Edições Anteriores

Edição 2016

Fotografias disponíveis nos álbuns fotográficos do Facebook de Ciências  e no Facebook da ULisboa.

A edição de 2016 do iniciativa 'Verão na ULisboa' decorreu nas semanas de 27 de junho a 1 de julho e de 4 a 8 de julho.

Edição 2015

Fotografias disponíveis nos álbuns fotográficos do Facebook de Ciências  e no Facebook da ULisboa.

Fonte: GCIC
Legenda: Participantes da semana "Investigar Ciências"

Fonte: GCIC
Legenda: Participantes da semana "Descobrir Ciências"

“Conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica” é o objetivo da ULisboa com o seu programa de verão – Verão na ULisboa. Durante duas semanas, os alunos que vão frequentar o 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º anos de escolaridade inscreveram-se numa das faculdades que fazem parte do universo da Universidade de Lisboa. Exploraram uma realidade diferente da que estão acostumados e que em breve lhes será próxima.

Ciências participou nas duas primeiras edições do Verão na ULisboa. Este ano, o número de participantes aceites no programa da Faculdade de Ciências aumentou, tendo a 1.ª semana contado com 60 alunos, e a 2.ª com 25. A 1.ª semana com o título “Investigar Ciências” acolheu alunos do ensino secundário, e a 2ª semana, “Descobrir Ciências”, envolveu alunos do 8.º e 9.º ano de escolaridade. Em 2014, no total das duas semanas, participaram 40 estudantes. 

Todos os departamentos da Faculdade abriram as portas para que os estudantes visitassem e desenvolvessem as atividades científicas planeadas.

“Diversos docentes participaram ativamente no programa desenvolvendo um plano muito completo de atividades que tiveram como principal finalidade dar a conhecer os métodos de trabalho na universidade e as várias áreas científicas e cursos lecionados na FCUL. O programa foi um enorme sucesso, como ficou bem patente nos inquéritos dos alunos que nos visitaram”, refere o sub-diretor da Faculdade, Pedro Ré.

Gonçalo Fonseca, de 16 anos, vindo da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, explicou que esta experiência nova fez com que “todos se divertissem muito nas atividades práticas e aprendessem também com as atividades mais teóricas”.

O objetivo do João Louro, de 16 anos, da Escola Secundária Padre António Vieira era, para além de aprender, “conhecer pessoas novas” . Conseguiu fazê-lo e ficou ainda mais certo quanto à sua opção para ingresso no ensino superior: “quero seguir Biologia e esta Faculdade é a opção”.

Fonte: GCIC
Legenda: Durante a iniciativa houve monitores, alunos atuais de Ciências, a acompanhar os "futuros colegas"

A acompanhar os estudantes do ensino secundário estiveram monitores - quatro alunos da Faculdade de Ciências, escolhidos pelas suas competências no acompanhamento e motivação de jovens. No fim da iniciativa, a Mariana, a Patrícia, o Bernardo e o Bruno também partilharam o que foi para eles esta experiência: “foram duas semanas bastante atarefadas, passámos por várias áreas: física, matemática, biologia, e muitas outras. Conhecemos alunos de todo o país, sempre interessados e cheios de perguntas. Sem dúvida que nos divertimos e que não foi só sobre ‘ciência’ que aprendemos.”

Em ambas as semanas decorreu uma atividade desportiva no Estádio Universitário de Lisboa seguida de um jantar convívio. Todos Os grupos que participaram nos programas das diferentes faculdade reuniram-se e tiveram oportunidade de se conhecer e partilhar experiências.

Um verão diferente, com Ciências a proporcionar novas experiências.

Até breve!

 

Edição 2014

 

Fotografias disponíveis nos álbuns fotográficos do Facebook de Ciências - 1.ª semana2.ª semana  e no Facebook da ULisboa.

“Conhecer e experimentar o ritmo e espírito da vida académica” foi a proposta feita pela ULisboa, neste verão. Durante duas semanas, alunos dos ensinos básico, dos 8.º e 9.º anos, e secundário, dos 10.º, 11.º, 12.º anos, foram, veterinários, artistas plásticos, arquitetos, biólogos, advogados, escritores, engenheiros, entre outras profissões.

No total foram 21 os programas com diferentes atividades científicas, lúdicas e desportivas, à disposição dos estudantes, distribuídos pelas duas primeiras semanas de julho.


Fonte: ULisboa, por Dário Hipólito
Legenda: O Verão na ULisboa é uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade de conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica

 

Faculdade de Ciências da ULisboa participou nas duas semanas desta iniciativa convidando os alunos a “Investigar Ciências” na 1ª semana e, na 2.ª semana, a “Descobrir Ciências”.

Miguel Gonçalves, coordenador do Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura (GCIC) de Ciências, deu conta do processo de preparação do evento: “em Ciências, tudo foi preparado ao pormenor para que estes ‘futuros alunos’ pudessem desfrutar ao máximo esta sua experiência universitária, para muitos a primeira, de uma forma prática, objetiva mas também divertida”.


Fonte: ULisboa, por Dário Hipólito
Legenda: Os laboratórios de Ciências abriram-se para que os estudantes pudessem experimentar, investigar e descobrir

Organizadas por áreas científicas, as semanas foram diversificadas em atividades. Quarenta “cientistas”, entre os 13 e os 16 anos, trocaram ideias com especialistas, manusearam equipamentos laboratoriais, participaram em workshops e atividades práticas, realizaram experiências, discutiram resultados e chegaram a conclusões.

