reconhecendo o seu impacto na Comunidade de Ciências 2024, e anunciando a nova designação da sala 01.03.23 da FCiências.ID como Auditório José Manuel Rebordão.

Participantes do BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains

BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains ocorreu no passado dia 14 de maio, no campus da Faculdade.

CIÊNCIAS lança Rotas para a Sustentabilidade para promover sistemas alimentares sustentáveis em 17 municípios

A Faculdade de Ciências dá início a uma nova fase do projeto GrowLIFE com o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma iniciativa que visa fortalecer práticas alimentares sustentáveis e promover cadeias curtas de abastecimento em Portugal.

Rita Eusébio

Rita Eusébio é uma das finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal.

Campus da Faculdade

O Dia Mundial da Reciclagem celebra-se a 17 de maio, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para relembrar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Na Faculdade de Ciências acreditamos que cada ação conta. A reciclagem é mais que um hábito, é um compromisso com o futuro. É a prova de que pequenas escolhas, ajudam a transformar o presente num futuro mais sustentável.

Pessoas posam para fotografia

O 1.º Workshop de Investigação na RAEGE Açores ocorreu entre 8 e 11 de maio de 2025 nas instalações da RAEGE na ilha de Santa Maria.

Foto de Manuel Abreu a receber a Menção Honrosa.

O projeto ESPRESSO recebeu uma menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais 2025. A participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no projeto ESPRESSO, através de equipas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, recebeu a única menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais da Agência Espacial Portuguesa (PT Space).

João Duarte assume presidência de divisão da União Europeia de Geociências.

João C. Duarte, coordenador do Doutoramento em Geologia da Faculdade de Ciências e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Presidente da Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural da União Europeia de Geociências (EGU).

Foto de José Mariano Gago

A Faculdade de Ciências reconhece e celebra a excelência dos nossos cientistas que inspiram e impulsionam o avanço contínuo da ciência, conhecimento e inovação.

Tartaruga no oceano

Acaba de ser publicado na revista npj Ocean Sustainability do grupo Nature um artigo liderado por Catarina Frazão Santos, professora da Ciências, que estabelece um novo rumo para a proteção dos oceanos.

Joel Laia

Entrevista com Joel Laia, um dos finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal. O jovem frequenta o programa de doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução.

árvores caídas na Alameda da Universidade

Reflexão sobre o desenho urbano e o planeamento do espaço público: áreas verdes saudáveis requerem complexidade ecológica, e não apenas árvores espalhadas como ornamentos urbanos. Artigo da autoria de António Vaz Pato e David Avelar, guardiões da HortaFCUL

Rita Eusébio e Joel Laia

Esta é já a 3.ª edição que a ULisboa promove e Ciências esteve envolvida desde o início, com estudantes finalistas e premiados em todas as edições.

Páginas