60 Minutos de Ciência

A sardinha está a desaparecer?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
MUHNAC

A sardinha europeia (Sardina pilchardus) é a principal espécie de peixe pelágico existente nas águas do ecossistema da Corrente das Canárias (costas Atlânticas da Península Ibéria e noroeste de África). As flutuações na sua abundância e distribuição têm grandes consequências socioeconómicas para os países da região (Portugal, Espanha e Marrocos). Por estes motivos, é uma das espécies mais estudadas deste sistema, nomeadamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), entidade nacional responsável pela avaliação e aconselhamento científico e técnico à Administração Central, sobre o estado do manancial Ibérico.

As sardinhas, os biqueirões, as cavalas estão englobadas na designação de pequenos peixes pelágicos. São espécies de grande importância nas cadeias alimentares dos sistemas de afloramento costeiro do mundo, nomeadamente nos sistemas das correntes da Califórnia, Humboldt, Benguela e Canárias, pois representam um importante elo de ligação entre os primeiros níveis da cadeia (plâncton) e os predadores de topo, como outros peixes, aves e mamíferos marinhos. Os mecanismos que provocam as suas flutuações de produtividade ainda não são bem conhecidos mas os registos sedimentares revelam a sua existência, muito antes da sua exploração pela pesca e vários estudos parecem indicar que são grandemente devidas à variabilidade climática.

Nesta sessão iremos discutir este assunto e tentar responder à pergunta se a sardinha está a desaparecer, juntando oceanógrafos (físicos e biológicos) e biólogos marinhos. Mostraremos a importância dos estudos interdisciplinares e porque é necessário uma gestão correta deste recurso.


Notas biográficas

A. Miguel P. Santos
Investigador Auxiliar do IPMA. Licenciado em Biologia e Doutorado em Ciências Geofísicas (Oceanografia) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 25 anos de experiência em atividades de I&D na área da oceanografia, das interações entre o ambiente e os organismos marinhos e das aplicações da deteção remota à oceanografia e às pescas. Em especial, tem focado a sua investigação na sardinha. Coordenou(a) e participou(a) em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 50 artigos científicos e capítulos de livros. Atualmente é o Presidente do Conselho Científico do IPMA. ​

Susana Garrido 
Investigadora Auxiliar do IPMA, Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve. Tem mais de 15 anos de experiência em atividades de I&D na área da ecologia marinha, incluindo o estudo das interações entre o ambiente e os organismos marinhos, particularmente ecologia trófica e experiências laboratóriais de fisiologia e comportamento de peixes pelágicos como a sardinha e plâncton marinho. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 30 artigos científicos com arbitragem internacional e capítulos de livros.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

João Manuel Marques Paulino defende a dissertação "A deep dive into embedding algorithms for secure network virtualization".

Sessão de homenagem a Alfredo Pereira Gomes (1919-2006), no centenário do seu nascimento

Sessão de homenagem a Alfredo Pereira Gomes (1919-2006), no centenário do seu nascimento.

Inscrições mediante envio de formulário de inscrição preenchido, acompanhado de comprovativo de pagamento, até 04 de janeiro de 2019 para

Rui Correia Neves Cordeiro de Azevedo defende a dissertação "Leveraging OSINT to Improve Threat Intelligence Quality".

Por Thomas Bolton (Institute of Bioengineering, Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Switzerland;Department of Radiology and Medical Informatics, University of Geneva, Switzerland).

João Afonso Leal dos Santos Vicente defende a dissertação "Migração do Observatório Português de Acessibilidade Web".

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Por Pedro Patrício (CFTC, ULisboa).

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, contando com as atuações da "Orquestra "mixEnsemble" e do grupo "Cinco por cinco".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Por Rui Pacheco (CMA-UBI, Universidade da Beira Interior).

Descobre a ULisboa

Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 realiza-se a exposição interativa Descobre a ULisboa, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre:

Carolina Ferreira Duarte da Silva defende o trabalho de projeto “Modelação da elasticidade do preço na renovação automóvel”.

Páginas