“[Os estudantes] foram surpreendidos com conhecimento e confrontados com técnicas e laboratórios que os motivaram para voos mais altos. Isso transpareceu nos diálogos e atitudes, particularmente nos alunos do Ensino Secundário, [através] da dinâmica criada nos pequenos grupos, no gosto pelas experiências montadas, além do interesse geral pela ciência”, explicou o professor do Departamento de Física, Rui Agostinho.


Fonte: ULisboa, por Dário Hipólito
Legenda: "A avaliar pela satisfação no final das duas semanas, foi fácil constatar que alguns tinham pena de o tempo ter passado tão rápido", comentou o coordenador do GCIC

Inês Ferreira, do 9.º ano da Escola Secundária Moinhos da Arroja, sempre gostou de ciências, quis “descobrir mais sobre esta temática”, e inscreveu-se no Verão da ULisboa. A área de maior interesse para si é a Biologia. Durante a sua passagem pela Faculdade quis perceber se seria esta a área a seguir no futuro. No final da semana, comentou: “consegui perceber que é mesmo isto que quero porque, para além das atividades, conversei com os monitores que me deram resposta a imensas dúvidas e curiosidades que trazia”.

Na área das Ciências da Vida e da Saúde, entre outras atividades, os alunos experimentaram a manipulação e clonagem molecular para estudo da função génica. Nas Ciências Físicas, compreender as aplicações dos lasers nas lentes oculares ou observar manchas solares com o telescópio, foram alguns dos desafios que entusiasmaram os jovens.


Fonte: ULisboa, por Dário Hipólito
Legenda: Durante duas semanas, os professores, investigadores e alunos de Ciências responderam às questões e curiosidades dos jovens cientistas

Como é que o planeta Terra funciona desde o núcleo até à estratosfera? Como se desenvolve o aproveitamento da energia solar?, foram algumas das questões a que os alunos obtiveram resposta na área das Ciências da Terra e do Ambiente.

No que respeita às Ciências Químicas e Matemáticas, manipular elementos químicos que constituem a matéria, resolver enigmas matemáticos e compreender possíveis aplicações da Estatística e da Matemática no quotidiano, por exemplo, captaram a atenção dos participantes.


Fonte: ULisboa, por Dário Hipólito
Legenda: Organizadas por áreas científicas, as semanas foram diversificadas em atividades

Nos dias dedicados às Tecnologias da Informação e Comunicação, os estudantes entraram no domínio da arquitetura de computadores e configuração de redes, superaram os diferentes desafios de programação que os engenheiros informáticos prepararam e compreenderam como a multimédia afeta o dia-a-dia da sociedade.

“Diversão”, “aprendizagem” e “experiência”, foram as palavras escolhidas por Ana Rita Ruivo, do 12.º ano da Escola Secundária Quinta do Marquês, para caraterizar a semana passada em Ciências. Para ela, passar alguns dias do seu verão aqui foi importante porque a ajudou a “clarificar que [assuntos] correspondem aos [diferentes] cursos” e também porque lhe permitiu “ [ter contacto com] experiências que nunca tinha feito”. Para além disso, a estudante de 16 anos reforçou as relações de amizade: “consegui fazer amizades com quase todos os colegas. Para melhorar este grupo, tivemos uns monitores ótimos, que nos apoiaram em tudo e que de certeza ficarão na nossa memória”. 


Fonte: ULisboa, por Dário Hipólito
Legenda: Nos dias dedicados às Tecnologias da Informação e Comunicação, enre outras atividades, os estudantes entraram no domínio da arquitetura de computadores e configuração de redes

O coordenador do GCIC acrescentou ainda que “a avaliar pela satisfação no final das duas semanas, foi fácil constatar que alguns tinham pena de o tempo ter passado tão rápido. [Percebeu-se que, para eles,] tinha sido uma experiência incrível que não se importariam de repetir”.

A reforçar esta satisfação, Dário Hipólito, aluno do mestrado em Biologia da Conservação e monitor central das atividades em Ciências, declarou: “o mais marcante é ouvir ‘é para aqui (FCUL) que eu venho!’”, é sinal que conseguimos passar algo e cativá-los”. Para Dário, outro aspeto importante do evento foi “passar a mensagem de que têm um longo futuro à frente mas que existem instituições, como a nossa, que estão de braços abertos para os receber e os guiar ao longo de vários anos”. Por isso, deixou a mensagem a todos os que acompanhou durante duas semanas: “os sonhos são para realizar senão para quê sonhar? Não desistam do que querem, mas sempre com respeito e humildade”.


Fonte: ULisboa, por Dário Hipólito
Legenda: Para além dos ensinamentos adquiridos, o Verão na ULisboa permitiu a interação de alunos de diferentes escolas

Para além das atividades desenvolvidas nas escolas, os participantes visitaram o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, realizaram atividades desportivas no Estádio Universitário de Lisboa e um jantar convívio, onde se reuniram todos os grupos divididos pelas diferentes escolas da ULisboa.

Cada estudante recebeu um diploma de participação, - “o primeiro diploma que receberam de uma universidade, agora já podem dizer que são 'diplomados’”, como referiu, em jeito de brincadeira, o subdiretor da Faculdade, professor Pedro Ré.

Terminado o Verão na ULisboa, resta acrescentar que ao longo do ano as portas estarão sempre abertas para que todos possam continuar a descobrir e aprender com Ciências.

As fotografias com alguns dos momentos que marcaram a iniciativa estão disponíveis nos álbuns fotográficos do Facebook de Ciências – 1.ª semana e 2.ª semana -, e no Facebook da ULisboa.

Assista ainda à reportagem do Verão na ULisboa nas diferentes escolas no vídeo a seguir apresentado.