60 Minutos de Ciência

A sardinha está a desaparecer?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa
MUHNAC

A sardinha europeia (Sardina pilchardus) é a principal espécie de peixe pelágico existente nas águas do ecossistema da Corrente das Canárias (costas Atlânticas da Península Ibéria e noroeste de África). As flutuações na sua abundância e distribuição têm grandes consequências socioeconómicas para os países da região (Portugal, Espanha e Marrocos). Por estes motivos, é uma das espécies mais estudadas deste sistema, nomeadamente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA), entidade nacional responsável pela avaliação e aconselhamento científico e técnico à Administração Central, sobre o estado do manancial Ibérico.

As sardinhas, os biqueirões, as cavalas estão englobadas na designação de pequenos peixes pelágicos. São espécies de grande importância nas cadeias alimentares dos sistemas de afloramento costeiro do mundo, nomeadamente nos sistemas das correntes da Califórnia, Humboldt, Benguela e Canárias, pois representam um importante elo de ligação entre os primeiros níveis da cadeia (plâncton) e os predadores de topo, como outros peixes, aves e mamíferos marinhos. Os mecanismos que provocam as suas flutuações de produtividade ainda não são bem conhecidos mas os registos sedimentares revelam a sua existência, muito antes da sua exploração pela pesca e vários estudos parecem indicar que são grandemente devidas à variabilidade climática.

Nesta sessão iremos discutir este assunto e tentar responder à pergunta se a sardinha está a desaparecer, juntando oceanógrafos (físicos e biológicos) e biólogos marinhos. Mostraremos a importância dos estudos interdisciplinares e porque é necessário uma gestão correta deste recurso.


Notas biográficas

A. Miguel P. Santos
Investigador Auxiliar do IPMA. Licenciado em Biologia e Doutorado em Ciências Geofísicas (Oceanografia) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 25 anos de experiência em atividades de I&D na área da oceanografia, das interações entre o ambiente e os organismos marinhos e das aplicações da deteção remota à oceanografia e às pescas. Em especial, tem focado a sua investigação na sardinha. Coordenou(a) e participou(a) em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 50 artigos científicos e capítulos de livros. Atualmente é o Presidente do Conselho Científico do IPMA. ​

Susana Garrido 
Investigadora Auxiliar do IPMA, Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve. Tem mais de 15 anos de experiência em atividades de I&D na área da ecologia marinha, incluindo o estudo das interações entre o ambiente e os organismos marinhos, particularmente ecologia trófica e experiências laboratóriais de fisiologia e comportamento de peixes pelágicos como a sardinha e plâncton marinho. Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, tendo já publicado mais de 30 artigos científicos com arbitragem internacional e capítulos de livros.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30
Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Carlos Eduardo Rodrigues Ferreira Mendes defende a dissertação "Transformação de Core Bancário".

Por Silvius Klein (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

João Santos Rebelo defende a dissertação "Modelling phenotypic resistance to ampicillin in a Petri dish".

Júri das provas:

Mariana Galhardas Pina defende a dissertação "Automatic Detection of Anomalous User Access Patterns to Sensitive Data".

O evento destina-se a analisar e discutir o que foi o grande Projeto Biblioteca Cosmos.

Por Luís Trabucho (FCT-UNL).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, sobre um fundo branco

Não há dúvidas que a ciência é preciosa... mas se fosse uma joia como seria? E que formas e padrões adotaria?

Neste evento, que conta com apresentações por vários investigadores do cE3c e uma visita à Herdade, será dado a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido para promover a sua adaptação às alterações climáticas e aumentar a sua sustentabilidade.

Cristina Isabel de Caré Picanço defende a tese "Observação e Descrição de Elementos Naturais ao Longo das Viagens dos Descobrimentos".

João Gonçalo Marques Oliveira defende a dissertação "EmoStatus - Estimating the Emotional State of People using Electrodermal Activity".

Imagem ilustrativa do evento (aluna), acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local) sobre um fundo azul

Vem conhecer as oportunidades internacionais que Ciências tem para oferecer!

Por Boris Zilber (Oxford University).

Ana Rita dos Santos Lopes Prada defende a dissertação "Studies on the Role of Calprotectin as a Mediator of Iron-induced Inflammation with Implications in Parkinson´s Disease".

Jorge Miguel Gualter da Costa Alves defende a dissertação "Taxonomia, Ecologia e Conservação da Coruja das Torres de São Tomé (Tyto alba thomensis)".

Júri das provas:

Por Carlos Florentino (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa, CMAFcIO).

Patrícia Andrea Bastião Rocha defende a dissertação "Characterization of bacteria isolated from Portuguese traditional cheeses".

Daniela Saraiva Amaro defende a dissertação "Tabelas de mortalidade dinâmicas na mitigação do risco de longevidade".

Orientação: Carlos Manuel Ribeiro Albuquerque (DM).

Miguel Filipe Cecília Lança defende a dissertação "Functional studies of genetic variants of unknown significance".

Imagem ilustrativa do evento

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

The periodic table: Some mathematical aspects
José Francisco Rodrigues (CIM and FCiências/ULisboa)

Joana Filipa Pires Silva defende a tese "Analysis of translation of 5' untranslated regions in cancer".

Filipe Nunes Rocha defende a dissertação "Biological effects of thoracic irradiation with low to moderate daily doses on rat lung".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de um cacho de uvas, sobre um fundo representando a calçada portuguesa

A tertúlia Vinho com Ciência é um evento promovido anualmente pelo Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) da Faculdade de Ciências de forma a celebrar a ciência e despertar o interesse do público em geral e assinalar o dia Nacional da Cultur

Páginas