Geração sustentável para pilhas de combustível

Novo método de produção de hidrogénio

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.
Behind the paper por Alexei Ganin; Newsletter SCM

Em plena emergência climática, um grupo de investigadores desenvolveu um novo método de criar hidrogénio a partir da água e que pode fomentar novas oportunidades para a captura de energia renovável, de acordo com comunicado de imprensa.

Num artigo publicado recentemente na revista Nature Communications, os cientistas descrevem o processo refente ao pulsar da corrente elétrica sobre um catalisador sólido e que permite quase duplicar a quantidade produzida de hidrogénio gasoso por milivolt de eletricidade.

O trabalho experimental do estudo publicado recentemente na Nature Communications foi realizado por Jessica C. McGlynn
Imagem cedida por NAGB

“Este estudo permite uma melhor compreensão dos resultados experimentais [realizados por Jessica C. McGlynn, primeira autora do artigo] e poderá guiar estudos futuros da mesma linha temática”, refere Nuno A. G. Bandeira, investigador do Departamento de Química e Bioquímica da Ciências ULisboa, do Centro de Química e Bioquímica, do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas e um dos autores do artigo.

Nuno A. G. Bandeira ajudou a equipa liderada pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido, a identificar uma nova espécie intermediária, até agora desconhecida, com recurso a modelação computacional da adsorção de hidrogeniões na superfície catalítica. Este trabalho sucede outro estudo com iões moleculares, publicado em janeiro na Nature Communications, noticiado nessa data pela Faculdade e que tem o cientista português como segundo autor.

Nuno A. G. Bandeira conta ainda que "o hidrogénio gasoso é por excelência o combustível não carbónico mais apelativo utilizável em pilhas de combustível para diversas formas de transporte automóvel”, acrescentando que avanços recentes no campo da inteligência artificial poderão também otimizar o desempenho catalítico destes impulsos elétricos para a produção máxima de hidrogénio.

Nuno A. G. Bandeira ajudou a equipa a identificar uma nova espécie intermediária com recurso a modelação computacional da adsorção de hidrogeniões na superfície catalítica
Imagem cedida or NAGB

"Os próximos passos a dar serão explorar em mais detalhe as propriedades dos di-calcogenetos de metais de transição do grupo VI da tabela periódica no âmbito da catálise da geração de hidrogénio."
Nuno A. G. Bandeira

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
ETAR de Gaia Litoral

A análise de mais de 200 amostras de águas residuais das cinco estações de tratamento de águas residuais (ETAR) monitorizadas no âmbito do projeto COVIDETECT comprova a presença de material genético nos afluentes que chegam às ETAR e evidencia a ausência de deteção do material genético do vírus SARS-CoV-2 nos efluentes tratados. As etapas do tratamento das ETAR são eficientes na remoção do genoma viral dos efluentes.

National Cancer Institute

Investigadores do LASIGE Ciências ULisboa, INESC TEC e Universidade do Minho apresentam uma nova técnica de deduplicação de dados baseado em semelhanças e padrões encontrados nos ficheiros de sequenciação de genomas humanos e uma codificação das alterações para a recuperação desses dados.

logotipo

Sétima rubrica Radar Tec Labs, dedicada às atividades do Centro de Inovação da Faculdade. A empresa em destaque é a Keep on Care.

Computador

“O período de confinamento pode ser encarado como um primeiro grande teste à integração de renováveis no sistema elétrico, prelúdio do que se prepara com a transição energética global em curso”, escreve o cientista Miguel Centeno Brito.

Conceção artística do telescópio espacial Athena (Advanced Telescope for High-Energy Astrophysics)

“Ciências ULisboa tem vindo a aumentar a sua capacidade e a sua intervenção no desenvolvimento científico e tecnológico de alguns dos projetos mais importantes para o avanço da Astrofísica, não só nos próximos anos, mas nas próximas décadas”, diz o cientista José Afonso.

post it

Cristina Luís, investigadora do Departamento de História e Filosofia das Ciências e do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), é a responsável em Portugal pelo projeto “Citizen Science as the new paradigm for Science Communication (NEWSERA)”, coordenado por Rosa Arias, fundadora da Science for Change e que visa estudar como a ciência cidadã pode mudar o paradigma da comunicação da ciência.

janela

Entrevista com o cientista Carlos Cordeiro, que lidera o SAFE Coating, um projeto que tem a Biomimetx e o Hospital Curry Cabral como parceiros e que em seis meses procurará implementar uma tecnologia capaz de inativar o SARS-CoV-2 em superfícies, impedindo a sua viabilidade fora do hospedeiro humano e consequentemente, eliminando uma importante via de transmissão viral.

Lusovenator, a nova espécie pertence ao grupo dos carcharodontossáurios - dinossáurios carnívoros, alguns dos maiores predadores do planeta Terra. A sua descoberta mostra que estes dinossáurios estavam presentes no hemisfério norte 20 milhões de anos antes do que indicava o registo conhecido. O estudo foi liderado por Elisabete Malafaia, investigadora do IDL, polo da Ciências ULisboa.

O Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) 2020 inclui 56 infraestruturas. Ciências ULisboa coordena a CoastNet, a PORTULAN CLARIN e a RNEM, integrando ainda outras sete infraestruturas.

A fase de implementação da Rede Portuguesa de Monitorização Costeira (CoastNet) terminou recentemente, segundo comunicado de imprensa emitido pela Faculdade recentemente. A apresentação pública da CoastNet coordenada por José Lino Costa, professor do Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa, acontece a 7 de julho, num evento a decorrer por videoconferência.

teste