Verão na ULisboa em Ciências

Durante duas semanas, estudantes do ensino básico e secundário conheceram o ambiente da Faculdade e os métodos de trabalho dos cursos aqui lecionados

ACI Ciencias

Geometria no Laboratório, Clonagem Molecular, Laboratórios de Programação em Scratch, A Engenharia Geoespacial e os Modelos 3D do espaço urbano. Estas são apenas algumas das atividades em que estudantes do 7.º ao 9.º ano e do 10.º ao 12.º ano, de diferentes escolas, participaram durante a quarta edição do Verão na ULisboa em Ciências.

Durante duas semanas 115 alunos (75 alunos do 10.º ao 12.º ano na primeira semana; 40 alunos do 7.º ao 9.º ano, na segunda) participaram em experiências, jogos, visitas e workshops, na Faculdade e no campus da ULisboa.

“É uma semana fantástica. Perceber aquilo que se faz nos diferentes departamentos é uma mais-valia para todos nós. Para além disso, gostei muito dos monitores! Fiz aqui muitos amigos ”, declara Andreia Rodrigues, aluna do 11.º ano do Externato Penafirme.

A acompanhar os estudantes estiveram oito monitores, alunos das áreas de Biologia e Química, da Faculdade. Orientar os alunos pelos diferentes departamentos, esclarecer dúvidas sobre a Faculdade e os cursos e tornar a experiência destes estudantes tão enriquecedora quanto possível foi o desafio que lhes coube.

“Todos os monitores têm uma grande paixão pela Faculdade e é essa paixão que tentamos transmitir aos mais novos. Se eles querem ser cientistas, este é um dos melhores sítios para se formarem. É isso que transmitimos ao longo da iniciativa”, explica Ana Santos, estudante do mestrado em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento e coordenadora dos monitores do Verão na ULisboa em Ciências.

O Verão na ULisboa é uma iniciativa da Universidade que permite que estudantes do ensino básico e secundário experimentem as diferentes escolas antes de decidirem que curso e faculdade escolher. Durante uma semana, cada escola oferece um plano completo de atividades para mostrar os conhecimentos básicos, as tarefas práticas e os métodos de trabalho dos cursos lecionados.

Comentários dos participantes

“É interessante descobrir em que áreas a Ciência se aplica. Este é um bom programa para isso mesmo. Não vim com colegas, mas já fiz muitos amigos. Gosto muito disto”
Afonso Machado, Colégio Moderno, 7.º ano

“Fui à Futurália e foi aí que encontrei informação sobre este programa. Estou mesmo a gostar. Sobretudo, de perceber como funciona uma faculdade”
Leonor Almeida, Escola Secundária Dr. José Afonso, 8.º ano

“Senti que precisava de começar a perceber a realidade universitária. Acho que Ciências é a área mais abrangente e decidi vir aqui conhecer as opções existentes. Adoro a área da Genética, mas gostei muito de Biofísica e Biomédica, Matemática e Estatística Aplicada. Foi aqui que descobri estas áreas que me eram distantes e que agora também gosto bastante”
Diana Santos, Colégio de São Tomás, 8.º ano

“Gosto bastante de Ciências e este programa pareceu-me muito adequado, pois definitivamente vou seguir esta área. Gostei de todas as atividades da semana”
João Alves, Escola Secundária de Vergílio Ferreira, 10.º ano

“Tinha conhecido já outra faculdade e gostei da experiência. Por isso, decidi repetir, voltar a outra faculdade. Conheci as diversas áreas, mas continuo fascinado com a Matemática e a Física, acho-as mais desafiantes. Daqui a uns anos, quem sabe, serei eu a estar aqui como estudante”
Guilherme Neves, Colégio do Oriente, 8.º ano

A reportagem da iniciativa, realizada pela Universidade de Lisboa, pode ser vista aqui

Raquel Salgueira Póvoas, Área de Comunicação e Imagem
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Verão na ULisboa em Ciências
ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Páginas