No Campus com Helder Coelho

Olhem para os Dados

Helder Coelho

Os três termos “Big Data”, “Deep Learning” e “Social Analytics” tornaram-se populares nos meios da comunicação social, graças à Google e ao Facebook. Antes falava-se mais de Aprendizagem (“Machine Learning”), Redes Neuronais (“Neural Nets”), Algoritmos Genéticos (“Genetic Algorithms”), ou de Programação Evolucionária (“Evolutionary Programming”), embora o alvo nem sempre fosse o mesmo.

Com o avanço da velocidade de processamento, da facilidade de armazenamento e do paralelismo computacional não teria sido possível construir o filme Avatar, em 2009. James Cameron, o seu realizador, falou dos 10 anos em que lutou para obter recursos computacionais, para a feitura da batalha final, em computador.

Desde o início deste século que se lamentava e sentiam as montanhas dos dados e a dificuldade em fazer algo com eles (por exemplo, descobrir padrões com a Análise de Dados, (“Analytics”), principalmente em Economia, Urbanismo, e nas Ciências Sociais e Políticas. No MIT, nomeadamente no Media Lab, Alex Pentland, e os seus alunos, vinham desbravando os caminhos para abordar o comportamento humano (veja-se o livro recente “Social Physics” de 2014) e pensar a empresa ou a cidade de forma a torná-la atraente (esperta), agradável e cómoda para os seus habitantes, graças a políticas que levassem em consideração os seus desejos e necessidades. Em Lisboa quanto tempo se perdeu, com discussões sem fim quanto à articulação dos seus transportes públicos e para retirar os automóveis do seu centro? Ou seja, resolver os problemas organizacionais e sociais pode ser estimulante (graças à Simulação Social), e mais interessante do que se pensava, sobretudo se isso facilitar depois a atração de criativos e inovadores!

O que é a Física Social, avançada por Pentland, e assente na proposta de Auguste Comte, um sociólogo do século XIX? Apenas uma nova disciplina que visa a compreensão, a previsão e a influência do comportamento humano recorrendo a equações matemáticas e à computação. Claro que há algo mais como a análise do acompanhamento das comunicações entre as pessoas (numa rede social), o recurso a sensores para capturar dados, e a exploração das ligações sociais (Teoria das Redes). E, ainda as consequências benéficas, tais como tornar as organizações mais produtivas, os governos mais eficazes quanto ao bem-estar público (veja-se o indicador “well being” (o da felicidade) dos países da OCDE introduzido há poucos anos). Os seres humanos são entidades sociais e os seus hábitos estão ligados via a coordenação dos seus grupos. As ideias fluem através das redes sociais e viram em ações e depois, mais tarde, em comportamentos, que acabam por nos afetar a todos.

Uma câmara municipal tem de prever o que irá passar-se nos próximos anos (demografia, transportes, cultura, ciência, inundações) sob pena de não se pensarem os riscos e evitar os desastres, criando políticas para acomodarem possíveis mudanças. Viver com tantos dados significa também que existem negócios (interesses da Defesa, de empresas) que farão pressões para se violar a privacidade de uma série de pessoas, o que implica uma nova consciência de cidadania que forçosamente exigirá que todos nós procuremos compreender em que mundo queremos de facto viver.

Helder Coelho, professor do Departamento de Informática de Ciências
Tecnologia na educação
Participantes do Encontro Anual do Mestrado em Bioquímica e Biomedicina

O 7.º Encontro Anual do Mestrado em Bioquímica e Biomedicina realizou-se no passado dia 11 de fevereiro, no anfiteatro 8.2.30. Cerca de cem estudantes participaram no evento, que contou com a apresentação de 24 projetos de mestrandos em dissertação e duas palestras sobre os importantes avanços científicos que estão a ser realizados pelos cientistas Miguel Castanho e Rita Fior, personalidades com uma ligação histórica à Faculdade.

João Paulo Medeiros dá aula a alunos visitantes do clube Ciência Viva da Escola Básica de Alapraia

Os investigadores do grupo “Invasões Biológicas”, Filipe Ribeiro, Mafalda Moncada, Diogo Ribeiro (ecossistema

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“O professor que mais marcou a lecionação da Matemática”.

Foto de Carolina Felgueiras na Ciências ULisboa.

Carolina Felgueiras, aluna do mestrado em Engenharia Física de CIÊNCIAS, foi distinguida com uma bolsa do Marie Sklodowska-Curie Fellowship Programme, da Agência Internacional de Energia Atómica.

Banner Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2025.

No dia 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma data que visa destacar a importância da participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Inês Gomes participa na iniciativa "Cientista Regressa à Escola"

“Para mim, o melhor público são as crianças”, refere Inês Gomes, cientista e alumna de CIÊNCIAS. “Sempre adorei o desafio de fazer comunicação de ciência a crianças.

Investigadora Mafalda Moncada realiza ação de sensibilização numa escola

Tiveram início as ações de sensibilização ambiental para o público escolar, no âmbito do projeto LIFE PREDATOR - PREvent, Detect and combAT the spread Of SiluRus glanis in south european lakes to protect biodiversity.

Banner Três Minutos de Tese ULisboa 2025.

