Fidelidade e CIÊNCIAS estabelecem protocolo para criação de Laboratório de Análise de Dados e Analítica

A Fidelidade celebrou um protocolo de mecenato com CIÊNCIAS com o objetivo de criar o DataLab powered by Fidelidade, um laboratório de dados de análise e analítica, que será prioritariamente utilizado para aulas de cursos de pós-graduação (Mestrados, Doutoramentos e formação de cariz profissional) mas também para seminários, workshops e outros eventos técnico-científicos, preferencialmente nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Localizado no Edifício C6, este laboratório estará acessível para a realização de projetos de interesse da Faculdade, podendo envolver outras entidades, seguradoras ou não. 

A Faculdade de Ciências, principalmente através do seu Departamento de Estatística e Investigação Operacional, tem vindo a desenvolver uma colaboração estreita e produtiva desde há vários anos com a seguradora Fidelidade, quer na área da formação profissional quer na área de projetos inovadores que requerem conhecimentos de Análise de Dados e Estatística avançados. Este novo laboratório pretende desenvolver e aprofundar a colaboração entre a Universidade e os desafios que a Atividade Seguradora enfrenta hoje em dia. Para além disso pretende também colaborar em novas áreas do conhecimento que as Seguradoras necessitam atualmente como, por exemplo, as alterações climáticas, a sustentabilidade, ou novas perspetivas na gestão e apoio à saúde.

Este investimento pretende contribuir para a criação de conhecimento e valor nas empresas e na sociedade, incluindo a renovação do espaço, instalação de equipamento, mobiliário e tecnologia de apoio ao funcionamento do novo laboratório e, ainda, novas instalações elétricas.

Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, refere que “Na Fidelidade, o conhecimento e a transferência de tecnologia são pilares fundamentais do nosso compromisso de responsabilidade social. Ao reforçarmos a ligação ao mundo académico, queremos impulsionar soluções inovadoras que nos ajudem a enfrentar os desafios do futuro e da Longevidade”.


Fidelidade e CIÊNCIAS estabelecem protocolo para criação de Laboratório de Análise de Dados e Analítica. 
Fonte: Fidelidade

Para o Professor Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, “É mais do que tempo de a academia olhar para as empresas como parceiras para potenciar a formação avançada, a inovação, o conhecimento e, em última instância, a evolução da ciência e da sociedade. Com este protocolo, juntamos forças com a Fidelidade, fortalecendo uma relação próxima e dinâmica, fundamental para a Faculdade cumprir esses objetivos”.

A assinatura do protocolo estabelecido entre a Fidelidade e CIÊNCIAS contou com a presença de Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade e do Diretor da Faculdade, Professor Luís Carriço.


Diretor de CIÊNCIAS, Professor Luís Carriço e Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade.
Fonte: Fidelidade


Veja este assunto nos media:

  • ECO - Economia Online (5 de maio de 2025) - Fidelidade apoia a FCUL na criação de novo laboratório
  • Imagens de Marca Online (7 de abril de 2025) - Fidelidade e FCUL assinam protocolo para criação de Laboratório de Análise de Dados e Analítica
  • Marketeer Online (7 de abril de 2025) - Novo DataLab da FCUL reforça ligação da Fidelidade ao mundo académico
  • Executive Digest (8 de abril de 2025) - Fidelidade e FCUL estabelecem protocolo para criação de Laboratório de Análise de Dados e Analítica
DCI CIÊNCIAS
dci@ciencias.ulisboa.pt
Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Páginas