Dia Aberto em Ciências

Última Revisão —

A Faculdade volta a abrir portas aos alunos do ensino secundário no próximo dia 3 de maio

ACI Ciências

Paulina Mouralinho é professora de Ciências Naturais e Biologia e dá aulas há cerca de 25 anos. Formada em Ciências, em Ensino da Biologia, participa desde sempre no Dia Aberto em Ciências. “Acho extremamente importante… Os alunos do ensino secundário têm atividades práticas e podem contactar com alunos universitários”, diz a professora, acrescentando que o Dia Aberto “está cada vez mais diversificado em termos de atividades”.

Faltam poucos dias para o Dia Aberto. A Faculdade volta a abrir portas aos alunos do ensino secundário no próximo dia 3 de maio.

A programação inclui diversas atividades. “E se os telhados fossem verdes? O da FCUL já o é”; “HortaFCUL - Um Jardim Alimentício na Faculdade de Ciências”; “Observando ácidos nucleicos”; “Observações da atividade solar”; “O que acontece se o Ártico derreter?”; “Visita ao Campus Solar”; “Ataque a uma rede definida por software” ou “À descoberta da Estatística e da Investigação Operacional” são só alguns exemplos das ações que irão decorrer no campus de Ciências. Algumas já estão esgotadas.


Inês Mota, estudante de Geologia foi uma das monitoras do Dia Aberto o ano passado e em anos anteriores
Fonte ACI Ciências

Ana António, da Escola Secundária de Odivelas esteve no Dia Aberto em Ciências em 2015 e 2016. Ainda não sabia qual o curso que queria seguir, por isso mesmo achava que este tipo de iniciativa podia ajudá-la a decidir bem.

Bruno Bento, aluno da Escola Daniel Sampaio, de Almada, veio pela primeira vez à FCUL, numa visita de estudo. Visitou laboratórios, conduziu um carrinho solar e achou o dia interessante, com muita variedade de coisas para ver e para fazer.

"É de uma enorme importância fazer este Dia Aberto para mostrar as nossas atividades, a nossa oferta pedagógica e sobretudo o ambiente fantástico que se vive aqui em Ciências"
Conversas em Ciências com Pedro Ré

 

 

O elevador que transporta o azoto líquido foi um momento super interessante para Catarina Almeida, aluna da Escola Emídio Navarro. Para a jovem o dia foi “interessante e inovador”. Para Renato Simões, da Escola Daniel Sampaio, de Almada a parte que mais gostou foi sem dúvida a do microscópio. “Foi muito interessante”, disse o estudante com interesse pela Informática, Biologia e Geologia. Já a Laurência Mendes, da Escola de Santo António, no Barreiro, destacou como momentos preferidos a oportunidade de ver bactérias e fungos.

Inês Mota, estudante de Geologia foi uma das monitoras do Dia Aberto o ano passado e em anos anteriores. Gosta de ajudar os alunos, que têm muitas dúvidas sobre o curso, as saídas profissionais, pedindo muitas vezes para contar a sua experiência enquanto aluna. Inês Mota mostrou-se satisfeita com a adesão em massa ao evento.

O ano passado Maria João Tavares, bolseira de investigação do MARE e antiga aluna de Ciências, foi monitora do Dia Aberto em Ciências mostrando algumas das atividades daquele centro de investigação aos alunos do ensino secundário. Para Maria João Tavares “os visitantes mostraram-se interessados”.


A primeira vez que Rute Santos, estudante da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, visitou a faculdade foi para participar numa atividade de Astronomia
Fonte ACI Ciências

O primeiro Dia Aberto de Urmik Mohanlal foi em Ciências, o ano passado. Na época, o aluno do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, teve conhecimento da iniciativa através de um fórum, procurou mais informação sobre o assunto e uma semana antes da iniciativa ter lugar, inscreveu-se. “Foi uma boa experiência. Valeu a pena ter vindo”, contou o jovem que visitou a FCUL juntamente com um grupo de amigos.

“É excelente estar aqui… Estou a adorar”, disse Rute Santos, estudante da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. O ano passado visitou a FCUL com duas amigas. Já conhecia a faculdade, semanas antes tinha participado numa atividade de Astronomia.

"A ideia é o aluno poder explorar as várias áreas..."
Conversas em Ciências com Manuel Valença

Para Inês Santareno, do Colégio Sagrado Coração de Maria, as atividades de Bioquímica, nomeadamente sobre os ácidos nucleicos, foram a melhor parte do Dia Aberto em Ciências. O ano passado inscreveu-se na iniciativa, na sequência de uma visita à Futurália.

Ricardo Parente, da Escola Secundária José Afonso, em Loures, inscreveu-se o ano passado no Dia Aberto em Ciências, um dia antes do evento ter lugar. Um amigo avisou-o da iniciativa e como se interessa por Física, decidiu visitar a FCUL. Considera a iniciativa uma importante ajuda para os alunos.


A programação do Dia Aberto em Ciências inclui diversas atividades. “E se os telhados fossem verdes? O da FCUL já o é" é uma delas
Fonte ACI Ciências

"Muitos dos alunos vão para um curso sem saber o que os espera e muitos não pensam no lado profissional, desta forma têm um primeiro contacto com algumas empresas”, referiu Ivo Miranda, da Delta Soluções, uma empresa de tecnologia sediada no Tec Labs, que recebeu alguns alunos no âmbito da edição do ano passado do Dia Aberto. Para Ivo Miranda o balanço foi positivo: apesar de envergonhados, pareceram interessados. Bruno Santos Amaro, coordenador de projetos do Tec Labs, tentou incutir durante as portas abertas que "o empreendedorismo nesta fase não é criar uma empresa, mas é uma forma diferente de olhar para as coisas e como é que podem usar isso durante o curso”.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto de Nuno Bandeira.

