Highly Cited Researchers da Clarivate Analytics

“Orgulho-me por promover a Faculdade e a Universidade no palco mundial da ciência”

Alan Phillips distinguido pelo 4.º ano consecutivo como um dos cientistas mais citados a nível mundial na área da Ciência Vegetal e Animal

Última Revisão —
Imagem abstrata relacionada com o cartaz promocional do ranking

Clarivate Analytics publicou o primeiro índice em 2015 com o intuito de identificar os investigadores com maior influência na atualidade, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares

Clarivate Analytics
Alan Phillips
Alan Phillips
Imagem cedida por AP

A par do reconhecimento alcançado na lista World’s Top 2%, Alan Phillips é distinguido, pelo 4.º ano consecutivo, como um dos cientistas mais citados na área da Ciência Vegetal e Animal a nível mundial, pelo Highly Cited Researchers da Clarivate Analytics, uma empresa norte-americana especializada em gestão de informação científica.

“Orgulho-me por poder ajudar a promover a Faculdade e a Universidade no palco mundial da ciência”, diz o investigador do Departamento de Biologia Vegetal da Ciências ULisboa e do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), sediado e coordenado pela Faculdade, que se sente honrado com estas classificações, ainda que para si o mais importante seja a relevância e a utilidade deste trabalho para outros investigadores.

“Fico especialmente feliz por saber que os meus trabalhos publicados têm ajudado outras pessoas a desenvolverem as suas linhas de investigação, contribuindo diretamente para uma maior compreensão do assunto e fornecendo soluções para problemas”, declara Alan Phillips, o único investigador da Ciências ULisboa a alcançar esta classificação este ano. Ao nível da ULisboa além de Alan Phillips, também José Bioucas-Dias (1960-2020) figura na lista deste ano.

“Fico especialmente feliz por saber que os meus trabalhos publicados têm ajudado outras pessoas a desenvolverem as suas linhas de investigação, contribuindo diretamente para uma maior compreensão do assunto e fornecendo soluções para problemas.”
Alan Phillips

A Clarivate Analytics publicou o primeiro índice em 2015 com o intuito de identificar os investigadores com maior influência na atualidade, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares. De acordo com a Rádio Alto Ave, a lista de 2021 inclui 6.602 cientistas de mais de 70 países, 16 deles afiliados a instituições portuguesas. O estudo publicado este mês incide no período 2010/2020 e apenas sobre os artigos altamente citados, isto é, que representam 1% do que se publica no mundo e para 21 áreas de conhecimento. Os países mais representados neste índice são os EUA (2.622 cientistas), China (935), Reino Unido (492), Austrália (332) e Alemanha (331). Portugal surge em 15.º lugar europeu e 30.º no mundo. A lista inclui 24 prémios Nobel e a Universidade de Harvard, nos EUA, lidera no volume de cientistas (214).

“Hoje em dia, a publicação de ciência é um grande negócio. Mais do que nunca, estamos sobrecarregados de informações, algumas mais úteis do que outras. Por essa razão, sempre disse aos meus alunos que deveriam publicar não para progredir nas suas carreiras, mas para desenvolverem a ciência”, reflete Alan Phillips, acrescentando que os artigos que publicam devem ser relevantes, úteis e atrativos para outras pessoas, dessa forma serão citados, deixando por fim conselhos aos mais jovens, que pretendem enveredar um dia por esta área. “Investigar não é apenas ‘brincar’ num laboratório fazendo coisas divertidas, é preciso muito trabalho duro e dedicação para ter sucesso, e às vezes pode ser incrivelmente frustrante”, declara, concluindo que "se estiverem preparados para se esforçar, a recompensa de saber que estão a contribuir para uma maior compreensão do mundo vale todo o trabalho árduo".

“Hoje em dia, a publicação de ciência é um grande negócio. Mais do que nunca, estamos sobrecarregados de informações, algumas mais úteis do que outras. Por essa razão, sempre disse aos meus alunos que deveriam publicar não para progredir nas suas carreiras, mas para desenvolverem a ciência.”
Alan Phillips

Ana Subtil Simões, Área Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Formações C-Academy

É já em setembro que o campus de CIÊNCIAS vai ser palco de duas formações do programa ‘C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança’ do Centro Nacional de Cibersegurança.

Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho, 67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Páginas