Geração sustentável para pilhas de combustível

Novo método de produção de hidrogénio

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.
Behind the paper por Alexei Ganin; Newsletter SCM

Em plena emergência climática, um grupo de investigadores desenvolveu um novo método de criar hidrogénio a partir da água e que pode fomentar novas oportunidades para a captura de energia renovável, de acordo com comunicado de imprensa.

Num artigo publicado recentemente na revista Nature Communications, os cientistas descrevem o processo refente ao pulsar da corrente elétrica sobre um catalisador sólido e que permite quase duplicar a quantidade produzida de hidrogénio gasoso por milivolt de eletricidade.


 O trabalho experimental do estudo publicado recentemente na Nature Communications foi realizado por Jessica C. McGlynn
Imagem cedida por NAGB

“Este estudo permite uma melhor compreensão dos resultados experimentais [realizados por Jessica C. McGlynn, primeira autora do artigo] e poderá guiar estudos futuros da mesma linha temática”, refere Nuno A. G. Bandeira, investigador do Departamento de Química e Bioquímica da Ciências ULisboa, do Centro de Química e Bioquímica, do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas e um dos autores do artigo.

Nuno A. G. Bandeira ajudou a equipa liderada pela Universidade de Glasgow, no Reino Unido, a identificar uma nova espécie intermediária, até agora desconhecida, com recurso a modelação computacional da adsorção de hidrogeniões na superfície catalítica. Este trabalho sucede outro estudo com iões moleculares, publicado em janeiro na Nature Communications, noticiado nessa data pela Faculdade e que tem o cientista português como segundo autor.

Nuno A. G. Bandeira conta ainda que "o hidrogénio gasoso é por excelência o combustível não carbónico mais apelativo utilizável em pilhas de combustível para diversas formas de transporte automóvel”, acrescentando que avanços recentes no campo da inteligência artificial poderão também otimizar o desempenho catalítico destes impulsos elétricos para a produção máxima de hidrogénio.


Nuno A. G. Bandeira ajudou a equipa a identificar uma nova espécie intermediária com recurso a modelação computacional da adsorção de hidrogeniões na superfície catalítica
Imagem cedida or NAGB

 

"Os próximos passos a dar serão explorar em mais detalhe as propriedades dos di-calcogenetos de metais de transição do grupo VI da tabela periódica no âmbito da catálise da geração de hidrogénio."
Nuno A. G. Bandeira

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt