Crónica de uma viagem

Diário de bordo - Parte I

Recuperação do AUV Abyss

John Jamieson

Fernando Barriga
Fonte Sebastian Graber

Apenas algumas linhas com notícias do M127, Blue Mining a bordo do RV Meteor.

Há um blog http://www.bluemining.eu/researchcruiseblog/.

O tempo tem estado bom, mar geralmente chão (embora tenhamos agora uma vaga larga que por vezes faz escorregar os objectos para o chão). A comida é muito alemã e quase sem peixe. Por enquanto ainda há saladas e frutas frescas.

Chegámos ontem à noite aqui ao TAG, após uma paragem de algumas horas para testar o AUV Abyss e o TV Grab HyBys (embora não vá em princípio ser usado para colheitas). Ambos necessitaram de afinações quanto a estanquicidade, mas é normal.

Durante o trânsito, a Sofia e eu colocámos todos os nossos equipamentos em posição de serviço e testámo-los. Está tudo pronto para receber o primeiro core, cujas operações devem começar pela meia-noite, para terminarem (core on deck) pelas três da manhã. Depois temos todo o trabalho de extracção de fluido intersticial (NOC) abertura dos cores, subamostragem, colocação de amostras a secar. Tudo isto vai demorar um número ainda indeterminado de horas, suspeito que umas 10. Só depois poderemos correr as amostras nos aparelhos.


Sofia Martins
Fonte Fernando Barriga

Agora estamos a fazer batimetria de precisão com a sonda multifeixe, a colocar OBEM no fundo (Ocean Bottom Electro Magnetic Sensors) e a trabalhar também com o AUV.

Logo que tenhamos registos de obtenção de dados pelos nossos aparelhos, tentaremos enviar para aí, para vermos se é possível o processamento por alguns de vocês (nomeadamente a Jelena). Seria uma boa ajuda. Vamos ver onde é mais rápido e fiável tratar os dados.

E por agora é tudo.

Abraço amigo,

Fernando e Sofia


Logotipo do projeto


Logotipo da missão M127

Nota da redação: os autores não seguem o atual Acordo Ortográfico.

Fernando Barriga e Sofia Martins, investigadores do IDL- Ciências
Natal

Mensagem da direção de CIÊNCIAS para a quadra festiva

Como vai o Pai Natal entregar milhões de prendas? E se alguém estiver com gripe?

Rúben Matos posa para uma foto no edifício C6 da Faculdade de Ciências da ULisboa

Pensar soluções que melhorem a integração dos estudantes de intercâmbio na vida académica, social e cultural das universidades parceiras da Unite!. É este o objetivo do Hackathon Solve & Unite, que se realizará de 6 a 9 de abril de 2026 em Barcelona.

Estudantes assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS

Um convite a revisitar o ano através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer.

Peneireiro-de-dorso-malhado

Mais de 80 por cento das aves de rapina portuguesas podem estar contaminadas por raticidas anticoagulantes.

projeto NarcoWake

Competição de inovação na área da saúde decorreu na Madeira 

Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

Páginas