Nuno Bandeira, químico teórico do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) de CIÊNCIAS, publicou um artigo na Nature Communications em que reafirma o conceito de “ligação química coletiva”

Banner Um ano de CIÊNCIAS em 90 Segundos.

O programa 90 Segundos de Ciência é um projeto de divulgação científica que desde 2016 dá voz aos investigadores portugueses em minuto e meio.

Telescópio Nancy Grace Roman, da NASA.

O telescópio espacial Roman tem uma contribuição da Agência Espacial Europeia, que selecionou para uma das comissões do consórcio norte-americano um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço pela sua experiência no Consórcio Euclid.

Conceção artística do telescópio de raios X Athena.

A Agência Espacial Europeia aprovou o primeiro protótipo de um sistema de precisão para o maior telescópio nos raios X, desenvolvido por uma equipa liderada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Foto de Inês Barroso.

Inês Barroso, alumna de CIÊNCIAS e professora na Universidade de Exeter no Reino Unido, figura na 570.ª posição do Best Female Scientists in the World Ranking da Research.com.

Foto da audiência da Sessão Especial de Natal de CIÊNCIAS.

A 12 de dezembro realizou-se a 1.ª edição da Sessão Especial de Natal de CIÊNCIAS, uma iniciativa dedicada a sensibilizar toda a sociedade, em especial os jove

Última lição de Pedro Miranda, professor de CIÊNCIAS, em sessão de homenagem de jubilação

No dia 11 de dezembro, a biblioteca José Pinto Peixoto do Instituto Dom Luiz (IDL) encheu-se de caras amigas, colegas e ex-alunos para receber a última lição de Pedro Miranda, professor catedrático de CIÊNCIAS e ex-diretor do IDL.

Universidade de Lisboa recebe o Selo de Qualidade Academia Voluntária

No dia 5 de dezembro, a Universidade de Lisboa recebeu o Selo de Qualidade Academia Voluntária, prémio atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Equipa HortaFCUL.

Depois da construção do anfiteatro da FCULresta com pedras de um aterro do Estádio Universitário, a HortaFCUL foi em outubro à Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL) em nova missão de resgate.

O Talent Bootcamp veio a CIÊNCIAS e não podia ter sido um sucesso maior!

Nos dias 6 e 7 de dezembro teve lugar em CIÊNCIAS, a 223.ª edição do Talent Bootcamp que contou com 195 bootcampers inscritos, 107 alunos de CIÊNCIAS e também 174 profissionais de 119 empresas.

O escalo-do-sado foi identificado como uma espécie endémica da bacia do Sado

Sofia Mendes, doutoranda de CIÊNCIAS, no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), é a principal autora do artigo científico publicado recentemente que revela a descoberta de uma nova espécie de peixe de água doce.

João Sequeira na oficina do Cientista Regressa à Escola.

No dia 5 de dezembro, João Sequeira visitou a Escola Básica São João de Brito, escola onde estudou, e uma outra, a Escola Básica Teixeira de Pascoais, para ensinar alunos de duas turmas do 4.º ano tudo sobre a magia de fazer simulações em computador.

Comissão Externa de Aconselhamento de CIÊNCIAS

Em 2024, CIÊNCIAS mantém-se no topo do desempenho científico nas suas áreas de atuação, com a investigação e ensino fundamentados no conhecimento científico.

Participantes do Nighttime Lettter Writing falam em círculo

No dia 21 de novembro, CIÊNCIAS acolheu a primeira edição portuguesa do Nighttime Letter Writing, um evento de escrita de cartas à mão a apelar a doações para alunos com carências económicas.

Foto Frederico Correia Cerqueira.

Frederico Correia Cerqueira, aluno do Mestrado em Engenharia Informática de CIÊNCIAS, e Manuel Santos, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, desenvolveram o projeto BinBot: um robot alimentado por energia solar que pode ser a solução para revolucionar a limpeza urbana, de espaços comerciais, festivais de música e outros eventos.

Equipas do Health Crossing Borders e do Lotus.

Os pitches dos projetos Health Crossing Borders e Lotus foram distinguidos com o 1.º e o 2.º lugar, respetivamente, na categoria de estudantes da competição promovida pela H-INNOVA Health INNOVAtion HUB na Digital Health Summit 2024, que decorreu no Funchal na ilha da Madeira, nos dias 26 e 27 de novembro.

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras de CIÊNCIAS no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), são 3 das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”. 

Alan Phillips, investigador de Ciências, pelo sétimo ano consecutivo na lista de autores mais citados

Alan Phillips, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), desenvolve o seu trabalho na área da Microbiologia e foi, este ano, reconhecido pela 7.ª vez consecutiva como um dos investigadores mais citados a nível mundial na categoria de Ciência Vegetal e Animal, na lista Highly Cited Researchers 2024 da Clarivate Analytics.

GEOxyz

No dia 6 de novembro, a GEOxyz, empresa de referência na área de hidrografia e serviços geofísicos e geotécnicos, abriu oficialmente um novo escritório em CIÊNCIAS.

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Páginas