60 Minutos de Ciência

A sardinha está a desaparecer?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
MUHNAC

A sardinha europeia (Sardina pilchardus) é a principal espécie de peixe pelágico existente nas águas do ecossistema da Corrente das Canárias (costas Atlânticas da Península Ibéria e noroeste de África). As flutuações na sua abundância e distribuição têm grandes consequências socioeconómicas para os países da região (Portugal, Espanha e Marrocos). Por estes motivos, é uma das espécies mais estudadas deste sistema, nomeadamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), entidade nacional responsável pela avaliação e aconselhamento científico e técnico à Administração Central, sobre o estado do manancial Ibérico.

As sardinhas, os biqueirões, as cavalas estão englobadas na designação de pequenos peixes pelágicos. São espécies de grande importância nas cadeias alimentares dos sistemas de afloramento costeiro do mundo, nomeadamente nos sistemas das correntes da Califórnia, Humboldt, Benguela e Canárias, pois representam um importante elo de ligação entre os primeiros níveis da cadeia (plâncton) e os predadores de topo, como outros peixes, aves e mamíferos marinhos. Os mecanismos que provocam as suas flutuações de produtividade ainda não são bem conhecidos mas os registos sedimentares revelam a sua existência, muito antes da sua exploração pela pesca e vários estudos parecem indicar que são grandemente devidas à variabilidade climática.

Nesta sessão iremos discutir este assunto e tentar responder à pergunta se a sardinha está a desaparecer, juntando oceanógrafos (físicos e biológicos) e biólogos marinhos. Mostraremos a importância dos estudos interdisciplinares e porque é necessário uma gestão correta deste recurso.


Notas biográficas

A. Miguel P. Santos
Investigador Auxiliar do IPMA. Licenciado em Biologia e Doutorado em Ciências Geofísicas (Oceanografia) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 25 anos de experiência em atividades de I&D na área da oceanografia, das interações entre o ambiente e os organismos marinhos e das aplicações da deteção remota à oceanografia e às pescas. Em especial, tem focado a sua investigação na sardinha. Coordenou(a) e participou(a) em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 50 artigos científicos e capítulos de livros. Atualmente é o Presidente do Conselho Científico do IPMA. ​

Susana Garrido 
Investigadora Auxiliar do IPMA, Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve. Tem mais de 15 anos de experiência em atividades de I&D na área da ecologia marinha, incluindo o estudo das interações entre o ambiente e os organismos marinhos, particularmente ecologia trófica e experiências laboratóriais de fisiologia e comportamento de peixes pelágicos como a sardinha e plâncton marinho. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 30 artigos científicos com arbitragem internacional e capítulos de livros.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Elodie Gomes Marques (DINÂMIA'CET-Iscte - Centro de Estudos sobre a Mudança Socieconomica e o Território).

O programa inclui a atribuição de cartas de reconhecimento de mérito aos melhores alunos que concluíram a licenciatura em Geologia ano letivo 2023, seguida da apresentação do vídeo da excursão final integradora do Mestrado em Geologia da FCUL.

Seminário Doutoral I (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por Joana Lima de Oliveira.

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

Earth Systems Seminar, por Rodrigo Amaro e Silva (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

An event specifically focused on technicalities & Data Science.

Logótipo da Marinha, título do programa e indicação dos cursos abrangidos

Sessão de divulgação dirigida aos alunos de Ciências das áreas das Engenharias, Matemática e Química.

Árvore florida

"Em Busca do Transcendente" é o título que o João Fontinha (aluno do Doutoramento em Matemática) escolheu para abrir o programa de primavera.

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Cromeleque dos Almendres

Sessão no âmbito do ciclo de conversas "Aqui, no Universo", por Fábio Silva e Luís Tirapicos (moderação de Vânia Maia).

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira, com inscrições até 26 de abril.

Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Páginas