Estão abertas as candidaturas para a 3.ª edição do concurso 3 Minutos de Tese – Universidade de Lisboa (3MT – ULisboa).

Foto do Navio Polar Almirante Maximiano, com outro navio em viagem.

Investigadores do MARE de CIÊNCIAS, Afonso Ferreira e Graça Sofia Limeira, encontram-se a bordo de um navio oceanográfico, com o objetivo de compreender as mudanças na composição da comunidade de fitoplâncton no Norte da Península Antárctica

Ricardo Fernandes posa em frente à Comissão Europeia

Ricardo Fernandes, estudante do Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental de CIÊNCIAS, é o novo UE Careers Student Ambassador para o ano letivo de 2024/2025.

Manuel Bettencourt, Daniela Fernandes e Pedro Fernandes

Daniela Fernandes, Pedro Fernandes e Manuel Bettencourt, recém-licenciados em Biologia, no ramo de Biologia Molecular e Genética, venceram o Concurso sobre Novas Técnicas Genómicas, lançado pelo Centro de Informação de Biotecnologia. O prémio consistiu numa visita ao Centro de Investigação de Sementes Hortícolas da Syngenta, em El Ejido, Almeria, Espanha, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2025.

Foto de alunos no campus de CIÊNCIAS e de um telemóvel com o logo do Bluesky.

CIÊNCIAS deixa hoje a sua conta, com mais de 4.500 seguidores, na rede social X.

Foto do Diretor de Ciências ULisboa na inauguração da reabilitação do Laboratório Marítimo da Guia

A primeira etapa do projeto de reabilitação do Laboratório Marítimo da Guia, em Cascais, foi concluída com êxito.

Vicente Pinto posa para a foto segurando o diploma do Prémio Pedro Nunes

Vicente Pinto, estudante com a média mais alta a entrar em CIÊNCIAS no ano letivo 2024/2025, foi um dos vencedores do prémio Pedro Nunes, entregue pela Academia das Ciências ao melhor aluno do secundário na disciplina da Matemática A.

Anfiteatro com pessoas

A Conferência Interativa Lisboa Viva ocorreu no campus da CIÊNCIAS, no passado dia 22 de janeiro, sob o mote: evoluir juntos para cocriar o futuro de Lisboa e inspirar Portugal. O evento surge na sequência da pós-graduação Transcender a sustentabilidade – Uma abordagem de sistemas vivos à evolução empresarial e institucional.

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No dia 24 de janeiro, a Oficina das Energias | Núcleo de Estudantes de Engenharia da Energia e Ambiente voltou a sair em missão, desta vez rumo ao Bairro da Bela Vista, em Setúbal.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

O Dia Aberto da Faculdade de Ciências ULisboa é um momento especial, dirigido a alunos e professores do ensino secundário, bem como a todos os que desejem conhecer de perto a nossa instituição. Durante o evento, serão apresentados os nossos cursos de licenciatura, oferecendo uma visão ampla e concreta das áreas científicas que aqui se desenvolvem. Os participantes terão a oportunidade de explorar laboratórios de investigação, assistir a demonstrações científicas e interagir com estudantes, professores e investigadores, compreendendo de forma prática como a ciência pode contribuir para resolver problemas reais e promover o bem-estar social.

Foto da equipa do projeto CoastNet2030.

Com o objetivo de avaliar e promover o bom estado ambiental do meio marinho, monitorizar e proteger os ecossistemas, o projeto CoastNet 2030 teve início este mês.

Pedro_campos_aluno_de_doutoramento_eleito_membro_da_emya

Pedro Campos frequenta atualmente o 4.º ano de doutoramento em equações diferenciais parciais que dependem em operadores diferenciais fracionários, orientado por José Francisco Rodrigues, professor catedrático de CIÊNCIAS recentemente eleito Presidente da Academia das Ciências de Lisboa.

Imagem do melhor mapa da Via Láctea produzido pela Gaia.

As observações da missão espacial Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) chegaram ao fim.

Voluntárias da HortaFCUL mondam ninhos de plantas no Bioilhas@MARE

A HortaFCUL celebrou 15 anos de existência no ano passado. O relatório de atividades de 2024 da HortaFCUL já está disponível para leitura.

Foto de Luís Ferreira, Reitor da ULisboa, a discursar na cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/CGD 2024.

Estão a decorrer as candidaturas para a edição de 2025 dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos.

Fernando Vaz Dias

No dia 13 de janeiro, o Cientista regressou à escola, desta vez em Proença-a-Nova, para mostrar de quantas cores se pinta uma planta.

Foto de atividade didática realizada.

No passado dia 4 de dezembro de 2024, a Oficina das Energias | Núcleo de Estudantes de Engenharia da Energia e Ambiente de CIÊNCIAS, a convite da Ciência Viva, esteve no Clube Ciência Viva do Bairro da Cova da Moura a realizar o seu workshop “Carrinhos Solares”.

Nuno Garcia nomeado Presidente do Conselho de Administração da FCiências.ID

Nuno Garcia dos Santos, Professor Catedrático do Departamento de Física de CIÊNCIAS, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da FCiências.ID para o mandato de 2025 a 2028. 

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