Crónica de uma viagem

Diário de bordo - Parte IV

Lançamento do AUV Abyss

Imagem cedida por Fernando Barriga e Sofia Martins

Fernando Barriga
Fonte Sebastian Graber

Prossegue a missão M127 no TAG. Os objectivos estão a ser alcançados, graças ao uso inteligente de uma panóplia impressionante de equipamentos que são quase todos o estado da arte neste tipo de investigação no fundo do mar.

A área cartografada com recurso ao AUV Abyss, com altíssima resolução, vai aumentando, o que muito ajuda na escolha dos locais para lançar o gravity corer, um dos principais objectivos da equipa de Ciências/IDL. Após as tentativas iniciais com insucessos, temos tido, depois, recuperações muito boas, incluindo algumas que excederam os três metros, que é a capacidade nominal do gravity corer que estamos a usar. Obtivemos dois tipos principais de material: (1) lamas castanhas-claras, carbonatadas, e (2) cores espectaculares, vermelho e laranja vivo. Alguns níveis são ricos em sulfuretos, geralmente em pequenos cristais dispersos numa matriz de óxidos de ferro. Num caso ou dois intersectámos níveis com um a dois centímetros de cristais cúbicos de pirite. A proveniência destes níveis com sulfuretos parece ser de chuva de partículas expelidas por campos hidrotermais próximos, ou de movimentações por escorregmento no fundo, ambas a poucas centenas de metros da fonte.

Temos igualmente sedimentos ligeiramente tingidos de laranja ou vermelho, bem mais discretos, que poderão contudo ser mais interessantes em prospecção, por indicarem proveniências mais longínquas. Procuramos ainda sedimentos mais espessos, mais afastados do eixo do rifte, onde possamos ver indícios de impregnações causadas por passagem de material hidrotermal através do sedimento, de baixo para cima. Esta seria a situação de maior interesse para o projecto, e para a qual se apontam igualmente outros meios de prospecção a bordo.


Sofia Martins
Fonte Fernando Barriga

O que temos tido dificuldade é para encontrar tempo para analisar os sedimentos, pois não chegamos para as encomendas, com a preparação de corers e sedimentos a chegarem a ritmo acelerado, nem temos tido tempo para dormir o que gostaríamos.

Com tanta actividade científica, pouco tempo resta para outras coisas. No sábado tivemos um jantar comemorativo do ponto médio da missão, com um belo churrasco comido ao ar livre, com um tempo excelente, no espaço geralmente ocupado pelas manobras do corer e do TV-grab Hybis (colhedor guiado por TV). Ontem fomos visitados por um outro navio oceanográfico, o navio antárctico do Reino Unido James Ross Clark, que, de passagem para Sul, ainda fez um perfil geofísico sobre o TAG.

E por agora é tudo

Fernando e Sofia

Nota da redação: os autores não seguem o atual Acordo Ortográfico.
 


Logotipo do projeto


Logotipo da missão M127

 

Fernando Barriga e Sofia Martins, investigadores do IDL Ciências

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas