A Faculdade de Ciências da ULisboa e a Accenture assinaram recentemente um protocolo tendo em vista a atribuição de um prémio, no valor da propina do 1.º ano, aos melhores candidatos dos três mestrados em Bioinformática e Biologia Computacional, Engenharia Informática e Informática, no âmbito da 1.ª fase de candidaturas de 2015/2016.
“Este protocolo é o resultado das mais-valias que os antigos alunos destes mestrados têm prestado à Accenture como seus colaboradores”, diz Francisco Couto, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da ULisboa e coordenador do mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional, criado em 2008/2009 e que sucede o mestrado em Bioinformática, cuja primeira edição ocorreu em 2002.
A Faculdade de Ciências da ULisboa foi a primeira instituição de ensino portuguesa a apresentar cursos de formação avançada na área da Bioinformática, com competências transversais abrangendo áreas como a Biologia, a Estatística e Investigação Operacional, a Informática, a Matemática e a Química e Bioquímica. A procura de bioinformáticos está em grande crescimento a nível internacional e a oferta de bioinformáticos com formação multidisciplinar é ainda muito baixa. Numa das páginas do mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional os candidatos interessados neste curso encontram informações com o historial e algumas FAQ.
Os mestrados em Engenharia Informática e Informática, ambos coordenados por Isabel Nunes, professora do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da ULisboa, têm fortes ligações às empresas e sociedade. O primeiro entrou em funcionamento em 2006/2007. O segundo existe desde 1995 tendo sido adequado em 2007/2008, no âmbito do Processo de Bolonha.
A primeira fase de candidaturas aos mestrados da Faculdade de Ciências da ULisboa termina a 15 de julho de 2015. A segunda fase principia a 17 de agosto e termina a 2 de setembro de 2015.