Cursos Avançados cE3c 2016/2017

Natural History Collections and Biodiversity

MUHNAC, Lisboa

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy. This crucial role is due to the fact that they represent biological diversity repositories becoming huge libraries of information on Earth living organisms. The long-term sampling through various decades renders tonatural history collections an historic perspective that allows reconstructing a “memory”, sometimes secular, of natural patterns and processes. This aspect gains particular relevance nowadays because of the increasing rate of species extinctions and biodiversity decrease.

This course aims:

  • To evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity;
  • To show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections;
  • To increase awareness of young researchers for the scientific and culture value of Natural History Museums.

This course has a recognition of 6 ECTs for FCUL PhD students enrolling in it as part of their first doctoral year. For FCUL PhD students only requiring 5 ECTs in their specific PhD programmes, the last 6 hours of the course are not mandatory and the certificate will be on 'Topics in Natural History Collections and Biodiversity’.

Lecturer(s) or Responsable(s): Maria Judite Alves (coordinator, MUHNAC/ cE3c), Raquel Barata (MUHNAC), Cristiane Bastos-Silveira (MUHNAC), Alexandra Cartaxana (MUHNAC), Teresa Catry (MUHNAC/CESAM), Luís Ceríaco (MUHNAC), Ana Isabel Correia (MUHNAC/ cE3c), César Garcia (MUHNAC/cE3c), José Pedro Granadeiro (FCUL/CESAM), Luís Filipe Lopes (MUHNAC/ cE3c), Paulo Marques (MUHNAC/ISPA), Gabriel Martins (IGC), Cecília Sérgio (MUHNAC/ cE3c), Manuela Sim-Sim (MUHNAC/ cE3c).
Date: May 29th, 2017 to June 2nd, 2017
Deadline for Applications: May 5th, 2017

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais / MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Páginas