ScienceIN2Business premeia três projetos inovadores de Ciências

A talk de Joana Baptista, um dos membros do júri, abriu o evento final

Tec Labs – Centro de Inovação

O ScienceIN2Bussiness é uma metodologia criada pelo Tec Labs para incentivar e apoiar a valorização económica do conhecimento gerado em Ciências, destinada a alunos, professores e investigadores de Ciências. A mesma assenta em ciclos anuais e atua em três eixos sequenciais, interdependentes e replicáveis: ensino formal e não formal, call for projects e programa de aceleração de negócios.

InovCarbon, Janus e o BreatheBio são os vencedores da segunda edição da Call for Projects do ScienceIN2Business.

O evento final reuniu a 25 de maio, no auditório do Tec Labs, alunos, professores, investigadores e empreendedores de Ciências com um denominador comum: todos eles são promotores de projetos inovadores e com potencial de mercado.

Aos 11 projetos finalistas o desafio proposto foi o de preparar um pitch de cinco minutos sobre a sua ideia de negócio e depois estar preparado para as questões e comentários do “júri de peso”, composto por oito elementos: Miguel Ferreira e Paulo Sousa Marques, ambos do Shark Tank Portugal, Sílvia Domingues da SGS Portugal, Manuel Laranja do ISEG, Joana Baptista da Inviita, Pedro Antunes do Business Angels Club de Lisboa, Rui Ferreira do ISCTE-IUL e a presidir Jorge Maia Alves, subdiretor de Ciências.

A tarde começou com uma talk inspiradora de Joana Baptista, cofundadora da Inviita, uma aplicação móvel que permite criar roteiros turísticos com base nos estados de humor dos utilizadores e que venceu em 2014 o concurso Vodafone BIG Apps.

Em seguida foi tempo dos finalistas fazerem as suas apresentações de cinco minutos e debaterem com o júri os prós e contras das suas ideias. Vários projetos inovadores foram dados a conhecer: desde aplicações móveis para diabéticos, a soluções para garantir a qualidade dos produtos que consumimos, a dispositivos de carregamento de gadgets e impressões 3D.


InovCarbon, Janus e o BreatheBio são os vencedores da segunda edição da Call for Projects do ScienceIN2Business
Fonte Tec Labs – Centro de Inovação

No final das apresentações o júri teve 15 minutos para trocar ideias e chegar a um consenso sobre os três projetos que deveriam sagrar-se vencedores da Call deste ano. A decisão não foi fácil, mas no fim os três projetos escolhidos foram: 1.º classificado - InovCarbon (Ana Paula Baptista de Carvalho, Ana Sofia Dias Mestre Homem, João António Nazaré Lourenço e José Pedro Lemos dos Santos Bessa); 2.º classificado - Janus (Ricardo Mendes, Tiago Oliveira e Alysson Bessani); 3.º classificado – BreatheBio (Margarida Lopes, Mafalda Ferreira, João de Brée, Duarte Reis, Leonardo Monteiro, Beatriz Reis, Bruno Nunes e Ana Lourenço).

Para além do prémio monetário - 3.000€ para o 1.º classificado e 1.000€ para o 2.º e 3.º classificados-, os vencedores irão integrar um programa de aceleração no Tec Labs e serão apoiados pelo Miguel Ferreira e Paulo Sousa Marques a levar os seus projetos para o mercado.

Para os organizadores da iniciativa foi uma tarde inspiradora e que veio comprovar, uma vez mais, o enorme potencial que Ciências tem para gerar conhecimento de enorme valor e potencial empreendedor. Vemo-nos para o ano?

Rita Tomé, Tec Labs - Centro de Inovação com GCIC Ciências
aritome@ciencias.ulisboa.pt

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Páginas