2.as Jornadas de Voluntariado de Ciências

“Não é necessário fazer muito para ter um reflexo positivo muito grande!”

Nas 2.as Jornadas de Voluntariado de Ciências, pretendeu-se juntar no mesmo espaço associações de voluntariado, voluntários, beneficiários, professores e estudantes de Ciências, para abordar a temática

ACI Ciências

Ciências promove a educação dos estudantes através da prática da investigação. Os alunos que optam por frequentar a unidade curricular Voluntariado Curricular têm ainda a possibilidade de complementar essa formação com a vertente de responsabilidade social e de cidadania ativa. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento pessoal dos discentes, aumentando a consciência social sobre o mundo envolvente.

Nas 2.as Jornadas de Voluntariado de Ciências, que aconteceram em março, pretendeu-se juntar no mesmo espaço associações de voluntariado, voluntários, beneficiários, professores e estudantes de Ciências com dúvidas sobre a disciplina e curiosidade pela experiência de outros colegas que dela já fizeram parte.

A iniciativa incluiu expositores com fotografias, bancas com flyers informativos e em alguns casos trabalhos manuais realizados pelos utentes dessas associações. Para além disso, no evento participaram membros dessas instituições prontos a esclarecer dúvidas e estudantes de Ciências, que testemunharam algumas dessas experiências. Este foi o ambiente criado para mostrar aos estudantes “uma série de realidades que nem sempre conhecem”, dizem as responsáveis pela organização das Jornadas, Luísa Cyrne, professora do Departamento de Química e Bioquímica e Ana Atouguia, coordenadora do Gabinete de Empregabilidade, acrescentando que “por vezes não é necessário fazer muito para ter um reflexo positivo muito grande!”.

A unidade curricular iniciou-se este ano letivo. Atualmente é uma das 32 disciplinas de Formação Cultural, Social e Ética. No 1.º semestre participaram sete estudantes, no 2.º semestre 23. O maior número de estudantes inscritos nesta disciplina – 21 - é de Bioquímica; seguindo-se Matemática Aplicada com cinco estudantes; e Matemática, Estatística Aplicada, Engenharia Biomédica e Biofísica, Biologia com um estudante cada. No ano letivo 2017/2018 foram submetidas até ao passado dia 12 de abril 40 candidaturas.

Atualmente Ciências tem acordos com 14 instituições/associações de voluntariado parceiras, que acolhem os estudantes e que por sua vez são apoiados por tutores, professores de Ciências que acompanham o período de voluntariado. Este ano letivo 21 docentes foram designados tutores. No próximo ano letivo cerca de 35 professores disponibilizaram-se para assumir essas funções. O Gabinete de Empregabilidade prevê que em 2017/2018 cerca de 40 estudantes possam frequentar a disciplina.

Insitituições e Associações parceiras

Crescer Bem                                                       

Companhia de Santa Teresa de Jesus

APN                                                                   

Convento dos Cardaes

APSA                                                                 

Sonha, Faz e Acontece

Candeia                                                             

 Obra Social Irmãs Oblatas Santíssimo Redentor

Centro Social e Paroquial de Barcarena                 

Refood Lumiar

CSPCG                                                               

SPOT – Epic Student Associação

Centro Social e Paroquial São João das Lampas    

Fundação "O Século"

Centro Social e Paroquial São Tomás de Aquino

De acordo com Luísa Cyrne e Ana Atouguia, o Voluntariado Curricular em Ciências “oferece aos estudantes a possibilidade de enriquecer e complementar a formação técnica e científica com a vertente de responsabilidade social e de cidadania ativa, aumentando a consciência social sobre o mundo envolvente”, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento pessoal.

Carolina Matos, estudante do 3.º ano de Biologia, fez voluntariado extracurricular no 1.º semestre deste ano letivo. Soube da existência desta unidade curricular através das 1as Jornadas de Voluntariado em Ciências em 2016. Decidiu informar-se e avançar.

“Achei o conceito de fazer voluntariado estando ligada à Faculdade uma forma bastante interessante de conseguir concretizar esse meu desejo de ajudar mais pessoas e decidi inscrever-me”, diz Carolina, que destaca não só o enriquecimento pessoal alcançado, como as competências sociais e profissionais que esta experiência lhe proporcionou. "Hoje, valorizo mais aquilo que tenho e fiquei com uma consciência maior das dificuldades por que algumas pessoas passam. Aprendi a organizar melhor o meu tempo e a fazer um planeamento de tarefas, uma vez que tinha de conciliar o tempo de estudo com o tempo de voluntariado e melhorei também as minhas capacidades de comunicação”, conclui.

