Qunkasaura: Descoberto um novo dinossauro saurópode do Cretácico na Península Ibérica

Última Revisão —
Reconstrução do aspecto em vida de Qunkasaura pintiquiniestra.

Reconstrução do aspecto em vida de Qunkasaura pintiquiniestra.

José Antonio Peñas Artero.

Acaba de ser publicado na revista científica Communications Biology um novo estudo liderado pelo paleontólogo português Pedro Mocho, do Instituto Dom Luiz de CIÊNCIAS, que anuncia uma nova espécie de dinossauro saurópode que viveu em Cuenca, em Espanha, há 75 milhões de anos: Qunkasaura pintiquiniestra.

Os mais de 12.000 fósseis recolhidos a partir de 2007 durante as obras para a instalação das vias do comboio de alta velocidade (AVE) Madrid-Levante revelaram esta jazida, dando origem a uma das coleções de vertebrados fósseis mais relevantes do Cretáceo Superior da Europa. A coleção tem sido estudada de forma contínua graças aos projetos nacionais e da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha, o que tem permitido aumentar significativamente a compreensão dos ecossistemas do sudoeste da Europa durante o Cretáceo Superior e identificar, também, várias espécies novas para a ciência.

“O estudo deste exemplar permitiu-nos identificar pela primeira vez a presença de duas linhagens distintas de saltassauroides na mesma localidade fóssil. Um destes grupos, denominado Lirainosaurinae, é relativamente conhecido na região ibérica e caracteriza-se por espécies de pequeno e médio porte, que evoluíram num ecossistema insular. Ou seja, a Europa era um enorme arquipélago composto por várias ilhas durante o Cretáceo Superior. No entanto, Qunkasaura pertence a um outro grupo de saurópodes, representado na Península Ibérica por espécies de médio-grande porte há 73 milhões de anos. Isto sugere-nos que esta linhagem chegou à Península Ibérica muito mais tarde do que outros grupos de dinossauros”, explica Pedro Mocho, investigador de CIÊNCIAS.


Processo de extração de parte dos restos de Qunkasaura durante a escavação em Lo Hueco em 2007.
Crédito: GBE-UNED

Uma das características mais relevantes do registo fóssil de Lo Hueco é a abundância de esqueletos parciais de dinossauros saurópodes de grande dimensão, que são raros no resto da Europa. Qunkasaura pintiquiniestra destaca-se por ser um dos esqueletos de saurópode mais completos encontrados na Europa, incluindo vértebras cervicais, dorsais e caudais, parte da cintura pélvica e elementos dos membros. A sua morfologia única, especialmente nas vértebras da cauda, oferece novas perspetivas sobre os dinossauros não-avianos da Península Ibérica, um grupo historicamente pouco compreendido.

O estudo, agora publicado na revista Communications Biology, identifica Qunkasaura como um representante dos saltasaurídeos opisthocoelicaudinos, um grupo presente no hemisfério norte (Laurásia). Por outro lado, a maioria dos saurópodes do Cretáceo Superior do sudoeste da Europa, incluindo Lohuecotitan pandafilandi, anteriormente descrito em Lo Hueco, pertence ao grupo Lirainosaurinae, um grupo de saurópodes aparentemente exclusivo do continente europeu. Este estudo sugere que Lo Hueco é o único local onde se conhece a coexistência de ambos os grupos e propõe um novo grupo de titanossáurios chamado Lohuecosauria, que inclui os representantes das duas linhagens. Os lohuecossáurios podem ter tido sua origem nos continentes do sul (Gondwana) antes de se dispersarem globalmente.


Restos ósseos de Qunkasaura pintiquiniestra em exibição no Museu Paleontológico de Castilla-La Mancha.
Crédito: GBE-UNED.

O nome Qunkasaura pintiquiniestra é composto por várias referências geográficas e culturais próximas ao sítio de Lo Hueco. "Qunka" refere-se à etimologia mais antiga do topónimo da área de Cuenca e Fuentes, "Saura" alude ao feminino do latim saurus (lagarto), mas também homenageia o pintor Antonio Saura, e "pintiquiniestra" faz referência à gigante "Rainha Pintiquiniestra", personagem de um romance citado em Dom Quixote de la Mancha de Cervantes.

“Felizmente a jazida de Lo Hueco preserva ainda vários esqueletos de dinossauros saurópodes por determinar que poderão corresponder a novas espécies e que nos ajudarão a compreender como evoluíram estes animais”, conclui Pedro Mocho.

O estudo faz parte das linhas de investigações do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED sobre os ecossistemas com dinossauros do centro da Península Ibérica e parte do esqueleto de Qunkasaura já está exposta ao público no Museu de Paleontologia de Castilla-La Mancha em Cuenca (Espanha).

 

Leia algumas das notícias que saíram sobre esta descoberta:

 

Euronews: Descoberta nova espécie de dinossauro de 10 toneladas que viveu na Península Ibérica​

SIC Notícias: Estudo liderado por paleontólogo português identifica nova espécie de dinossauro

TSFEquipa liderada por português descobre nova espécie de dinossauro. Veja as imagens

RTP:  Estudo liderado por paleontólogo português identifica nova espécie de dinossauro

Visão: Estudo liderado por paleontólogo português descobre uma nova espécie de dinossauro na Pensínsula Ibérica

CMTV: Estudo liderado por paleontólogo português identifica nova espécie de dinossauro

SAPO: Qunkasaura pintiquiniestra. Não é erro, é o dinossauro que um paleontólogo português acaba de registar

Notícias ao Minuto: Estudo liderado por português identifica nova espécie de dinossauro

Green Savers: Descoberta nova espécie de dinossauro saurópode que viveu em Espanha há 75 milhões de anos

Diário de Notícias: Estudo liderado por paleontólogo português identifica nova espécie de dinossauro

 

(Breve seleção)

 

Marta Daniela Santos, Gabinete de Comunicação de Ciência DCI CIÊNCIAS
mddsantos@ciencias.ulisboa.pt
Sara Magalhães é professora de CIÊNCIAS

Sara Magalhães, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais na (CE3C), vai assumir a presidência da ESEB até 2029

Título/data/local do evento

A edição de 2025 dos Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos  vai distinguir um total de 10 investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS).

Evaristo.ai é um agente digital que tem por inspiração uma personagem do Pátio das Cantigas

Evaristo.ai tem por inspiração uma personagem do filme “Pátio das Cantigas”, mas é também o nome do novo agente digital que acaba de ser lançado pelos laboratórios de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) com o objetivo de voltar a fazer história na língua portuguesa.

Dicas para melhorar o desempenho nos exames nacionais

Com a época de exames a bater à porta, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) aproveita para fazer a revisão da matéria dada e revela, pela voz de uma especialista na área, o que podem fazer os estudantes para melhorar o desempenho na hora de responder a um teste.

Cerimónia de entrega de prémios da Semana Verde da UE de 2025

O projeto Life Desert-Adapt ganhou um dos três prémios atribuídos durante a Semana Verde da UE de 2025, numa cerimónia que decorreu a 3 de junho em Bruxelas.

Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde

No âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos, o Museu de Arqueologia de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, inaugurou no passado dia 6 de junho a exposição “Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde”, uma mostra científica e educativa que destaca o papel dos tubarões nos ecossistemas marinhos e alerta para as ameaças que enfrentam. A exposição oferece uma viagem pelo universo destes predadores marinhos, destacando a sua diversidade, biologia e papel crucial nos ecossistemas marinhos

Audiência do evento comemorativo do Dia Mundial da Segurança Alimentar

CIÊNCIAS e a consultora BDO Portugal firmaram um protocolo de colaboração que prevê o desenvolvimento de novos cursos de formação avançada, além de ações de consultoria a empresas, e outras atividades relacionadas. O protocolo foi firmado no passado dia 6 de junho, no âmbito do evento que assinalou o Dia Mundial da Segurança Alimentar, com o mote “Food Safety: Science in Action”.

Os portadores de Trissomia 21 têm lugar no ensino superior

20 de junho: A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai lançar um evento de debate sobre empregabilidade e formação de pessoas com trissomia 21, em parceria com a Reitoria da Universidade de Lisboa, e a Associação Pais 21. A iniciativa vai decorrer no dia 20 de junho no Instituto Interdisciplinar da Universidade de Lisboa, com o título “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”.

Foto de grupo dos participantes da sessão de encerramento do curso.

CIÊNCIAS acolheu no passado dia 3 de junho a sessão de encerramento da 4.ª edição do Cybersecurity Executive Program, um curso para executivos que reforça o papel estratégico da instituição na formação e investigação em cibersegurança. O evento, que reuniu cerca de 60 participantes, entre formadores, formandos e convidados, foi marcado por momentos de partilha, reflexão e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Regata Solar Sailors Challenge

Sunwave é um catamarã com menos de 50 centímetros de comprimento, mas revelou grande capacidade para transportar os sonhos dos alunos do agrupamento de escolas Vergílio Ferreira, de Lisboa, que venceram, na passada sexta-feira, a competição Solar Sailors Challenge, em pleno campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS).

