60 Minutos de Ciência

A sardinha está a desaparecer?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
MUHNAC

A sardinha europeia (Sardina pilchardus) é a principal espécie de peixe pelágico existente nas águas do ecossistema da Corrente das Canárias (costas Atlânticas da Península Ibéria e noroeste de África). As flutuações na sua abundância e distribuição têm grandes consequências socioeconómicas para os países da região (Portugal, Espanha e Marrocos). Por estes motivos, é uma das espécies mais estudadas deste sistema, nomeadamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), entidade nacional responsável pela avaliação e aconselhamento científico e técnico à Administração Central, sobre o estado do manancial Ibérico.

As sardinhas, os biqueirões, as cavalas estão englobadas na designação de pequenos peixes pelágicos. São espécies de grande importância nas cadeias alimentares dos sistemas de afloramento costeiro do mundo, nomeadamente nos sistemas das correntes da Califórnia, Humboldt, Benguela e Canárias, pois representam um importante elo de ligação entre os primeiros níveis da cadeia (plâncton) e os predadores de topo, como outros peixes, aves e mamíferos marinhos. Os mecanismos que provocam as suas flutuações de produtividade ainda não são bem conhecidos mas os registos sedimentares revelam a sua existência, muito antes da sua exploração pela pesca e vários estudos parecem indicar que são grandemente devidas à variabilidade climática.

Nesta sessão iremos discutir este assunto e tentar responder à pergunta se a sardinha está a desaparecer, juntando oceanógrafos (físicos e biológicos) e biólogos marinhos. Mostraremos a importância dos estudos interdisciplinares e porque é necessário uma gestão correta deste recurso.


Notas biográficas

A. Miguel P. Santos
Investigador Auxiliar do IPMA. Licenciado em Biologia e Doutorado em Ciências Geofísicas (Oceanografia) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 25 anos de experiência em atividades de I&D na área da oceanografia, das interações entre o ambiente e os organismos marinhos e das aplicações da deteção remota à oceanografia e às pescas. Em especial, tem focado a sua investigação na sardinha. Coordenou(a) e participou(a) em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 50 artigos científicos e capítulos de livros. Atualmente é o Presidente do Conselho Científico do IPMA. ​

Susana Garrido 
Investigadora Auxiliar do IPMA, Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve. Tem mais de 15 anos de experiência em atividades de I&D na área da ecologia marinha, incluindo o estudo das interações entre o ambiente e os organismos marinhos, particularmente ecologia trófica e experiências laboratóriais de fisiologia e comportamento de peixes pelágicos como a sardinha e plâncton marinho. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 30 artigos científicos com arbitragem internacional e capítulos de livros.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Nesta sessão, apresentada por Lídia André (PhD), serão discutidos novos modelos de dependência capazes de representar simultaneamente as regiões centrais e extremas de distribuições multivariadas, com especial ênfase em métodos de inferência modernos baseados em redes neuronais.

Estás indeciso sobre fazer Erasmus? Tens vontade, mas também receios? Este workshop ajuda-te a pensar com clareza.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados - candidaturas até 12 dezembro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos - candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 30 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.