A Crescer Bem – associação que em parceria com a área de apoio social agiliza competências de forma a potenciar o bem-estar das famílias menos protegidas -, acolheu-a. Aqui, desempenhou trabalhos tais como dar conta da missão da associação, divulgação e angariação de sócios, gestão de armazém, e, também, vestir a mascote em eventos da Associação.

Aos estudantes de Ciências e a todos os estudantes que pretendam um dia fazer voluntariado, Carolina reforça: “um dos maiores objetivos que devemos ter enquanto estudantes universitários é desafiarmo-nos a experimentar novas ‘coisas’. Através desta via conseguem fazer isso mesmo, sendo uma aprendizagem que só vos irá valorizar enquanto estudantes e ser humanos”.

Também para Joana Brázio, aluna de Matemática Aplicada e voluntária na APN - Associação Portuguesa de Neuromusculares, foi uma experiência espetacular, que espera repetir brevemente. “É algo que vou levar para a vida, que me fez crescer imenso. Aconselho vivamente a experimentarem! É normal haver receio, também tive, mas tudo passou e o que perdurou foi uma sensação de realização única”, refere.

O colega Francisco Cristóvão Agostinho acompanhou-a nesta experiência. “Conheci pessoas novas, pessoas que sei que irão ficar na minha memória durante muito tempo. Acho que isso é o mais importante, pois significa que elas de alguma forma nos marcaram”, conta o jovem aluno de Matemática, para quem é maravilhoso ajudar quem mais precisa. “O facto de estar a conviver com pessoas que não vivem diariamente a mesma realidade que eu, fez-me pôr as coisas em perspetiva e pensar na vida de uma outra forma! Só por isso, já sinto que tirei algo de positivo da minha participação. Mas também, ser voluntário, para além de estar a ajudar os outros, é também isso mesmo: contactar com outras realidades e fazer-nos pensar de outra forma”, conclui o voluntário da APN - Associação Portuguesa de Neuromusculares.

Mais informações:

Gabinete de Empregabilidade /Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno
Tel.: (+351) 217 500 457 | Ext. 25313 / 25338  
Email:emprego@ciencias.ulisboa.pt

Raquel Salgueira Póvoas, Área de Comunicação e Imagem
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Atividades do Dia Aberto

A 24.ª edição do Dia Aberto juntou mais de 2500 alunos dos ensinos básico e secundário de cerca de 350 escolas de norte a sul do País e dos Açores, no passado dia 7 de maio, sob o mote explora, experimenta e decide. O programa incluiu cerca de 150 atividades, como visitas guiadas, experiências científicas, palestras sobre cursos, conversas com alunos e professores, speed-datings com cientistas e jogos, entre outras iniciativas lúdicas e interativas. Leia os testemunhos de quem participou no evento e consulte a fotogaleria.

Cecília Rodrigues, Luís Carriço, Conceição Freitas e Luis Ferreira

Conceição Freitas, professora da Faculdade, tomou posse como presidente do Conselho Científico (CC) da CIÊNCIAS, no passado dia 7 de maio, na Reitoria da ULisboa. Este é o segundo mandato de Conceição Freitas como presidente do CC.

Jorge Relvas e Rui Agostinho

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o professor aposentado Rui Agostinho reconhecendo o seu impacto na sociedade 2024. A apresentação da distinção coube a Jorge Relvas, subdiretor da Faculdade. Leia o discurso de agradecimento de Rui Agostinho na notícia.

Pessoas na biblioteca

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) integra o top 10 do estudo “RepScore™ 2025 - Reputação das marcas em Portugal”, na categoria ensino superior, da consultora OnStrategy.

Ana Cachudo

Ana Cachudo, de 34 anos, natural de Lisboa, é licenciada em Química, pela Faculdade. Este ano letivo, começou a dar aulas de Físico-Química, Física e Química no Colégio Vasco da Gama. Ana Cachudo assistiu à palestra da Faculdade com entusiamo durante o Futura-te, uma atividade do Colégio. Enquanto aluna foi monitora do Dia Aberto. Agora pensa trazer os alunos à Faculdade porque se trata de uma atividade interessante.

Foto do átrio do edifício C3

A Faculdade de Ciências comemorou no dia 29 de abril o seu 114.º aniversário com a celebração do Dia de Ciências. A cerimónia decorreu ao longo da tarde e foi marcada pelo reconhecimento da excelência, reflexão sobre os desafios futuros e pela valorização da comunidade de Ciências.

Cassilda Paz junto ao quadro

Cassilda Paz, de 59 anos, natural de Almancil, em Faro, licenciada em Matemática, nesta faculdade, é professora de Matemática na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, desde 2013. Antes, esteve 20 anos na Escola Artística António Arroio e um ano na Escola Filipa de Lencastre. A sua profissão ajuda a definir gerações.

Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu mais de 1500 estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Páginas