2.ª edição do FCUL Rally Pro

Pela 2.ª vez, o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da ULisboa lançou o desafio aos alunos do ensino secundário: resolver sete problemas de programação, durante 1h30. Entusiasmados e confiantes, 19 jovens promoveram a prática e o gosto pela programação, fazendo jus ao principal objetivo do FCUL Rally Pro.

Na iniciativa, estiveram presentes dez estudantes do 12.º ano, sete do 11.º e dois do 10.º, oriundos de sete escolas entre elas, o Agrupamento de Escolas D. Dinis, o Agrupamento de Escolas de Eça de Queirós, a Escola Secundária da Amadora, a Escola Secundária da Portela, a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, a Escola Secundária de Gama Barros, a Escola Secundária Virgílio Ferreira.

Organizados em equipas de três alunos, os participantes tiveram uma sessão de treino blocky e, depois, o aguardado concurso de programação que tem por objetivo “distinguir equipas pelo desempenho na resolução de vários problemas de algoritmia, sendo o desenvolvimento feito numa linguagem de programação visual em ambiente web”.
 


Este ano, os pontos positivos do evento destacados pelos alunos foram “programar” e “adquirir conhecimentos de programação”
Fonte GCIC

O concurso organizou-se como um rally, ou seja, a resolução de um problema forneceu pistas para o próximo problema.

Em média, as equipas a competir resolveram cinco dos sete exercícios propostos. A equipa vencedora conseguiu superar o desafio na sua totalidade. Para os vencedores Rodrigo Ramos, Robin Vassantlal e Nuno Burnay, alunos da Escola Secundária da Portela, a estratégia foi “saber trabalhar em equipa. Se alguém não sabia resolver um dos problemas, os outros ajudavam e a seguir outro haveria de precisar de ajuda. Fazíamos o que sabíamos e se não estivesse a resultar, passávamos ao próximo”. Para o professor dos alunos, Paulo Torcato, “a técnica vem do empenho (…) e ‘quem corre por gosto não cansa’!”.

Para além do interesse pela área da Informática, os alunos mostraram-se curiosos sobre a realidade académica.

“É a primeira vez que tenho contacto com este ambiente. Gosto de programação e o curso que quero seguir é Engenharia Informática. Aqui, vou ganhar alguns conhecimentos”, referiu o aluno do 11.º ano da Escola Secundária da Amadora, Miguel Almeida.


Resolver sete problemas de programação durante 1h30 foi o desafio lançado, pela 2.ª vez, pelo Departamento de Informática de Ciências
Fonte GCIC

Para o professor Paulo Torcato, da Escola Secundária da Portela, trazer os alunos ao Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da ULisboa é uma forma de “sentir a programação fora de contexto de sala de aula e de desenvolver um intercâmbio de informações”, já que “a maior parte dos alunos sabe que quer seguir esta área mas não conhece as saídas profissionais, não sabe os conteúdos e competências que aqui podem adquirir”.

Durante o evento foi ainda apresentado um vídeo inspirador e de incentivo aos alunos, protagonizado pelos fundadores de grandes empresas como a Apple (Steve Jobs), Microsoft (Bill Gates), Facebook (Mark Zuckerberg), Dropbox (Drew Houston), entre outros. No vídeo, foram diversas as mensagens transmitidas, entre elas, "everybody in this country should learn how to program a computer… because it teaches you how to think", o mesmo que “todos deveriam aprender como programar um computador… Pois iria ensiná-los a pensar”, de Steve Jobs.

Depois da visualização do vídeo, o professor do Departamento de Informática, Hugo Vieira, destacou a necessidade de formar pessoas em programação, animando a sala ao dar a informação de que “esta área tem uma empregabilidade próxima dos 100%”.
 


Os vencedores foram premiados com um ano de propinas pagas e os segundos e terceiros classificados com o pagamento de um semestre de propinas
Fonte GCIC

Este ano, a organização considera que houve uma mudança relativamente à importância dada pelos alunos ao evento – “no ano passado, o ponto mais positivo  foram os prémios”. Em 2014, os pontos em destaque foram “programar” e “adquirir conhecimentos de programação”, o que demonstra, para o professor Hugo Vieira, que “este possa ser um indicador de que a divulgação foi bem conseguida e, por isso, tenhamos conseguido captar alunos motivados para tirar um curso de Informática no nosso departamento".

O balanço do FCUL Rally Pro 2014 é, por isso, positivo, “é um evento que dá muito gozo organizar, é um dia muito bem passado e o feedback que recebemos dos alunos é muito motivador e encoraja-nos a continuar a oferecer este evento que, com estas características, é único no País”.

Os vencedores foram premiados com um ano de propinas pagas e os segundos e terceiros classificados com o pagamento de um semestre de propinas.

Para consultar as fotografias do evento pode entrar no Facebook de Ciências ou aceder a este link.

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@fc.ul.pt
Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade dos oceanos.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Prémio Nobel da Física 2024 - John J. Hopfield e a Geoffrey E. Hinton | Prémio Nobel da Química 2024 - Demis Hassabis, John M. Jumper e David Baker

A Inteligência Artificial (IA) tem sido o grande destaque deste ano nos prémios Nobel dedicados à Ciência.

Sólveig Thorsteinsdóttir, Susana Martins e Ana Rita Carlos

Nos últimos três anos e meio, investigadores de dois laboratórios do Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais (CE3C) desenvolveram um estudo inovador, que revela novas informações sobre a distrofia muscular congénita tipo 1A (MDC1A).

Tec Labs Demo Day 2024

O Tec Labs - Centro de Inovação de CIÊNCIAS, espaço de referência na promoção do empreendedorismo científico e tecnológico em Portugal, realizou mais uma edição do aguardado Demo Day.

Utilizador a interagir com ecrã, mostrando os logótipos associados ao PRR

CIÊNCIAS participa nesta nova formação, oferecida pela Universidade de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Formações_no_âmbito_do_Programa_Ferramentas_de_Produtividade_e_Tecnologias_Emergentes

Em outubro arrancam, em CIÊNCIAS, quatro formações do programa ‘IP>AP – Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes’ do Instituto Nacional de Administração, no âmbito da ComCiências.

Novos Alunos de Erasmus para o semestre de 2024/2025

Os novos alunos, de 15 nacionalidades diferentes, foram acolhidos numa sessão de boas-vindas, na sexta-feira, que contou com apresentações do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento, da PSP e do Gabinete de Apoio Psicológico de CIÊNCIAS.

Páginas