Seminário

Modelação de Espaço de Estados em Meteorologia

Melhoria das Previsões a Curto Prazo e Perspetivas Climáticas a Longo Prazo

Videoconferência

Por Marco Costa (Universidade de Aveiro).

Este seminário apresenta a aplicação de modelos de espaço de estados (MEE) na previsão de temperatura a curto e longo prazos. A análise de curto prazo centra-se na melhoria das previsões de temperatura do ar através de um processo de assimilação de dados, combinando previsões de fontes externas com medições locais precisas. Utilizando dados do projeto TO CHAIR, é possível calibrar em tempo real as previsões meteorológicas, melhorando as decisões de gestão da irrigação. A segunda parte aborda a modelação a longo prazo das tendências de temperatura propondo modelos periódicos de espaço de estados para analisar os padrões climáticos durante períodos longos. O seminário destaca a flexibilidade e a eficácia do MEE na abordagem dos desafios de previsão em contextos ambientais e meteorológicos.

Short bio: Marco Costa é professor e investigador na Universidade de Aveiro. É doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Universidade de Lisboa sendo atualmente Professor Coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro (ESTGA-UA), onde leciona desde 1999. É também investigador do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA). É ISI Elected Member do International Statistical Institute e tem publicado inúmeros artigos científicos, capítulos de livros e comunicações em conferências. A sua investigação centra-se em Modelos de Espaço de Estado, Filtro de Kalman, Análise de Séries Temporais e Estatística Ambiental.

Transmissão via Zoom.

Cartaz do evento

 

14h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / CEMAT - Centro de Matemática Computacional e Estocástica

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa celebra a Noite Europeia dos Museus (17 de maio) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Nestes dias, os Museus abrem as portas e convidam os cidadãos a conhecer os seus acervos, coleções, exposições e atividades.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Bodião-limpador "em ação"

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Beatriz Palinhos Pereira.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Seminário de Lógica Matemática, por Joaquim Waddington (UERJ/UCL).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por John Carter (Mars Express (ESA) - PI OMEGA).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

Ciências ULisboa recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Páginas