“É um velho sonho”, comenta Rui Agostinho, professor do Departamento de Física de Ciências da ULisboa e diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, por ocasião do lançamento do ciclo Noites de Ciências, Noites de Luz.
O dinamizador das Noites do OAL está especialmente feliz por conseguir implementar na Faculdade de Ciências da ULisboa a primeira de nove noites, que visa celebrar o Ano Internacional da Luz.
“É de certa forma uma novidade para a Faculdade de Ciências”, refere Rui Agostinho. As atividades incluem uma exposição e uma palestra, são gratuitas e interativas. A palestra pode ser seguida através da Internet e os participantes podem acompanhar a sessão de perguntas/respostas, mesmo à distância. Para o organizador das Noites de Ciências, Noites de Luz esta é uma forma informal de transmitir o conhecimento que se faz nesta casa.
A próxima iniciativa acontece a 29 de maio. Para essa noite estão previstas observações astronómicas, acompanhadas por Rui Agostinho e a palestra “A Luz na História da Ciência”, apresentada pelo investigador de Ciências da ULisboa, Henrique Leitão.
De acordo com o comunicado de imprensa, divulgado por Ciências da ULisboa, esta iniciativa tem o apoio da Associação dos Estudantes de Faculdade de Ciências de Lisboa e da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).