Aprender a preservar a natureza

As crianças puderam observar à lupa espécimes de insetos e de outros invertebrados da coleção do DBA

Imagerm cedida por DD

Cerca de 60 alunos da EB1 S. João de Brito,  Agrupamento de Escolas de Alvalade, visitaram em julho passado o Departamento de Biologia Animal (DBA) de Ciências. Ana Rita Amaral e Mónica Silva, investigadoras do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, realizaram com as crianças atividades lúdicas e didáticas, com o objetivo de as sensibilizar para a importância da investigação científica e da conservação da natureza.

Entre as várias atividades realizadas também com o apoio de Deodália Dias, professora e investigadora do DBA, as crianças puderam observar à lupa espécimes de insetos e de outros invertebrados da coleção do Departamento, com o intuito de as alertar para a importância que os parasitas têm no dia-a-dia. Para Pedro Rodrigues, da Associação Educar a Sorrir, que acompanhava as crianças, “[é] muito importante as crianças serem desde cedo confrontadas com a importância da conservação da natureza e da ciência em geral”, realçando duarnte o acontecimento a pertinência de se falar sobre parasitas, nomeadamente sobre os seus ciclos de vida, modos de propagação e cuidados a ter para os evitar, no contexto de uma escola do ensino básico.

ACI com DBA Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Céu

Maria João Pablo Ferreira, professora aposentada do Departamento de Matemática de CIÊNCIAS, faleceu no dia 9 de novembro. A Faculdade lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas