Dia Aberto em Ciências

Última Revisão —

A Faculdade volta a abrir portas aos alunos do ensino secundário no próximo dia 3 de maio

ACI Ciências

Paulina Mouralinho é professora de Ciências Naturais e Biologia e dá aulas há cerca de 25 anos. Formada em Ciências, em Ensino da Biologia, participa desde sempre no Dia Aberto em Ciências. “Acho extremamente importante… Os alunos do ensino secundário têm atividades práticas e podem contactar com alunos universitários”, diz a professora, acrescentando que o Dia Aberto “está cada vez mais diversificado em termos de atividades”.

Faltam poucos dias para o Dia Aberto. A Faculdade volta a abrir portas aos alunos do ensino secundário no próximo dia 3 de maio.

A programação inclui diversas atividades. “E se os telhados fossem verdes? O da FCUL já o é”; “HortaFCUL - Um Jardim Alimentício na Faculdade de Ciências”; “Observando ácidos nucleicos”; “Observações da atividade solar”; “O que acontece se o Ártico derreter?”; “Visita ao Campus Solar”; “Ataque a uma rede definida por software” ou “À descoberta da Estatística e da Investigação Operacional” são só alguns exemplos das ações que irão decorrer no campus de Ciências. Algumas já estão esgotadas.


Inês Mota, estudante de Geologia foi uma das monitoras do Dia Aberto o ano passado e em anos anteriores
Fonte ACI Ciências

Ana António, da Escola Secundária de Odivelas esteve no Dia Aberto em Ciências em 2015 e 2016. Ainda não sabia qual o curso que queria seguir, por isso mesmo achava que este tipo de iniciativa podia ajudá-la a decidir bem.

Bruno Bento, aluno da Escola Daniel Sampaio, de Almada, veio pela primeira vez à FCUL, numa visita de estudo. Visitou laboratórios, conduziu um carrinho solar e achou o dia interessante, com muita variedade de coisas para ver e para fazer.

"É de uma enorme importância fazer este Dia Aberto para mostrar as nossas atividades, a nossa oferta pedagógica e sobretudo o ambiente fantástico que se vive aqui em Ciências"
Conversas em Ciências com Pedro Ré

 

 

O elevador que transporta o azoto líquido foi um momento super interessante para Catarina Almeida, aluna da Escola Emídio Navarro. Para a jovem o dia foi “interessante e inovador”. Para Renato Simões, da Escola Daniel Sampaio, de Almada a parte que mais gostou foi sem dúvida a do microscópio. “Foi muito interessante”, disse o estudante com interesse pela Informática, Biologia e Geologia. Já a Laurência Mendes, da Escola de Santo António, no Barreiro, destacou como momentos preferidos a oportunidade de ver bactérias e fungos.

Inês Mota, estudante de Geologia foi uma das monitoras do Dia Aberto o ano passado e em anos anteriores. Gosta de ajudar os alunos, que têm muitas dúvidas sobre o curso, as saídas profissionais, pedindo muitas vezes para contar a sua experiência enquanto aluna. Inês Mota mostrou-se satisfeita com a adesão em massa ao evento.

O ano passado Maria João Tavares, bolseira de investigação do MARE e antiga aluna de Ciências, foi monitora do Dia Aberto em Ciências mostrando algumas das atividades daquele centro de investigação aos alunos do ensino secundário. Para Maria João Tavares “os visitantes mostraram-se interessados”.


A primeira vez que Rute Santos, estudante da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, visitou a faculdade foi para participar numa atividade de Astronomia
Fonte ACI Ciências

O primeiro Dia Aberto de Urmik Mohanlal foi em Ciências, o ano passado. Na época, o aluno do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, teve conhecimento da iniciativa através de um fórum, procurou mais informação sobre o assunto e uma semana antes da iniciativa ter lugar, inscreveu-se. “Foi uma boa experiência. Valeu a pena ter vindo”, contou o jovem que visitou a FCUL juntamente com um grupo de amigos.

“É excelente estar aqui… Estou a adorar”, disse Rute Santos, estudante da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. O ano passado visitou a FCUL com duas amigas. Já conhecia a faculdade, semanas antes tinha participado numa atividade de Astronomia.

"A ideia é o aluno poder explorar as várias áreas..."
Conversas em Ciências com Manuel Valença

Para Inês Santareno, do Colégio Sagrado Coração de Maria, as atividades de Bioquímica, nomeadamente sobre os ácidos nucleicos, foram a melhor parte do Dia Aberto em Ciências. O ano passado inscreveu-se na iniciativa, na sequência de uma visita à Futurália.

Ricardo Parente, da Escola Secundária José Afonso, em Loures, inscreveu-se o ano passado no Dia Aberto em Ciências, um dia antes do evento ter lugar. Um amigo avisou-o da iniciativa e como se interessa por Física, decidiu visitar a FCUL. Considera a iniciativa uma importante ajuda para os alunos.


A programação do Dia Aberto em Ciências inclui diversas atividades. “E se os telhados fossem verdes? O da FCUL já o é" é uma delas
Fonte ACI Ciências

"Muitos dos alunos vão para um curso sem saber o que os espera e muitos não pensam no lado profissional, desta forma têm um primeiro contacto com algumas empresas”, referiu Ivo Miranda, da Delta Soluções, uma empresa de tecnologia sediada no Tec Labs, que recebeu alguns alunos no âmbito da edição do ano passado do Dia Aberto. Para Ivo Miranda o balanço foi positivo: apesar de envergonhados, pareceram interessados. Bruno Santos Amaro, coordenador de projetos do Tec Labs, tentou incutir durante as portas abertas que "o empreendedorismo nesta fase não é criar uma empresa, mas é uma forma diferente de olhar para as coisas e como é que podem usar isso durante o curso”.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade dos oceanos.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Prémio Nobel da Física 2024 - John J. Hopfield e a Geoffrey E. Hinton | Prémio Nobel da Química 2024 - Demis Hassabis, John M. Jumper e David Baker

A Inteligência Artificial (IA) tem sido o grande destaque deste ano nos prémios Nobel dedicados à Ciência.

Sólveig Thorsteinsdóttir, Susana Martins e Ana Rita Carlos

Nos últimos três anos e meio, investigadores de dois laboratórios do Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais (CE3C) desenvolveram um estudo inovador, que revela novas informações sobre a distrofia muscular congénita tipo 1A (MDC1A).

Tec Labs Demo Day 2024

O Tec Labs - Centro de Inovação de CIÊNCIAS, espaço de referência na promoção do empreendedorismo científico e tecnológico em Portugal, realizou mais uma edição do aguardado Demo Day.

Utilizador a interagir com ecrã, mostrando os logótipos associados ao PRR

CIÊNCIAS participa nesta nova formação, oferecida pela Universidade de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Formações_no_âmbito_do_Programa_Ferramentas_de_Produtividade_e_Tecnologias_Emergentes

Em outubro arrancam, em CIÊNCIAS, quatro formações do programa ‘IP>AP – Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes’ do Instituto Nacional de Administração, no âmbito da ComCiências.

Novos Alunos de Erasmus para o semestre de 2024/2025

Os novos alunos, de 15 nacionalidades diferentes, foram acolhidos numa sessão de boas-vindas, na sexta-feira, que contou com apresentações do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento, da PSP e do Gabinete de Apoio Psicológico de CIÊNCIAS.

Páginas