Nível médio do mar registou “o maior valor de sempre” em 2024

Carlos Antunes, professor de CIÊNCIAS

Carlos Antunes, professor de CIÊNCIAS

Carlos Antunes, professor de CIÊNCIAS, refere que foi superado “o segundo maior valor de nível médio do mar (NMM) de 23,2 centímetros, registado em 2022”. No ano de 2024 o valor foi de 23,3 centímetros acima do referencial.

O marégrafo de Cascais regista e mede os movimentos de fluxo e refluxo das marés e aqui, o referencial ‘Cascais1938’ corresponde “à média do nível do mar entre os anos 1882-1938” e serve de base para a medição e comparação das altitudes.

Carlos Antunes refere que o nível médio do mar nos últimos três anos “tem estado acima dos 20 centímetros, algo que só tinha acontecido pontualmente no ano de 2010” e a “taxa de subida do NMM em Cascais apresenta valores e tendência semelhantes aos da taxa do NMM global”.

Segundo o investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) e especialista em Geodesia e Hidrografia, entre as causas para esta subida acentuada que se verificou entre 2022 e 2024, estão a expansão térmica dos oceanos e o degelo dos glaciares, ao que se juntam “as recentes condições de temperatura elevada do Atlântico Norte”.

Para Carlos Antunes, tendo em conta as observações do marégrafo de Cascais dos últimos 25 anos, que registam uma subida de 9,7 centímetros, “pode concluir-se que o NMM na costa portuguesa, tal como a nível global, está em aceleração, com um aumento na ordem de 0,9 milímetros ao ano, por década”.

Veja os destaques nos média:

  • Observador -  4 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 "maior valor de sempre" no Marégrafo de Cascais
  • Sapo  - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar nunca foi tão alto em Cascais
  • Alvorada - 3 e Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 “maior valor de sempre” no Marégrafo de Cascais
  • Diário de Aveiro - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 “maior valor de sempre” no Marégrafo de Cascais
  • Diário de Leiria - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 “maior valor de sempre” no Marégrafo de Cascais
  • Diário de Viseu - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 “maior valor de sempre” no Marégrafo de Cascais
  • Eco Sapo - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 “maior valor de sempre”
  • GreenSavers - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 “maior valor de sempre” no Marégrafo de Cascais
  • Notícias ao Minuto - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 "maior valor" no Marégrafo de Cascais
  • Público - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista “maior valor de sempre” em 2024 no marégrafo de Cascais
  • Renascença - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar atinge "maior valor de sempre" em 2024 no Marégrafo de Cascais
  • Sustentix - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar regista em 2024 “maior valor de sempre” no Marégrafo de Cascais
  • Visão - 3 de Janeiro de 2025 - Nível médio do mar com “maior valor de sempre” em 2024 no Marégrafo de Cascais
Tânia Marques - Gabinete de Comunicação de Ciência - DCI CIÊNCIAS
trmarques@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas