Seminário III de Miguel Prado

Imagem de Octávio Pinto
Octávio Pinto

A convite do Departamento de Biologia Vegetal de Ciências, Miguel Prado apresenta o seminário intitulado "Energia - O Tendão de Aquiles da Economia Humana (O Mundo, Portugal e a minha exploração Agrícola)".

Miguel Prado é licenciado e mestre na área da Engenharia Eletrotecnica e Computadores e vive desde 2012 na costa vicentina alentejana onde gere a empresa agrícola familiar. "A energia é a base da vida e por isso a história da humanidade tem-se pautado sempre pela sua busca e captação. A apresentação pretende ser uma radiografia à situação atual, mostrando a dimensão gigantesca das necessidades energéticas dos países ditos "desenvolvidos" e a sua dependência excessiva de fontes energéticas não renováveis, em especial dos combustíveis fósseis", comenta o orador do Seminário III.

Ciências
Inovação. Desafios. Desenvolvimento. Investimento. Carreira. Formação. Investigação
De acordo com a brochura Pós-graduações Ciências | Lisboa, "a investigação de Ciências está organizada em centros, laboratórios ou institutos, orientados para os vários domínios das ciências exatas e naturais (...) é nestes centros que é proporcionada a oportunidade aos alunos de formação pós-graduada de se iniciarem na atividade de investigação (...) 88% dos centros de investigação de Ciências foram classificados com excelente ou muito bom, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia". Informações sobre as várias opções pós-graduadas nesta e noutras áreas podem ser consultadas nas fichas de cada curso.

DBV com GCIC
Céu

Maria João Pablo Ferreira, professora aposentada do Departamento de Matemática de CIÊNCIAS, faleceu no dia 9 de novembro. A Faculdade lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas