Gonçalo Silva e Maria Papa, finalistas do mestrado integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL; e João Segadães, Cristiano Lúcio e João Santos, finalistas do mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente de Ciências ULisboa, venceram a 2.ª edição do prémio anual referente ao tema genérico – Energia e Sustentabilidade -, resultante do acordo de colaboração plurianual entre o Alumni Clube ISCTE e a BP Portugal.
Os vencedores do galardão desenvolveram o melhor projeto de Net Zero Energy House (NZEH) recebendo o prémio a 19 de julho de 2016, durante a apresentação “BP Statistical Review of World Energy”, um evento organizado pelo Alumni Clube ISCTE.
O trabalho submetido a concurso foi realizado por uma equipa multidisciplinar, constituída por alunos daqueles dois mestrados integrados. Os alunos frequentaram a unidade curricular Simulação Computacional de Edifícios, lecionada por Guilherme Carrilho da Graça, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa. Do lado do ISCTE-IUL o docente responsável foi Vasco Moreira Rato, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
A esta segunda edição concorreram seis grupos com propostas de NZEH para cinco diferentes localizações.