Candidaturas abertas para a 2.ª edição da Unite! Research School

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

A Unite! Research School pretende fomentar a partilha de conhecimento entre alunos de mestrado ou doutoramento e investigadores e líderes da indústria europeia

Unite!

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica. Os alunos de mestrado ou doutoramento são convidados a escolher um dos três tópicos, para partilharem conhecimento e aprenderem com investigadores e líderes da indústria europeia. O evento realizar-se-á de 3 a 7 de novembro, em Autrans, uma comuna localizada em plenos Alpes franceses, perto de Grenoble. A candidatura é gratuita e, caso seja aceite, inclui alojamento e refeições durante a estadia no local do evento. Pode ser realizada, até ao fim de julho, aqui.

O programa ainda é provisório. No entanto, para além das reuniões de trabalho, dos debates com líderes de indústria e investigadores europeus e de visitas a infraestruturas e centros de investigação, os alunos podem também contar com um jantar de boas-vindas, com sessões de networking, com dinâmicas de quebra-gelo, com uma noite de dança e com uma noite a olhar as estrelas! Terão ainda a oportunidade de desenvolver soft skills em aulas de Competências Transferíveis, lecionadas a todos os participantes, independentemente da área escolhida.


O programa, ainda provisório, conta com reuniões de trabalho, debates, visitas a infraestruturas, sessões de networking, dinâmicas de quebra-gelo e muito mais!
Fonte: Unite!

O Unite! Research School é um Blended Intensive Programme (BIP) - Programa Intensivo Misto, em português. Estes programas de formação e mobilidade são voltados para estudantes até ao doutoramento ou pessoal docente e não-docente e pretendem funcionar como complemento aos cursos lecionados nas faculdades. Combinam duas vertentes: uma física, com a duração de 5 a 30 dias; e uma virtual, sem duração definida. A conclusão de ambos os componentes atribui o equivalente a, no mínimo, 3 ECTS aos participantes. O BIP Unite! Research School, em específico, atribui ainda o equivalente a 30 horas de formação a alunos de doutoramento.

A candidatura a BIPs é oficializada no Gabinete de Mobilidade e Acolhimento de CIÊNCIAS. Nesse sentido, poderá ser obtido financiamento adicional através de uma bolsa Erasmus +. Para além disso, participantes que enfrentem dificuldades económicas podem ter direito a uma verba TOP UP, atribuída diretamente pelo Serviços de Ação Social (SAS), sob comunicação da ULisboa. Por fim, está previsto um suplemento ecológico para os participantes que façam viagens ecológicas, em meios de transporte de baixas emissões - autocarro, comboio ou automóvel partilhado.

Marco Matos, Gabinete de Mobilidade e Acolhimento de CIÊNCIAS
internacional@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas