Aprender a preservar a natureza

As crianças puderam observar à lupa espécimes de insetos e de outros invertebrados da coleção do DBA

Imagerm cedida por DD

Cerca de 60 alunos da EB1 S. João de Brito,  Agrupamento de Escolas de Alvalade, visitaram em julho passado o Departamento de Biologia Animal (DBA) de Ciências. Ana Rita Amaral e Mónica Silva, investigadoras do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, realizaram com as crianças atividades lúdicas e didáticas, com o objetivo de as sensibilizar para a importância da investigação científica e da conservação da natureza.

Entre as várias atividades realizadas também com o apoio de Deodália Dias, professora e investigadora do DBA, as crianças puderam observar à lupa espécimes de insetos e de outros invertebrados da coleção do Departamento, com o intuito de as alertar para a importância que os parasitas têm no dia-a-dia. Para Pedro Rodrigues, da Associação Educar a Sorrir, que acompanhava as crianças, “[é] muito importante as crianças serem desde cedo confrontadas com a importância da conservação da natureza e da ciência em geral”, realçando duarnte o acontecimento a pertinência de se falar sobre parasitas, nomeadamente sobre os seus ciclos de vida, modos de propagação e cuidados a ter para os evitar, no contexto de uma escola do ensino básico.

ACI com DBA Ciências