Bolsas ULisboa/Fundação Amadeu Dias

fotografia de ULisboa

Com o objetivo de “[implementar] hábitos e práticas de investigação durante o período de graduação, incentivando os alunos à descoberta científica e a desenvolverem estudos/projetos de investigação científica/tecnológica”, surgem as Bolsas ULisboa / Fundação Amadeu Dias.

O desafio é lançado, anualmente, aos alunos inscritos num curso de formação inicial -licenciatura ou mestrado integrado -, de qualquer área do saber da ULisboa.

Em 2013/2014 foram atribuídas 29 bolsas, cada uma no valor de 1.900€. A Faculdade de Ciências destaca-se pelo maior número de bolsas atribuídas, dez alunos foram distinguidos, seguindo-se a Faculdade de Farmácia, com oito alunos galardoados e a Faculdade de Psicologia, com a atribuição de três bolsas. Dois alunos das Faculdades de Belas-Artes, de Direito e de Letras também receberam a distinção. Um aluno associado à Reitoria (trata-se de um curso que é organizado por mais do que uma faculdade da ULisboa) também foi premiado.

Fonte: ULisboa
Legenda: Luís Campos, aluno do 3.º ano do curso de Biologia da Faculdade de Ciências apresentou o seu projeto: “Contribuição para o Desenvolvimento de Abordagens Terapêuticas Inovadoras para a Fibrose Quística”

Alguns dos projetos desenvolvidos durante o ano letivo em questão foram apresentados à comunidade académica e ao público em geral no mês de dezembro de 2014, no evento Fórum das Bolsas Universidade de Lisboa / Fundação Amadeu Dias:

  • “Aminas biogénicas em bebidas alcoólicas: implementação de método de análise, doseamento e avaliação do risco de consumo” de Carolina Miguéns Louro Mendeiro, da Faculdade de Farmácia
  • “Empregabilidade e Bem-Estar em Trabalhadores Temporários On Call: Mediação pela Insegurança Laboral” de João André Ferreira Gonçalves, da Faculdade de Psicologia
  • “Conceptualização de um capacete para ciclismo flexível”, de João Pedro Farinha Nunes da Costa, da Faculdade de Belas Artes
  • “Contribuição para o Desenvolvimento de Abordagens Terapêuticas Inovadoras para a Fibrose Quística”, de Luís Filipe Leal Campos da Faculdade de Ciências
  • “O pensamento metafísico e estético de Pseudo-Dionísio Areopagita” de Tomás Maria Tavares Diniz Neves e Castro, da Faculdade de Letras
     

Para Luís Campos, aluno do 3.º ano do curso de Biologia da Faculdade de Ciências e autor do projeto “Contribuição para o Desenvolvimento de Abordagens Terapêuticas Inovadoras para a Fibrose Quística”, esta bolsa possibilita uma “ótima experiência” pois, como explica aprendeu “o que é fazer investigação, os erros que se cometem, o que se faz num laboratório, as dificuldades que se passam e isso foi muito importante para decidir o que quero para o futuro, que certamente passará pela investigação”.


Fonte: ULisboa
Legenda: Em 2013/2014 foram atribuídas 29 bolsas, cada uma no valor de 1.900€

No Fórum o júri atribuiu os prémios “Melhor Apresentação” ao projeto “O pensamento metafísico e estético de Pseudo-Dionísio Areopagita” de Tomás Maria Tavares Diniz Neves e Castro, da Faculdade de Letras, e o de “Melhor Poster” para o trabalho “Proteómica de exsudados em feridas crónicas e em pé de diabético: a procura de biomarcadores diferenciais” realizado por Ana Margarida Cardoso da Silva Drumond, da licenciatura em Ciências da Saúde, um curso associado à Reitoria e organizados pelas faculdades de Medicina, de Medicina Dentária, de Farmácia, de Psicologia e de Ciências.

Ana Margarida Drumond desenvolveu o trabalho sob coordenação do professor da Faculdade de Ciências da ULisboa, Belarmino Barata, em colaboração com o Instituto Ricardo Jorge e o Hospital de Santo António dos Capuchos.

“Os ensinamentos de Ciências foram fundamentais e imprescindíveis ao longo de todas as fases do projeto, uma vez que sem os mesmos teria sido muito mais difícil a execução dos diversos processos metodológicos, bem como o entendimento detalhado do background teórico que suporta o projeto em si”, comenta a estudante.

Durante o evento foram ainda entregues os certificados a todos os bolseiros.

Maria Assunção, viúva de Amadeu Dias, fez questão de deixar uma mensagem aos estudantes: “esperamos que os alunos benificiários destas bolsas se tornem brilhantes investigadores e cientistas e que tenham a possibilidade de aplicar esses conhecimentos ao serviço do país”.


Fonte: ULisboa
Legenda: “Esperamos que os alunos benificiários destas bolsas se tornem brilhantes investigadores e cientistas e que tenham a possibilidade de aplicar esses conhecimentos ao serviço do país”, Maria Assunção, viúva de Amadeu Dias

Alunos da Faculdade de Ciências da ULisboa distinguidos com as Bolsas ULisboa /Fundação Amadeu Dias – 2013/2014

Carolina Maria Fernandes Henriques
Inês Palma de Lima e Cruz
Joana Portela Monteiro Baptista
Joana Ribeiro Estevens
José Virgílio Correia da Fonseca
Luís Filipe dos Santos Peixoto
Luís Filipe Leal Campos
Marisa Raquel Gomes Maia
Marta Alexandra Lopes Ludovico
Nuno Rebello de Andrade Bustorff Silva

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Equipa do projeto 'Ciências em Harmonia'

Esta terça-feira, 28 de maio, o projeto ‘Ciências em Harmonia’ assinalou o seu primeiro ano de atividades: um marco comemorado com um convívio informal com a comunidade, que

António Branco

António Branco, docente do Departamento de Informática de CIÊNCIAS, foi um dos oradores convidados da conferência que

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

Projeto internacional SEAGHOSTS visa a monitorização e conservação das populações de painhos, as aves marinhas mais pequenas do planeta.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

CLEANFOREST na vanguarda da compreensão dos efeitos dos extremos climáticos e poluição nas florestas Europeias

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Páginas