60 Minutos de Ciência

A sardinha está a desaparecer?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
MUHNAC

A sardinha europeia (Sardina pilchardus) é a principal espécie de peixe pelágico existente nas águas do ecossistema da Corrente das Canárias (costas Atlânticas da Península Ibéria e noroeste de África). As flutuações na sua abundância e distribuição têm grandes consequências socioeconómicas para os países da região (Portugal, Espanha e Marrocos). Por estes motivos, é uma das espécies mais estudadas deste sistema, nomeadamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), entidade nacional responsável pela avaliação e aconselhamento científico e técnico à Administração Central, sobre o estado do manancial Ibérico.

As sardinhas, os biqueirões, as cavalas estão englobadas na designação de pequenos peixes pelágicos. São espécies de grande importância nas cadeias alimentares dos sistemas de afloramento costeiro do mundo, nomeadamente nos sistemas das correntes da Califórnia, Humboldt, Benguela e Canárias, pois representam um importante elo de ligação entre os primeiros níveis da cadeia (plâncton) e os predadores de topo, como outros peixes, aves e mamíferos marinhos. Os mecanismos que provocam as suas flutuações de produtividade ainda não são bem conhecidos mas os registos sedimentares revelam a sua existência, muito antes da sua exploração pela pesca e vários estudos parecem indicar que são grandemente devidas à variabilidade climática.

Nesta sessão iremos discutir este assunto e tentar responder à pergunta se a sardinha está a desaparecer, juntando oceanógrafos (físicos e biológicos) e biólogos marinhos. Mostraremos a importância dos estudos interdisciplinares e porque é necessário uma gestão correta deste recurso.


Notas biográficas

A. Miguel P. Santos
Investigador Auxiliar do IPMA. Licenciado em Biologia e Doutorado em Ciências Geofísicas (Oceanografia) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 25 anos de experiência em atividades de I&D na área da oceanografia, das interações entre o ambiente e os organismos marinhos e das aplicações da deteção remota à oceanografia e às pescas. Em especial, tem focado a sua investigação na sardinha. Coordenou(a) e participou(a) em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 50 artigos científicos e capítulos de livros. Atualmente é o Presidente do Conselho Científico do IPMA. ​

Susana Garrido 
Investigadora Auxiliar do IPMA, Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve. Tem mais de 15 anos de experiência em atividades de I&D na área da ecologia marinha, incluindo o estudo das interações entre o ambiente e os organismos marinhos, particularmente ecologia trófica e experiências laboratóriais de fisiologia e comportamento de peixes pelágicos como a sardinha e plâncton marinho. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 30 artigos científicos com arbitragem internacional e capítulos de livros.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

Divulgação dos resultados do projeto Crassoreab - Reabilitação da produção de ostra portuguesa Crassostrea angulata com recurso a microalgas autóctones.

Speaker: Davide Masoero (Grupo de Física Matemática, FCUL).

Tens o que é necessário para ser um data scientist, numa das principais entidades bancárias em Portugal?

A Feira da Matemática está de volta ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Este ano, com um programa exclusivamente online.

Evento dirigido a educadores e professores do ensino pré-escolar ao secundário, com o objetivo de divulgar o programa educativo, dar a conhecer as atividades do mesmo, apresentar as novidades para o presente ano letivo, e ainda divulgar outros projetos ou entidades convidadas que promovam a literacia do Oceano.

Considerando a evolução recente da pandemia de COVID-19 e a resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, o evento foi cancelado.

Speaker: Pedro Pinto (Technische Universitat Darmstadt).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, data e logótipo da entidade organizadora

O programa constará de lições plenárias, palestras convidadas, comunicações orais, apresentações em painel e debates sobre todos os temas da Química Analítica moderna.

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Por Bruno Jacinto (CFCUL/GI1).

Scientific achievements, contributions to fight COVID-19, speed dates and posters…

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Fotografia de docentes

Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do docente aos estudantes.

O Projeto Emc2 sobre a ‘Camarinha’ -‘Corema album (L.) D. Don’: de iniciativas de educação ambiental a medidas de conservação desta planta endémica com pequenos frutos de grande potencial.

Título e data do evento, inseridos numa fotografia do campus do Instituto Politécnico de Tomar

A conferência constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior.

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Speaker: Hugo Gamboa (Plux).

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo do Encontro Ciência 2020, sobre um fundo branco

A iniciativa visa promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica além do mundo da investigação científica, procurando estimular a participação e a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Páginas