Os candidatos que concorrem à segunda etapa deste processo de acesso ao ensino superior podem concorrer aos 15 cursos de Ciências. Para esta 2.ª fase, Ciências disponibiliza 265 vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso.
Em 2014/2015 na 1.ª fase do concurso, mais de 700 estudantes ficaram colocados nos cursos de Ciências. De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior, estas vagas ocupadas em que não se concretizou a matrícula e inscrição são divulgadas esta quarta-feira, dia 17 de setembro.
“A oferta de emprego é superior à procura”, diz Carlos Antunes, coordenador do 1.º ciclo em Engenharia Geográfica. Nos últimos anos o número de alunos inscritos neste curso tem vindo a descer drasticamente. Atualmente o curso de Engenharia Geográfica é a única licenciatura nesta área no país, sendo reconhecida pela Ordem dos Engenheiros. “Não temos antigos alunos no desemprego”, comenta o professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia. E o que faz um engenheiro geógrafo? Na sua essência produz informação geográfica e cartográfica de base. Esta informação tem que ser atualizada e gerida, já que os geógrafos, engenheiros e arquitetos trabalham com base neste tipo de informação.