Artigo divulgado no ESORICS insere-se no projeto DiSIEM

Estudo valida Twitter para cibersegurança

CE divulga projeto liderado por Alysson Neves Bessani, classificando-o como uma história de sucesso no Horizonte 2020

Estudo valida Twitter para cibersegurança

Os investigadores afirmam que o Twitter é uma excelente fonte de informação de cibersegurança e propõem soluções e técnicas para que a recolha de dados seja a mais específica e mais precisa possível a um dado contexto

Unsplash - Philipp Katzenberger

“Follow the blue bird: A study on threat data published on Twitter” insere-se no projeto DiSIEM, coordenado por Alysson Neves Bessani, professor de Departamento de Informática da Ciências ULisboa, e que terminou em agosto de 2019 mas continua a ter grande visibilidade. Esta semana a Comissão Europeia publicou um artigo sobre o projeto e o respetivo consórcio, classificando-o como um caso de sucesso do Horizonte 2020.

“As soluções do DiSIEM foram testadas com sucesso nos centros de operações de segurança da EDP e da Amadeus, duas empresas importantes que operam infraestruturas críticas. Desde que os testes foram realizados, ambas as empresas continuaram a utilizar vários dos componentes do DiSIEM”, pode ser lido no site da Comissão. O artigo cita Alysson Neves Bessani: “A EDP está a utilizar a nossa ferramenta de avaliação de risco hierárquica para fornecer informações de risco globais a diretores de nível C (…) Graças às nossas soluções, a Amadeus melhorou a sua capacidade de evitar que robôs de Internet roubassem os seus dados – o que resultou em poupanças significativas para a empresa” e dá conta da continuidade deste projeto com a criação da empresa Vawlt, sediada no Tec Labs - Centro de Inovação da Faculdade, e destinada a comercializar o sistema de armazenamento seguro multinuvem, mencionando que a empresa emergente assegurou mais de meio milhão de euros em financiamento de pré-arranque da Armilar Venture Partners e emprega atualmente cinco pessoas, incluindo três investigadores do projeto DiSIEM.

Investigadores do LASIGE Ciências ULisboa e do Centre for Software Reliability, da Universidade de Londres, no Reino Unido, apontam várias vantagens para a utilização do Twitter como fonte de notícias e alertas de cibersegurança.

As vantagens do Twitter para cibersegurança são a elevada cobertura de incidentes e dados úteis sobre vulnerabilidades e as informações novas que aparecem tão rapidamente como grande parte das fontes de segurança convencionais e estão descritas no estudo “Follow the blue bird: A study on threat data published on Twitter” da autoria de Fernando Alves, Ambrose Andongabo, Ilir Gashi , Pedro M. Ferreira e Alysson Neves Bessani, apresentado no âmbito do "European Symposium on Research in Computer Security" (ESORICS), no passado mês de setembro, em Guildford, no Reino Unido.

Os investigadores afirmam que o Twitter é uma excelente fonte de informação de cibersegurança e propõem soluções e técnicas para que a recolha de dados seja a mais específica e mais precisa possível a um dado contexto, e que se mantenham atualizadas face ao crescente aumento de ataques informáticos. Antevê-se, inclusive, grande utilidade na proteção de importantes infraestruturas, como redes de distribuição elétrica ou hospitais.

Este trabalho compara a publicação de dados de cibersegurança na Internet, nomeadamente em plataformas especializadas (bases de dados de vulnerabilidades) e na rede social Twitter. Os resultados principais mostram que estas fontes de dados devem ser usadas em conjunto, e que o Twitter as deve complementar como fonte de notícias de cibersegurança.

Os autores comparam uma série de características dos conteúdos de bases de dados de vulnerabilidades e de publicações acerca de cibersegurança no Twitter, nomeadamente: completude (que vulnerabilidades são publicadas), rapidez (quão mais cedo a informação é disponibilizada), e caracterização (para cada vulnerabilidade, quão extensiva é a descrição dada e que ações podem ser tomadas a partir daí).

Atualmente, esta equipa tenta resolver o problema de encontrar automaticamente as contas do Twitter que fornecem as melhores informações sobre cibersegurança.

Esquema
As vantagens do Twitter para cibersegurança são a elevada cobertura de incidentes e dados úteis sobre vulnerabilidades e as informações novas que aparecem tão rapidamente como grande parte das fontes de segurança convencionais 
Imagem cedida pelos autores

ACI com LASIGE Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Painel de participantes na conferência

Decorreu entre 3 e 6 de junho de 2025, em Nice, o congresso internacional “One Ocean Science Congress” (OOS2025), um Evento Especial dedicado à Ciência da terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (

Sara Magalhães é professora de CIÊNCIAS

Sara Magalhães, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais na (CE3C), vai assumir a presidência da ESEB até 2029

Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos distinguem investigadores de CIÊNCIAS

O Pavilhão de Portugal acolheu a 25 de junho a Cerimónia de Entrega da edição de 2025 dos Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, nos quais foram distinguidos um total de 10 investigadores da Faculdade de Ci

Evaristo.ai é um agente digital que tem por inspiração uma personagem do Pátio das Cantigas

Evaristo.ai tem por inspiração uma personagem do filme “Pátio das Cantigas”, mas é também o nome do novo agente digital que acaba de ser lançado pelos laboratórios de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) com o objetivo de voltar a fazer história na língua portuguesa.

Com a época de exames a bater à porta, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) aproveita para fazer a revisão da matéria dada e revela, pela voz de uma especialista na área, o que podem fazer os estudantes para melhorar o desempenho na hora de responder a um teste.

Cerimónia de entrega de prémios da Semana Verde da UE de 2025

O projeto Life Desert-Adapt ganhou um dos três prémios atribuídos durante a Semana Verde da UE de 2025, numa cerimónia que decorreu a 3 de junho em Bruxelas.

Páginas