Foto de dois saramugos.

Um estudo publicado na revista Freshwater Biology demonstrou que cinco populações de saramugo (Anaecypris hispanica), até agora consideradas extintas em Portugal, continuam a deixar vestígios genéticos em vários afluentes do Guadiana.

Foto de António Vaz Pato e Tiago Silva, guardiões da HortaFCUL

Depois de 16 anos a produzir peras, amoras, maçãs, pêssegos ou até bananas, a HortaFCUL garantiu um prémio de 5000 libras (€5.937) atribuído pela empresa LUSH Cosmetics numa cerimónia que decorreu no dia 29 de maio, em Dorset, no Reino Unido.

Foto aérea da Alameda da Cidade Universitária

O ranking CWUR (Center for World University Rankings) posiciona novamente a Universidade de Lisboa (ULisboa) como líder nacional entre as Instituições de Ensino Superior, classificando-a no 218.º lugar a nível mundial, na 79.ª posição na Europa e entre as 1,1% melhores universidades do mundo.

Postal da Praia da Conceição-Duquesa, em Cascais, 1930

Num contexto em que as alterações climáticas e a erosão costeira colocam desafios crescentes à gestão do litoral, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o U.S. Geological Survey, desenvolveu uma metodologia inovadora que transforma postais turísticos e fotografias históricas em dados científicos sobre a evolução costeira.

Luís Leitão posa para a foto em cima da sua BTT e em frente a um rio

Luís Leitão, estudante do Mestrado em Engenharia Física de Ciências, realizou o seu Erasmus na Sorbonne, em Paris, França, no ano letivo de 2024/2025. Contada assim, a sua história poderia ser uma entre tantas outras de alunos que, a bordo do programa europeu, partem em viagem além-fronteiras para enriquecer os seus estudos mergulhando em diferentes culturas.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

No sábado, 24 de maio, CIÊNCIAS acolheu o evento Technovation Girls Portugal que, pelo 4.º ano consecutivo em Portugal foi coordenado pela Happy Code, tendo como missão direcionar as raparigas para as áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics).

A atividade foi realizada no formato online e promovida pelo Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade.

Em celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado a 28 de abril, CIÊNCIAS promoveu uma sessão especial de ginástica laboral direcionada aos seus docentes e técnico-administrativos.

Foto de Ana Rita Lopes.

Ana Rita Lopes, investigadora do MARE-ULisboa - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente em CIÊNCIAS, foi uma das quatro cientistas galardoadas com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2024.

Foto da assinatura do protocolo.

A Faculdade de Ciências consolida a sua posição de liderança na investigação científica ambiental com a criação da primeira Cátedra em Sustentabilidade de Ecossistemas Subterrâneos – Loulé. Este compromisso conjunto entre ciência, políticas públicas e responsabilidade ambiental corporativa, representa um investimento de 370 mil euros e foi celebrado no passado dia 23 de maio através de um protocolo entre a Faculdade, a Câmara Municipal de Loulé, a FCiências.ID e a empresa Bondstone.

imagem científica

Ganna Rozhnova, líder do Infectious Disease Dynamics Lab do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), polo da Faculdade, coordena um estudo, publicado na revista Nature Communications, que relata o impacto de uma potencial cura do VIH na dinâmica de transmissão do vírus, utilizando um modelo matemático.

Cientistas a bordo do RV Sarmiento de Gamboa

Catarina Guerreiro, investigadora da Faculdade de Ciências e do projeto CHASE, integrou uma expedição, no âmbito do projeto Ocean ICU, com a missão de avaliar o papel da variabilidade regional no Atlântico Oriental na formação das complexas bombas de carbono do oceano.

Luis Carriço e José Manuel Rebordão

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o investigador José Manuel Rebordão reconhecendo o seu impacto na Comunidade de Ciências 2024, e anunciando a nova designação da sala 01.03.23 da FCiências.ID como Auditório José Manuel Rebordão.

Participantes do BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains

BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains ocorreu no passado dia 14 de maio, no campus da Faculdade.

CIÊNCIAS lança Rotas para a Sustentabilidade para promover sistemas alimentares sustentáveis em 17 municípios

A Faculdade de Ciências dá início a uma nova fase do projeto GrowLIFE com o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma iniciativa que visa fortalecer práticas alimentares sustentáveis e promover cadeias curtas de abastecimento em Portugal.

Rita Eusébio

Rita Eusébio é uma das finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal.

Páginas