Mobilidade

Mobilidade interna de estudantes da ULisboa

No âmbito da mobilidade interna de estudantes da ULisboa (Despacho Reitoral n.º 17/2022, de 31 de janeiro), os estudantes que pretendam frequentar uma UC em funcionamento noutra escola da ULisboa, para integração como optativa no ciclo de estudos em que estão inscritos e se o plano de estudos do mesmo o prever, podem requerer a frequência junto dos serviços académicos (o pedido deve ser entregue com o parecer do Coordenador do curso).

Instituto de Educação da ULisboa

  • Elenco de unidades curriculares e respetivo n.º de vagas, disponibilizadas para o 1.º semestre de 2023/2024, disponível para consulta.

 

Programas internacionais

ERASMUS+

O Programa ERASMUS+ proporciona aos alunos de Ciências a possibilidade de frequentarem um período de estudos com pleno reconhecimento académico numa instituição de ensino superior sediada num país da União Europeia, Turquia, Noruega, Islândia, Liechtenstein ou Macedónia. Nesta modalidade, os estudantes podem realizar períodos de estudo, numa instituição com a qual a FCUL tenha estabelecido um Acordo Bilateral Erasmus, com uma duração mínima de 3 meses (90 dias) e máxima de 12 meses. 

O Programa ERASMUS+ permite que os alunos de Ciências, independentemente do grau académico, efetuem um estágio curricular ou extracurricular em instituições de ensino superior, empresas públicas ou privadas, centros ou institutos de investigação, organizações sem fins lucrativos, ONG’s ou Fundações, num país da União Europeia, Turquia, Noruega, Islândia, Liechtenstein ou Macedónia. Nesta modalidade, os estudantes podem realizar períodos de estágio com uma duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses.

O Programa ERASMUS+ permite que os graduados de Ciências, até um ano após a conclusão do seu grau académico, efetuem um estágio em instituições de ensino superior, empresas públicas ou privadas, centros ou institutos de investigação, organizações sem fins lucrativos, ONG’s ou Fundações, num país da União Europeia, Turquia, Noruega, Islândia, Liechtenstein ou Macedónia. Nesta modalidade, os graduados, que se candidatem ainda enquanto alunos e que concluam o grau académico no ano letivo da candidatura, podem realizar períodos de estágio com uma duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses.

 

Protocolos Bilaterais

Consiste na realização de um período de intercâmbio, até um máximo de 12 meses, em universidades estrangeiras que tenham estabelecido um protocolo com a ULisboa ou com a Faculdade de Ciências. Destinam-se a alunos que frequentem um curso de 1º ou 2º Ciclo.

 

Estágios IAESTE

A IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1948, cujo objetivo é promover a mobilidade de estudantes através de estágios remunerados, permitindo-lhes desenvolver competências na sua área de formação e adquirir experiência profissional, bem como ampliar as suas competências interculturais.

Para saber mais sobre a IAESTE e consultar a oferta de estágios disponível os estudantes deverão consultar a página da IAESTE Internacional.

Caso pretendam apresentar candidatura, os estudantes deverão optar pelo sistema Non Member Country. Em caso de dúvida, devem contactar diretamente a IAESTE A.s.b.l através do endereço: outgoing.global@iaeste.org.

 

Programas nacionais

Almeida Garrett

O Programa Almeida Garrett, criado por iniciativa do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), tem como objetivo promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior e consiste na realização de um período de mobilidade de estudos noutra universidade do país, com reconhecimento académico na universidade de origem. O Programa não tem financiamento de suporte para os estudantes interessados em efetuar um período de mobilidade nas instituições nacionais de ensino superior. Destina-se a alunos que frequentem um curso de 1.º Ciclo para mobilidade a partir do 2.º ano e desde que disponham de, no mínimo, aprovação em 60 créditos ECTS (o período de estudos numa instituição parceira será apenas de 1 semestre) e alunos que frequentem um curso de 2.º Ciclo para mobilidade a partir do 2.º semestre (o período de estudos numa instituição parceira terá a duração máxima de 1 semestre).