60 Minutos de Ciência

A sardinha está a desaparecer?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
MUHNAC

A sardinha europeia (Sardina pilchardus) é a principal espécie de peixe pelágico existente nas águas do ecossistema da Corrente das Canárias (costas Atlânticas da Península Ibéria e noroeste de África). As flutuações na sua abundância e distribuição têm grandes consequências socioeconómicas para os países da região (Portugal, Espanha e Marrocos). Por estes motivos, é uma das espécies mais estudadas deste sistema, nomeadamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), entidade nacional responsável pela avaliação e aconselhamento científico e técnico à Administração Central, sobre o estado do manancial Ibérico.

As sardinhas, os biqueirões, as cavalas estão englobadas na designação de pequenos peixes pelágicos. São espécies de grande importância nas cadeias alimentares dos sistemas de afloramento costeiro do mundo, nomeadamente nos sistemas das correntes da Califórnia, Humboldt, Benguela e Canárias, pois representam um importante elo de ligação entre os primeiros níveis da cadeia (plâncton) e os predadores de topo, como outros peixes, aves e mamíferos marinhos. Os mecanismos que provocam as suas flutuações de produtividade ainda não são bem conhecidos mas os registos sedimentares revelam a sua existência, muito antes da sua exploração pela pesca e vários estudos parecem indicar que são grandemente devidas à variabilidade climática.

Nesta sessão iremos discutir este assunto e tentar responder à pergunta se a sardinha está a desaparecer, juntando oceanógrafos (físicos e biológicos) e biólogos marinhos. Mostraremos a importância dos estudos interdisciplinares e porque é necessário uma gestão correta deste recurso.


Notas biográficas

A. Miguel P. Santos
Investigador Auxiliar do IPMA. Licenciado em Biologia e Doutorado em Ciências Geofísicas (Oceanografia) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 25 anos de experiência em atividades de I&D na área da oceanografia, das interações entre o ambiente e os organismos marinhos e das aplicações da deteção remota à oceanografia e às pescas. Em especial, tem focado a sua investigação na sardinha. Coordenou(a) e participou(a) em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 50 artigos científicos e capítulos de livros. Atualmente é o Presidente do Conselho Científico do IPMA. ​

Susana Garrido 
Investigadora Auxiliar do IPMA, Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve. Tem mais de 15 anos de experiência em atividades de I&D na área da ecologia marinha, incluindo o estudo das interações entre o ambiente e os organismos marinhos, particularmente ecologia trófica e experiências laboratóriais de fisiologia e comportamento de peixes pelágicos como a sardinha e plâncton marinho. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 30 artigos científicos com arbitragem internacional e capítulos de livros.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30
Fotografia de uma edição anterior da competição SensUs, com vários participantes no contexto de um pavilhão com diversos stands

A iniciativa conta com a participação da equipa Team LxUs - The University of Lisbon SensUs Team, um grupo multidisciplinar de estudantes da Universidade de Lisboa.

Young scientists in the Marine Natural Products (MNP) field from all over the world are especially encouraged to participate.

JPI on Cultural Heritage

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é parceira da JPI on Cultural Heritage e participa no concurso que se encontra aberto - Conservação, Proteção e Uso -, o qual que apoiará investig

International Workshop on Differential Equations - On the Occasion of Luis Sanchez’s 70th Birthday

The celebration, presented as an International Workshop on Differential Equations, will have distinguished Plenary Speakers who have had an emblematic importance in Sanchez scientific activity, at national and international level, and are, moreover, representative of&nb

Fotografia de uma aluna sénior

O Programa de Formação Universitária para Seniores da Universidade de Lisboa pretende acrescentar ao tradicional papel da Universidade de ensino e formação dos mais jovens uma nova missão, não menos importante, que naturalmente complementa o serviço público que lhe cabe prestar

Droidcon Lisboa 2019

A Droidcon é a maior conferência mobile do mundo, já presente em mais de 25 cidades (Londres, Berlim, Nova Iorque, São Francisco...).

Protolang 6

The Protolang conference series creates an interdisciplinary platform for scholarly discussion on the origins of symbolic communication distinctive of human beings.

Gaspar Barreira foi um dos fundadores do LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e ao LIP dedicou grande parte da sua imensa energia nos últimos 30 anos. Era o Delegado de Portugal ao Conselho do CERN e ao Conselho do SESAME.

We welcome scholars to participate in a one-day workshop on how language has been defined and approached differentially throughout history within philosophical, linguistic, psychological, and socio-anthropological schools of thought.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Decorrerão, durante a conferência, sessões práticas sobre o uso de ferramentas avançadas de computação e processamento de dados em infraestruturas distribuídas.

Joana Teresa de Almeida Fernandes defende a tese "Avaliação do risco cardiovascular na Atividade Seguradora".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Pôr-do-sol em Lisboa

Lisboa será palco da Primeira Conferência Internacional Comunidades de Energia.

A conferência é organizada pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, através do projeto COMPILE, e pelo grupo CCIAM do cE3c, FCUL, através dos projetos PROSEU e BEACON.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

As provas, requeridas por Miguel Brás de Carvalho, decorrem nos dias 17 e 18 de outubro de 2019.

No dia 18 de outubro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Statistical modeling of extremes".

VI Feira da Matemática

Dois dias repletos de atividades científicas, culturais e educativas dirigidas a todos os públicos.

No âmbito das comemorações do IYPT2019, o Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa convida as escolas secundárias a participar num Congresso sob o tema “O que existe no meu mundo” que irá englobar comunicações orais ou em painel e quizzes

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

1.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019)

As Instituições de Ensino Superior devem inspirar uma "cultura de sustentabilidade", procurando funcionar como modelos através da incorporação dos pilares da sustentabilidade em todos os níveis de decisão.

A conferência pretende ser um ponto de encontro para investigadores, ativistas, gestores públicos e empreendedores envolvidos com temas de economia social e solidária, gestão dos bens comuns e novos movimentos sociais em diferentes regiões e países do mundo.